O PAPEL DOS COLÉGIOS DE APLICAÇÃO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES

Autores

  • Daniela Motta de Oliveira UFJF

Resumo

Neste trabalho, retomamos o papel dos Colégios de Aplicação, em especial, do C.A.João XXIII/UFJF, discutindo
a sua contribuição para a superação dos dilemas da formação docente, em especial, sua articulação com o estágio
curricular das Licenciaturas e da Pedagogia.O papel dos Colégios de Aplicação na modificação e renovação
da prática pedagógica, o seu compromisso com a formação inicial e continuada de professores, aliado ao desejo
de contribuir para a transformação da sociedade, se alicerça na prática cotidiana dessas Instituições. Discutimos
como os Colégios podem contribuir para recuperar a ligação entre os aspectos que caracterizam o ato docente e
a teoria que sustenta essa atuação, sem desconsiderar que, isoladamente, os Colégios não resolvem os dilemas da
formação dos professores, que se articulam com as questões mais gerais da educação brasileira.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2011-07-11

Edição

Seção

Artigos