Brasil: música popular e regionalização – uma perspectiva de educação geográfica
Abstract
O presente artigo discute uma possibilidade de trabalho que acrescenta contribuições da música para o estudo das regiões brasileiras, com destaque para os elementos formadores da nossa cultura. Em primeiro lugar, a relevância desta proposta é oportunizar aos discentes o debate sobre as regiões brasileiras e a regionalização no Brasil, relacionando-o, porém, aos demais conceitos-chave da Geografia: território, espaço, paisagem e lugar. Além disso, visa a contribuir com a ampliação dos olhares acerca da diversidade cultural do povo brasileiro, que se materializa, entre outros aspectos, pela imensa variedade de ritmos, gêneros e estilos musicais.
The present article discusses a possibility of work that adds contribution from music to the study of Brazilian regions, highlighting the elements that shape our culture. First of all, the relevance of this proposal is the opportunity given to the students to debate about the Brazilian regions/ Brazil’s regionalization, relating it, however, to other key concepts of Geography: territory, space, landscape and place. Furthermore, it aims to contribute to the extension of the views about the cultural diversity of the Brazilian people, which is materialized, among other aspects, by its huge variety of rhythms, genres and music styles.
El presente artículo discute una posibilidad de trabajo que le agrega contribuciones de la música al estudio de las regiones brasileñas, destacando los elementos formadores de nuestra cultura. En primer lugar, la relevancia de esta propuesta es darle a los discentes la oportunidad al debate sobre las regiones brasileñas/regionalización en Brasil, relacionándolo, sin embargo, con los demás conceptos claves de la Geografía: territorio, espacio, paisaje y lugar. Además, pretende contribuir con la ampliación de las miradas acerca de la diversidad cultural del pueblo brasileño, que se materializa, entre otras cosas, por la gran variedad de ritmos, géneros y estilos musicales.