O conceito de lugar e a interdisciplinaridade como elementos constitutivos do projeto pedagógico de uma escola
Abstract
Este trabalho trata da construção do projeto pedagógico de uma escola de Ensino Fundamental, onde as principais referências e os elementos constitutivos foram o conceito de lugar e a interdisciplinaridade. A centralidade do conceito de lugar se deu em função das características do lugar onde a escola está localizada, tendo em vista as representações tanto sobre o entorno quanto no cotidiano escolar, pautadas pela ótica “negativa”, influenciada e reproduzida a partir de padrões de vida e de ideais estéticos dominantes, disseminados
principalmente pela mídia e reproduzidos pela população em geral. A partir destas considerações, foi proposta como metodologia de trabalho, procedimentos que favorecessem práticas interdisciplinares na escola, através
de temas geradores na concepção de Paulo Freire, Desta forma, os temas geradores seriam os norteadores do processo educativo de conhecimento e aprendizagem na escola.
This paper deals with the construction of the education program of a Primary School where the main references and components were the concept of place and interdisciplinarity. The
centrality of the concept of place was due to the characteristics of the place where the school is located, in view of the representations on both the environment and in everyday school life, guided by optical “negative”, influenced and played back from living standards and dominant aesthetic ideals, mainly disseminated by the media and reproduced by the general population.
From these considerations, it was proposed as a working methodology, procedures that would promote interdisciplinary practices in school, through generating issues in the design of Paulo Freire, this way, the generators would be the guiding themes of the educational process of knowledge and learning in school.
Este artículo se ocupa de la construcción del programa de educación de una escuela primaria, donde las principales referencias y componentes eran el concepto de lugar y la interdisciplinariedad. La centralidad del concepto de lugar se debió a las características del lugar donde se ubica la escuela, a la vista de las representaciones sobre el medio ambiente y en la vida escolar cotidiana,
guiada por óptica “negativo”, influenciada y reproducen desde los niveles de vida y los ideales estéticos dominantes, difundidos principalmente por los medios de comunicación y reproducidas por la población en general. A partir de estas consideraciones, se propuso como metodología de trabajo, los procedimientos que promueva prácticas interdisciplinares en la escuela, a través
de la generación de problemas en el diseño de Paulo Freire, de esta manera, los generadores serían los temas rectores del proceso educativo de los conocimientos y el aprendizaje en la escuela.