"E a vida? E a vidao que é diga lá meu irmão": os currículos realizados/inventados no cotidiano escolar

Authors

  • Anderson Santos Romualdo UFJF

Abstract

O presente trabalho é fruto das reflexões realizadas durante a minha pesquisa de mestrado, que me levaram
a mergulhar no cotidiano escolar (re)visitando as práticas cotidianas materializadas nos currículos realizados/
inventados (FERRAÇO, 2004) em sua relação com a(s) identidade(s) e diferença(s) dos sujeitos. A escola é
representada aqui com suas incertezas e movimentos caóticos, entendendo que somos ao mesmo tempo caça e
caçador de nós mesmos e de nossas práticas pedagógicas. Fizeram-se necessários desbravamentos teóricopráticos
preliminares para melhor compreensão do espaçotempo escolar, e que nos revelaram a importância da imersão
na realidade. Sendo assim, a pesquisa com o cotidiano (ALVES, 2001) de base epistemológica da complexidade
(MORIN, 2007) muito nos ajudou a compreender esses movimentos vividos/sentidos. Ao literaturizar a
ciência (ALVES, 2001) e romper com a lógica cartesiana de pensamento determinista e fechado permitimonos
a escuta das vozes de quem realiza/pratica/inventa o cotidiano escolar. Assim, os sujeitos que praticam
(CERTEAU, 1994) o cotidiano escolar foram as peças fundamentais de toda essa viagem, na medida em que
as individualidadescoletividades e diferença(s) compõe essa viagem nos (entre)muros escolares consagrando a
formação dos sujeitos encarnados (NAJMONOVICH, 2001) através de um processo de emancipação social.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Anderson Santos Romualdo, UFJF

Mestre em Educação pelo PPGE/UFJF. Especialista em Educação e Diversidade e Licenciado em Pedagogia. Integrante do Grupo Formação,
Conhecimentos e Culturas (FOCCUS) do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação e Diversidade (NEPED/UFJF).Atualmente está Diretor
Escolar (SRE/JF - SEE/MG). 

Published

2013-12-10