Pesquisa com crianças no cotidiano escolar da educação infantil
Abstract
Neste estudo, assumo o desafio de pesquisar com crianças no cotidiano escolar da Educação Infantil. Ao
longo do processo de pesquisa, algumas perguntas foram recorrentes: Como pesquisar com crianças? Quais
procedimentos metodológicos seriam utilizados? Como eleger entre os acontecimentos vividos os que entrariam
ou não na escrita da pesquisa? Como compreender o que é dito em apenas uma palavra? Ou o que não é
dito? Ou, ainda, o que é dito com um largo sorriso ou um franzir de sobrancelhas? As gestualidades das
crianças nos remetem a experiências vividas, elas fazem inferências a saberes e fazeres de quem vive o cotidiano
da escola e também, outros cotidianos, muitas vezes desconhecidos por nós, professoras. Nesse território
movediço, fui constantemente desafiada a problematizar a lógica adultocêntrica que invisibiliza as lógicas
infantis. A preocupação em ouvir as crianças nas pesquisas em educação é recente, os desafios são muitos e estão
relacionados à desconstrução de práticas e discursos legitimados que orientam o currículo escolar e a forma de
nos relacionarmos com as crianças.