Submissions

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Submission Preparation Checklist

As part of the submission process, authors are required to check off their submission's compliance with all of the following items, and submissions may be returned to authors that do not adhere to these guidelines.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outro periódico.
  • O texto para submissão está em formato Microsoft Word e não ultrapassa 2MB.
  • Está sendo empregado o template e o texto está digitado em folha formato A4, com margens superior e inferior de 2,0 cm e margens esquerda e direita de 1,5 cm, espaçamento entre linhas de 1,5, fonte Calibri, tamanho 12 e sem numeração de páginas.
  • O texto possui entre 16 e 20 páginas (artigo e ensaio) ou entre 8 e 12 páginas (relato de experiência), incluindo título, resumo, abstract, resumen, figuras, tabelas e referências.
  • URLs para as referências foram informadas quando necessário.
  • Foram removidas do texto quaisquer referências ou marcas que possam identificar sua autoria.
  • O arquivo contendo o trabalho não possui nenhum tipo de identificação de autoria em suas propriedades, garantindo o critério de sigilo.
  • O texto está de acordo com as “Diretrizes para autores”.

Author Guidelines

Sobre os autores

  1. Cada trabalho poderá ter, no máximo, quatro (4) autores.
  2. Trabalhos de graduados e/ou mestrandos serão aceitos para análise desde que em coautoria com o(a) orientador(a).
  3. Na submissão do manuscrito, é obrigatório que os autores preencham todos os campos de metadados, com as informações do artigo e dos autores, que devem estar cadastrados e com informações atualizadas na Plataforma lattes (no caso de autores brasileiros) e no ORCID, cujo identificador deve ser informado.

Sobre o processo de submissão

  1. Para serem publicados, os trabalhos devem ser inéditos e representar contribuição para o campo educacional. Serão avaliados, considerando os critérios de avaliação para artigos, ensaios e relatos de experiência.
  2. Os trabalhos podem ser encaminhados em português, espanhol ou inglês. Se o texto submetido em língua estrangeira for aceito, os autores deverão providenciar a tradução para o português, para publicação simultânea nos dois idiomas.
  3. Os textos devem ser inseridos no template (modelo para submissão) da revista, observando a formatação indicada. Textos fora do template serão devolvidos aos autores. A seguir, devem ser gravados sem qualquer identificação de autoria no documento. As informações referentes à autoria constarão apenas no sistema da revista, na parte referente ao perfil dos autores. No momento da submissão do manuscrito, é obrigatório que os autores preencham todos os campos e informem, inclusive, o seu identificador ORCID.
  4. Durante o processo de submissão do trabalho no sistema, os metadados devem ser, necessariamente, preenchidos com: nome(s) do(s) autor(es), sem abreviações e apenas com as letras iniciais em maiúsculo; instituição/afiliação (nome completo da instituição, com sigla apenas no final); e-mail; resumo da biografia (última titulação, instituição de vínculo, departamento, grupo de pesquisa, área de atuação). Em caso de autores sem vínculo de trabalho com instituição de ensino ou de pesquisa, a filiação a ser informada deve ser a instituição que lhe concedeu a última titulação. Importa lembrar que os dados digitados pelos autores no campo "Resumo da Biografia" aparecerão ao lado ao artigo (em caso de publicação). Logo, o preenchimento desse campo é de suma importância. O título do trabalho deve ser digitado sem caixa alta: apenas nomes próprios devem estar com as iniciais em maiúsculo. No sistema, há um espaço reservado para o subtítulo (caso tenha), bem como para artigos (definidos ou indefinidos).

Sobre a formatação e outras convenções

A formatação dos trabalhos segue as instruções das normas NBR6022/2018 (artigo científico), NBR 6023/2018 (referências), NBR 6024/2012 (numeração progressiva das seções de um documento), NBR 6028/2003 (resumos) e NBR10520/2023 (citações).

A revista disponibiliza um template  (modelo para submissão) que deve ser utilizado para a formatação e a estrutura dos trabalhos.

Os trabalhos devem estar em formato Microsoft Word, em folha tamanho A4, com margens superior e inferior de 2,0 cm e margens esquerda e direita de 1,5 cm, espaçamento entre linhas de 1,5, fonte Calibri, tamanho 12 e sem numeração de páginas.

Os textos devem ser estruturados com os seguintes elementos: Título (em português, inglês e espanhol), Resumo (com Palavras-chave), Abstract (com Keywords), Resumen (com Palabras clave), Introdução, Desenvolvimento (que é nomeado com subtítulos), Considerações Finais e Referências. Todos esses elementos devem estar em negrito, com somente as letras iniciais maiúsculas e não devem ser numerados (fonte tamanho 12).

O título deve se limitar ao máximo de 18 palavras. Deve ser escrito em fonte Calibritamanho 14, negrito, iniciando com letra maiúscula e demais minúsculas, alinhamento centralizado, com espaçamento entre linhas simples e entre parágrafos 12 pt antes e 12 pt depois . Em seguida, os títulos em inglês e em espanhol serão escritos utilizando fonte Calibritamanho 14, sem negrito, iniciando com letra maiúscula e demais minúsculas, alinhamento centralizado, com espaçamento entre linhas simples e entre parágrafos 12 pt antes e 12 pt depois.

