Reflexões sobre os processos formativos dos contadores de histórias: narr ativa e autoconhecimento

Authors

  • Simone Ribeiro Barros André UERJ
  • Mairce Silva Araújo UNICAMP

Abstract

Este estudo tem os contadores de histórias como sujeitos de pesquisa. A partir das narrativas de seus processos
formativos, coletadas por meio de entrevistas, tentamos identificar e compreender os diversos saberes que
perpassam esta prática nos dias de hoje no Rio de Janeiro, consciente de que esses saberes atravessam e foram
atravessados por outros tempos e lugares. A partir do relato dos próprios narradores, percebendo a contação
de histórias em sua complexidade e considerando-a como prática social, cultural e educativa, centramos a
atenção nos saberes, ações e processos de reflexão dos sujeitos envolvidos. Neste artigo apresentamos algumas
reflexões da pesquisa, entrelaçando as narrativas dos/as contadores/as atuantes no Estado do Rio de janeiro
e os aportes teóricos, tais como Boaventura (2002), Benjamin (1994) Larrosa, que têm nos orientado nesse
diálogo.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Simone Ribeiro Barros André, UERJ

Mestranda em educação UERJ- FFP.

Mairce Silva Araújo, UNICAMP

Pós- Doutora em Educação UNICAMP – SP.

Published

2013-12-05

Issue

Section

Artigos