Um corpo entre o gênero e a sexualidade: notas sobre educação e abjeção
Abstract
As reivindicações que emergem do que poderíamos chamar terreno das políticas de representação ou políticas
de identidade, entre outras demandas ditas minoritárias, nos posicionam diante de desafios reais e nos
desestabilizam desde os lugares que ocupamos enquanto intelectuais e/ou educadores/as. E, objetivamente,
nos interrogam a partir de nossos posicionamentos desde as instituições educativas às quais estamos vinculadas/
dos. Estas interpelações “extramuros” nos questionam a propósito de como nós (re)agimos diante dos
jogos de poder que regulam as margens de liberdade na educação escolar e, definitivamente, desde a ideia
de um projeto de sociedade democrática. Dessa forma, nesse texto, problematizamos os processos de constituição
das figuras abjetas para a educação. Para tanto, nesta análise, nos ocuparemos dos jogos de poder que
hierarquizam e determinam epistemologias normativas em relação ao gênero e à sexualidade.
Palavras-chave: Educação. Heterossexismo. Gênero. Sexualidade. Abjeção.