PLAY! A AVENTURA COMEÇOU! CINEMA, EDUCAÇÃO FÍSICA, INFÂNCIA: UMA EXPERIÊNCIA NA ESCOLA
Abstract
O presente trabalho se propõe refletir relações de gênero na infância, a partir de uma narrativa fílmica. A experiência explorou uma película, conhecida por “Valente”. Objetivou mostrar como um produto cultural pode ser pensado para além de interpretações e de representações de corpo, infância e gênero. A produção traz uma princesa que foge aos padrões e comportamentos esperados de uma menina da realeza. Meninas de uma nova geração? A partir deste eixo foram propostas quatro sequências de atividades para as aulas de educação física: conhecendo, contando, representando e experimentando “Valente”. Nestes momentos distintos, as crianças expressaram e relataram, espontaneamente, suas observações acerca do filme. Observase espaço para a nova geração de meninas e meninos, na qual as barreiras de gênero já não restringirão as opções, os comportamentos, e as oportunidades destas. Bem-vindos arqueiros e arqueiras do século XXI.
The purpose of this paper is to reflect about gender relations in childhood, from a film narrative. The experience has explored a movie known as “Brave”. The objective was to show how culture can be thought beyond body representations, childhood and gender. The production is about a princess who does not follow standards and expected behaviors from royalty. Girls from a new generation? From this query, four activities have been proposed for P.E. classes: to know, to tell, to represent and to experiment “Brave”. In all those moments, the kids reported their remarks about the movie spontaneously. There is room for a new generation of boys and girls, in which gender will not be a difficulty for the girls’ options, behaviors or opportunities. Welcome male and female archers of the XXI century.
El presente trabajo tiene como objetivo reflexionar acerca de relaciones de género en la niñez, a partir de una narrativa fílmica. La experiencia explotó una película conocida como “Valente”. El objetivo fue señalar como un producto cultural puede ser pensado más allá de interpretaciones y de representaciones de cuerpo, niñez y género. La producción trae una niña que no se encuentra en los padrones y comportamientos esperados de una niña de la realeza. ¿Niñas de una nueva generación? A partir de ahí, se propusieron cuatro secuencias de actividades para las clases de educación física: conociendo, contando, representando y experienciando Valente. En estos momentos distintos, los niños relataron, espontáneamente, sus observaciones acerca de la película. Se observó un espacio para la nueva generación de niñas y niños en que las barreras de género no restringirán las opciones las niñas, los comportamientos y las oportunidades. Bienvenidos arqueros y arqueras del siglo XXI.