Logo abaixo do título (nos três idiomas), deve ser inserido o(s) nome(s) do(s) autor(es), em fonte Calibri, negrito, tamanho 13. A afiliação institucional vem logo abaixo, em fonte Calibri, tamanho 11, itálico. Todavia, esses dados somente são preenchidos após aprovação do trabalho, de acordo com orientação do editor.

O resumo, bem como sua versão para o inglês e o espanhol (abstract resumen), deve ter o máximo de 10 linhas, sendo digitado em parágrafo único, com espaçamento simples e alinhamento justificado. O resumo deve conter informações sobre o tema geral, os objetivos, procedimentos metodológicos, principais resultados e conclusões. No final, deve apresentar de 3 a 5 palavras-chave, separadas por ponto. Estas mesmas diretrizes devem ser seguidas para a versão em inglês (Abstract) e espanhol (Resumen), que devem suceder, nesta ordem, o resumo. Os termos “Resumo”, “Abstract”, “Resumen”, “Palavras-chave”, “Keywords” e “Palabras clave” devem estar em negrito.

Os textos devem ter entre 16 e 20 páginas (artigos e ensaios) ou entre 8 e 12 páginas (relatos de experiência), incluindo título, resumo, abstractresumen, figuras, tabelas e referências.

O arquivo que contém o trabalho deve ter o tamanho máximo de 2 MB e não pode conter nenhum tipo de identificação nas propriedades do arquivo.

Importante: O arquivo de submissão deve ser anônimo, a fim de assegurar a avaliação cega pelos pares. Devem ser removidos os nomes dos autores e as marcas inteligentes que permitem identificação. Essas informações serão inseridas posteriormente.

Tabelas, figuras e gráficos devem ser inseridos no texto logo após a sua citação e conter títulos numerados sequencialmente e as fontes. As figuras digitalizadas devem ter 200 dpi de resolução e, além de serem inseridas no texto na posição em que constarão, devem ser gravadas no formato jpg ou png e enviadas como documentos suplementares no  sistema da revista. As tabelas devem estar em textos editáveis, numeradas sequencialmente e acompanhadas das fontes.

Notas explicativas somente devem ser utilizadas em caso de extrema necessidade. Nesse caso, devem ser numeradas sequencialmente (numeração com algarismos arábicos sobrescritos) e inseridas no final da página (como "nota de rodapé"). O formato das notas deve ser fonte Calibri, tamanho 10, alinhamento justificado, mantendo espaçamento simples na nota e entre as notas.

Termos que serão referidos por siglas e abreviações devem aparecer por extenso quando citados pela primeira vez no texto, seguidos de suas siglas ou abreviações entre parênteses.

As citações devem seguir as instruções da NBR10520/2023. Para citações indiretas curtas, no corpo do texto, usar o estilo sobrenome e ano: Autor (ano) ou (Autor, ano); para dois autores: Autor e Autor (ano) ou (Autor; Autor, ano). Citações diretas curtas (até 3 linhas) devem ser apresentadas entre aspas no corpo do texto, usando o estilo sobrenome, ano e página: Autor (ano, página) ou (Autor, ano, página). Para citações longas (mais de 3 linhas), utilizar recuo de 4cm, fonte Calibritamanho 10, espaço simples, sem aspas e sem itálico. O recurso de itálico deve ser empregado apenas em palavras de língua estrangeira ou para ênfases, indicando no caso das citações diretas se os grifos constavam no original  –  neste caso, a indicação do sobrenome do autor, ano e página citados deve ser acompanhada da expressão “grifos do(s) autor(es)” – ou se são destaques do autor do texto submetido (neste caso, acompanha-se a expressão “grifos nossos”).

As referências devem seguir as instruções da NBR 6023/2018, usar espaçamento simples, alinhamento à esquerda e manter 1 espaço simples entre as referências. Nome e sobrenome dos autores devem ser digitados por extenso.

Relatos de experiência seguem as mesmas normas de artigos e ensaios, com número de páginas apropriado à categoria do trabalho, conforme mencionado anteriormente.

Declaração de direito autoral

Os autores que publicam na Instrumento têm seus direitos autorais mantidos e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, o que permite o compartilhamento do texto com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.

Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (como publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.

Os autores têm permissão e são estimulados a distribuir o seu trabalho on-line (em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que essa ação pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.

Declaração de ética na publicação

A Revista Instrumento prima pelas práticas de respeito à conduta ética, seguindo as recomendações do Comitê de Ética em Publicações (Committee on Publication Ethics - COPE, disponíveis em: http://publicationethics.org/resources/guidelines )

1) Da responsabilidade dos autores

- Os autores são responsáveis pelo conteúdo de seus artigos, assim como pelos direitos autorais de imagens, vídeos e quaisquer elementos textuais ou complementares ao seu artigo.

- Os autores estão de acordo em trabalhar gratuitamente no processo de revisão por pares para este periódico no futuro.

