Nesta escola tem samba
Abstract
Este relato de experiência expõe um trabalho desenvolvido com um quarto ano do Ensino Fundamental I em uma escola municipal de São Paulo durante o ano de 2012. Pautada nas Orientações Curriculares de Educação Física do município e nos objetivos definidos pelo coletivo docente, iniciei um processo de investigação de práticas que os estudantes vivenciavam, mas que não haviam sido ainda contempladas pelo currículo escolar. Optei, assim, por tematizar as escolas de samba. Durante o projeto, procuramos vivenciar e aprofundar sobre aspectos relacionados às escolas e aos blocos de samba, estudando sobre suas aracterísticas,
organização, questões econômicas e sociais envolvidas. Ao final do projeto, acredito que conseguimos trazer elementos que ajudaram na compreensão mais crítica sobre o objeto de estudo.
This report presents a work I developed in the fourth year of elementary school in a public school in São Paulo in 2012. Ruled by the Physical Education Curriculum Guidelines of the city and the goals set by teachers, I began an investigation of the practices experienced by students, which had not yet been addressed by the curriculum. I chose as object of study samba schools. In this approach we studied aspects related to schools and samba groups, emphasizing their characteristics, organization, economic and social issues involved. At the end of the project, I believe that we accessed elements that allowed a more critical understanding of the object of study.
En este informe se presenta un trabajo que he desarrollado con un cuarto año de la escuela primaria en una escuela pública en Sao Paulo durante en 2012. Gobernado por las Directrices Curriculares de Educación Física del municipio
y los objetivos establecidos por el colectivo docente, inició una investigación de las prácticas de los estudiantes que aún no ha sido abordado por el plan de estudios. He elegido como objeto de estudio las escuelas de samba. Durante el
proyecto, estudiamos sobre diferentes aspectos relacionados con las escuelas y bloques de samba, sus características, organización, problemas económicos y sociales implicados. Al final del proyecto, creo que tenemos acceso a elementos
que nos ayudaron a comprender de forma más crítica el objeto de estudio.