A PRÁTICA PEDAGÓGICA DE UM CURRÍCULO CULTURAL DA EDUCAÇÃO FÍSICA
Abstract
Em função da presença da pluralidade cultural na educação básica, tem se ampliado a divulgação e a prática
da pedagogia cultural da Educação Física. Diante desse quadro, o presente estudo analisou a atuação de uma
professora recém-egressa na rede municipal de São Paulo, a qual diz colocar em ação um currículo ancorado
nos pressupostos teóricos de tal pedagogia. Foi realizada uma etnografia crítica, conforme as descrições de
Kincheloe e McLaren (2007) e as técnicas propostas por Flick (2009). A análise do material empírico foi feita
a partir das discussões produzidas pelo campo dos Estudos Culturais, principalmente as teorias curriculares
propostas por Silva (2009 e 2011) e dos estudos de Neira e Nunes (2006; 2009a e 2009b) a respeito do
currículo cultural da Educação Física. Os resultados indicam que as relações de poder e os processos de
significação dão novo contexto à prática pedagógica, tornando-a um híbrido de tendências curriculares.
The present study concerned with the educational
situation of Physical Education in the school
environment, having as suggestion and defense
the post-critical cultural curriculum, as more
suitable for the development of discipline
in schools nowadays, aimed to analyze the
pedagogical practice of a teacher who newly
joined the municipal network of Sao Paulo, and
said to translate and share the same theoretical
assumption of the work. To this, was based on
descriptions of critical ethnography in Kincheloe
and McLaren (2007), performing a nonparticipant observation where the observer does
not participate and does not alter the natural
progress of the locus. Linking the actions taken
with the ideas of Silva (2009 and 2011) in the
discussion of the curriculum, Hall (1992, 1997
and 2011) in the formation of identities and
Neira and Nunes (2006, 2009th and 2009b) on
the cultural curriculum of Physical Education.
En la practica pedagogica de la pluralidad
cultural en la educacion basica se a ampliado la
divulgacion y la practica pedagogica cultural de la
educacion fisica. Frente a este cuadro el presente
estudio analizo la actuacion de una profesora
recien egresada de la red municipal de san pablo,
la que dice colocar en accion un curriculum de
acuerdo a los puntos teoricos de la pedagogia. Fue
realizada una etnografia critica de acuerdo a las
descripciones de kincheloe y mclaren (2007) y las
tecnicas propuestas por flick (2009). El analisis
del material empirico fue hecha a partir de las
discuciones producidas en el area de los estudios
culturales, principalmente las teorias curriculares
propuestas por silva (2009-2011) y de los estudios
de neira y nunes (2006-2009a y 2009b) respecto
al curriculum cultural de la educacion fisica.
Los resultados indican que las relaciones de
poder y los procesos significados recontexualizan
la practica pedagogica, convirtiendola en un
hibrido de tendencias curriculares.