Notas sobre espaço, lugar e identidades territoriais em espaços de formação de professores
Abstract
Este texto busca refletir sobre diálogos entre campos do saber a partir de suas bases epistemológicas, apostando em sua potencialidade para qualificar os processos e espaços de formação e diálogos entre professores. Em especial, a discussão se dará no questionamento da Geografia com sua ancoragem teórica e reflexiva em uma de suas principais categorias de análise do espaço geográfico – o lugar. A proposta teórica do artigo encontrasse no esteio da Geografia humanista cultural, através da reflexão sobre a relação intrínseca entre experiência e atitude reveladas na constituição do sujeito e do lugar.
This text aims to reflect about dialogues between fields of knowledge from its epistemological bases, betting on its potential to qualify the processes and areas of training and dialogue between teachers. In particular, the discussion will be in the questioning of Geography and its theoretical and reflective anchor in one of its main categories of analysis of geographical space - the place. The theoretical purpose of the article is the mainstay of Cultural Geography Humanist through reflection on the intrinsic relationship between experience and attitude revealed in the constitution of the subject and place.
El artículo busca reflexionar sobre campos de conocimiento, teniendo en cuenta la necesidad de, en interior de los procesos de formación de profesores y diálogos docentes, promover la consciencia relativa a las bases epistemológicas que componen los saberes disciplinares. Hemos selecionado, especialmente, la discussión alrededor de la Geografia, con énfasis sobre las teorias que disponen sobre una de las principales categorias del espacio: lugar. Los marcos teóricos que hacen el anclaje del artigo buscan la Geografia Humanista Cultural, atraves de las reflexiones sobre las relaciones entre experiencia y actitud reveladas em la constituición de las identidades del sujecto y del lugar.