A interação no processo de ensinoaprendizagem da Geografia com deficientes visuais
Abstract
O artigo analisa a influência da interação no processo de ensino-aprendizagem de Geografia junto aos alunos deficientes visuais, cegos e com baixa visão. Fundamentada teoricamente na obra de Vigotski, a abordagem explora uma pesquisa empírica realizada em uma escola de educação especial no município de Pelotas-RS, no ano de 2014. Por meio de investigação participante, são analisadas doze experiências didáticas na modalidade regular desenvolvidas na instituição. Compunham a turma cinco alunos deficientes visuais, três cegos e dois com baixa visão, cursando o quarto ano do ensino fundamental. Os pesquisadores atuaram em conjunto com a professora da turma no desenvolvimento das aulas sobre Geografia. Nas conclusões, destacam-se a influência e os impactos construtivos da interação no processo de ensino-aprendizagem, envolvendo professores e alunos.
The article analyzes the influence of interaction in teaching and learning of geography process with the blind students, blind and low vision. Grounded theory in the work of Vygotsky, the approach exploits an empirical research carried out in a special education school in the city of Pelotas, in the year 2014. Through participatory research are analyzed twelve student experiments in the standard pattern developed at the institution. Made up the class five visually impaired students (three blind and two with low vision), attending the third grade of elementar school. The researchers have worked together with the class teacher in the development of lessons on geography. The conclusions highlight the influence and impacts of constructive interaction in the teaching-learning process, involving teachers and students.
El artículo analiza la influencia de la interacción el en proceso de enseñaza-aprendizaje de Geografía con alumnos discapacitados visuales, ciegos y con baja visión. Fundamentada teoricamente en la obra de Vigotsky, el abordaje explora uma investigación empírica realizada en una escuela de educación especial en la ciudad de Pelotas/ RJ, en el año de 2014. A través de investigación participante son analizadas doce experiências didácticas en la modalidad regular desarrolladas en la institución. Pertenecían a la clase cinco alumnos discapacitados visuales (tres ciegosy dos con baja visión, que cursaban el cuarto año de la educación básica. Los investigadores actuaran junto a la profesora de la clase en el desarrollo de los contenidos de Geografía. En las conclusiones se destacan la influencia y los impactos constructivos de la interacción en el proceso de enseñanza-aprendizaje, involucrando profesores y alumnos.