About the Journal
A Instrumento: Revista de Estudo e Pesquisa em Educação (e-ISSN 1984-5499) é um periódico do Colégio de Aplicação João XXIII da Universidade Federal de Juiz de Fora. As publicações ocorrem de forma digital, gratuita e em fluxo contínuo, com um volume anual.
A Instrumento publica artigos, ensaios e relatos de experiência inéditos, em português, espanhol ou inglês, resultantes de pesquisas empíricas ou teóricas na área da Educação. A missão da revista é contribuir com a formação e com a prática de professores e professoras das diversas áreas do conhecimento, em diferentes contextos e níveis educacionais. Possui avaliação B1 no Qualis/CAPES na área de Educação (2017-2020).
A Revista foi criada em 1999, com publicação anual. Em 2009 as publicações passaram a ser semestrais e, de 2020 a 2023, a revista realizou publicações quadrimestrais, sendo que a primeira (jan./abr.) e a terceira (set./dez.) publicação funcionava no sistema de demanda espontânea, e a segunda publicação (maio/ago.) era um dossiê, reunindo trabalhos correlatos a uma temática definida pela Equipe Editorial.
Em agosto de 2024 a revista passou a adotar a publicação em fluxo contínuo, com um volume único anual. Esta forma moderna de publicação confere maior celeridade ao fluxo editorial, visto que os trabalhos são publicados individualmente ou em grupos, à medida que seu processo editorial é finalizado, compondo um único volume ao final do ano vigente .
Neste novo formato, a tradição da revista de publicar ao menos um dossiê ou sessão temática por ano foi mantida. O dossiê ou seção temática é organizado por professores convidados ou por chamada pública.
A revista adota o sistema duplo-cego de avaliação pelos pares. Todos os trabalhos recebidos passam por uma análise feita pelos editores, de forma a verificar se estão adequados à política editorial da revista e às exigências normativas. Em seguida, são encaminhados a, no mínimo, dois pareceristas para avaliação por pares (peer review). Os pareceristas são selecionados por especialidade e/ou afinidade em relação ao tema do trabalho e devem declarar a ausência de conflitos de interesse em relação o trabalho a ser avaliado.
Em caso de pareceres divergentes, recorre-se a um terceiro parecerista. A equipe editorial coordena as informações entre autores e pareceristas, cabendo-lhe a decisão final sobre quais trabalhos serão publicados com base nas recomendações feitas pelos avaliadores. Os resultados são expressos como: Aceito; Aceito com restrições; Não aceito. Quando recusados, os artigos são devolvidos pelo editor com os respectivos pareceres que justificam tal decisão. Quando aceitos com restrições, os trabalhos são devolvidos ao(s) autor(es) para que realize(m) as modificações no prazo informado pelo editor. A versão definitiva dos textos aceitos passa por revisão textual e de normas ténicas, sob responsabilidade do/s autor/es, sendo a editoração realizada pela equipe da revista.
Solicitamos que o/s autor/es não submetam à Instrumento trabalhos já submetidos a outras revistas, nem o contrário, enquanto não houver parecer final.
Somente são avaliados artigos enviados por meio do Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas (SEER), https://periodicos.ufjf.br/index.php/revistainstrumento/. Da mesma forma, todo o processo de avaliação, edição e editoração dos trabalhos é feito através do SEER.
As normas para submissão de trabalhos estão descritas no item "Submissões". Importa destacar que a revista Instrumento possui um modelo para envio dos manuscritos (Template). O seu uso é obrigatório para a adequação às normas da Revista.
O título abreviado do nome do periódico é: Instrumento: Rev. Est. e Pesq. em Educação, que deve ser usado em bibliografias, notas de rodapé, referências e legendas bibliográficas.
A Instrumento está indexada nas seguintes bases e divulgadores:
- Bibliografia Brasileira de Educação (BBE)
- CNEN
- Diadorim
- Diretório de Periódicos Nacionais em Educação
- Edubase
- IRESIE
- Latindex
- Redib (Rede Iberoamericana de Innovación y Conocimiento Científico)
- Google Acadêmico (indexador de métricas)
Siga a Instrumento no Instagram: @revistainstrumento.