- Os autores declaram que têm contribuição significativa para a pesquisa divulgada em seu artigo, quando for o caso.

- Os autores obrigam-se a oferecer ao periódico retratações ou correções de eventuais erros.

- Os autores devem assegurar que seu texto é obra original e não devem submeter o mesmo texto para mais de uma revista.

- Caso o artigo tenha sido escrito com base em pesquisa que apresenta reais riscos para os participantes, recomenda-se a apresentação de parecer do Comitê de Ética da instituição do pesquisador.

- Após a aprovação do trabalho para publicação, o mesmo deverá ser submetido à revisão linguística, sob responsabilidade dos/as autores/as. Este trabalho deve ser feito por profissional qualificado/a, com apresentação de declaração do serviço prestado (clique AQUI para acessar o modelo).

2)  Do processo de avaliação

- Todos os conteúdos da revista são submetidos à revisão por pares pelo método avaliação por pares duplo-cego.

- Avaliação por pares é o processo de obter pareceres sobre manuscritos individuais de avaliadores peritos no campo.

- Os pareceres devem ser o mais objetivos possível e suficientemente embasados para que permitam o aprimoramento da pesquisa e do texto avaliados.

- Os avaliadores não devem ter conflitos de interesse e declaram isso por escrito no sistema da revista, ao realizar uma avaliação.

- Os avaliadores devem sempre chamar a atenção para textos ou trechos já publicados e que não tenham sido propriamente citados.

- Todos os artigos avaliados são tratados de forma confidencial.

- A revista entende que qualquer forma de plágio não é aceitável e usa ferramentas para sua detecção.

- A decisão final sobre a publicação ou não de um texto cabe aos editores. Sempre que um texto tenha qualidade acadêmica e cumpra os critérios estabelecidos pela revista, ele é encaminhado para a avaliação por pares duplo-cega de, no mínimo, dois avaliadores.

- Os únicos critérios de avaliação são o mérito acadêmico do texto e o aprimoramento da qualidade do conhecimento, não havendo discriminação aos autores, por quaisquer razões.

- Não é permitido aos editores usarem informações constantes nos artigos em avaliação sem o consentimento explícito dos autores.

- Os editores estão disponíveis para responder qualquer questão ética ligada a uma submissão. 

3) Da ética na publicação

- Editores fazem esforços consideráveis para evitar e prevenir a publicação de artigos em que tenha ocorrido má conduta na pesquisa.

- Em nenhum caso incentivamos más condutas ou permitimos que elas aconteçam.

- Qualquer alegação de conduta imprópria de pesquisa será imediatamente averiguada.

- A revista publica erratas para corrigir artigos, quando necessário.

- A revista está sempre disposta a publicar correções, esclarecimentos, direito de resposta, retratações e desculpas quando necessário.

4) Dos direitos do autor e do acesso universal

- As licenças usadas pelo periódico estão descritas no site.

- Todos os artigos em conteúdo completo estão livres de taxas e são disponibilizados em sua totalidade para qualquer leitor sem a necessidade de cadastro ou senha.

5) Plágio e autoplágio

Antes de submeter o artigo, os autores devem certificar-se de que todas as ideias de outros autores estão devidamente citadas e incluídas na lista de referências.

Com relação ao autoplágio, indicamos que o artigo deve constituir-se em contribuição original e citações de trabalhos anteriores do autor devem ser citadas quando necessárias para a compreensão do artigo inédito no que se refere à teoria ou metodologia.

6) Dos demais princípios

- As informações sobre a propriedade, os direitos autorais e/ou gestão da revista estão claramente indicados no site do periódico.

- A revista Instrumento não cobra nenhum tipo de taxa de submissão, avaliação ou publicação.

- A revista Instrumento é quadrimestral, isto é, faz três publicações por ano: jan./abr.; maio/ago.; set./dez.

POLÍTICAS DE SEÇÃO

Artigos

A seção artigos é composta por artigos científicos teóricos ou empíricos de assuntos condizentes com o foco e o escopo da revista. Os artigos teóricos devem introduzir novidades no campo de conhecimento que é por ele visitado e trazer conclusões e implicações para a pesquisa e a prática educativa no campo da educação. Os artigos empíricos devem apresentar dados que, examinados à luz de um referencial teórico, possam resultar em conhecimento novo ou em desdobramentos de sua aplicação em diferentes contextos.

Ensaios

A seção Ensaios é compostas por textos acadêmicos em que o autor apresenta reflexões e críticas acerca de um tema, dentro do foco e escopo da revista. Seu objetivo é discutir determinado assunto, por meio da exposição de ideias e pontos de vista do autor, com base em referências de outros autores sem, contudo, perder a originalidade.

Relatos

A seção Relatos é composta por relatos de experiência, que são caracterizados pela descrição e análise crítica de experiências vivenciadas que podem ser oriundas de pesquisas, ensino, projetos de extensão universitária, dentre outras. É fundamental que sua escrita garanta sua apresentação a partir da perspectiva acadêmica, de modo que o estudo tenha embasamento teórico e reflexão crítica.

Privacy Statement

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.