Desenvolvimento de um Programa Antibullying
a experiência do Colégio de Aplicação João XXIII
DOI:
https://doi.org/10.34019/1984-5499.2025.v27.50314Palavras-chave:
Bullying, Agressão, Programa EscolarResumo
Este relato de experiência descreve a elaboração das diretrizes do Programa Antibullying do Colégio de Aplicação João XXIII da Universidade Federal de Juiz de Fora, Minas Gerais, Brasil. Desenvolvido de forma interdisciplinar e fundamentado em literatura científica, especialmente em revisões sistemáticas sobre intervenções antibullying, o Programa segue dez diretrizes: intersetorialidade; ações globais, contínuas e coordenadas; protagonismo docente; protagonismo estudantil; protagonismo das famílias; transversalidade ao currículo; formação continuada de docentes e demais profissionais; construção de ações de promoção e preventivas; sistema de identificação e registro; e ações baseadas em avaliações continuadas. Os desafios de se implantarem ações de prevenção e combate ao bullying envolvendo e transformando toda a escola são enfatizados.
Downloads
Referências
BOWES, Lucy et al. The Development and Pilot Testing of an Adolescent Bullying Intervention in Indonesia – The ROOTS Indonesia Program. Global Health Action, [S. l.], v. 12, n. 1, p. 1656905, 2019. DOI: 10.1080/16549716.2019.1656905.
BRASIL. Lei n.º 13.185, de 6 de novembro de 2015. Institui o Programa de Combate à Intimidação Sistemática (Bullying). Brasília, DF: Presidência da República, 2015. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2015/lei/l13185.htm. Acesso em 18 de setembro de 2024.
BROWN, Stephen L.; BIRCH, David A.; KANCHERLA, Vijaya. Bullying Perspectives: Experiences, Attitudes, and Recommendations of 9‐ to 13‐Year‐Olds Attending Health Education Centers in the United States. Journal of School Health, [S. l.], v. 75, n. 10, p. 384–392, 2005. DOI: 10.1111/j.1746-1561.2005.00053.x.
CAETANO, Liandra Aparecida Orlando; OLIVEIRA, Priscilla dos Reis; OLIVEIRA, Wanderlei Abadio de; CARLOS, Diene Monique; SILVEIRA, Cláudia Alexandra Bolela; SILVA, Jorge Luiz da. Consequências do Bullying para a Saúde Mental de Estudantes: Revisão Integrativa da Literatura. Gerais: Revista Interinstitucional de Psicologia, v. 17, n. 3, 2024. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/gerais/article/download/56694/46619/212114. Acesso em 21 de setembro de 2025.
FERNANDES, Grazielli; YUNES, Maria Angela Mattar; DELL’AGLIO, Débora Dalbosco. Intervenções Antibullying no Contexto Escolar: Revisão Integrativa. Interação em Psicologia, [S. l.], v. 26, n. 3, 2023. DOI: 10.5380/riep.v26i3.78046.
FERRER-CASCALES, Rosario; ALBALADEJO-BLÁZQUEZ, Natalia; SÁNCHEZ-SANSEGUNDO, Miriam; PORTILLA-TAMARIT, Irene; LORDAN, Oriol; RUIZ-ROBLEDILLO, Nicolás. Effectiveness of the TEI Program for Bullying and Cyberbullying Reduction and School Climate Improvement. International Journal of Environmental Research and Public Health, [S. l.], v. 16, n. 4, p. 580, 2019. DOI: 10.3390/ijerph16040580.
FITZPATRICK, Kevin M.; DULIN, Akilah J.; PIKO, Bettina F. Not Just Pushing and Shoving: School Bullying Among African American Adolescents. Journal of School Health, [S. l.], v. 77, n. 1, p. 16–22, 2007. DOI: 10.1111/j.1746-1561.2007.00157.x.
GLADDEN, R. Matthew; VIVOLO-KANTOR, Alana M.; HAMBURGER, Merle E.; . LUMPKIN, Corey D. Bullying Surveillance Among Youths: Uniform Definitions For Public Health And Recommended Data Elements, Version 1.0. National Center for Injury Prevention and Control, Centers for Disease Control and Prevention, United States Department of Education, 2014. Disponível em: <https://stacks.cdc.gov/view/cdc/21596/cdc_21596_DS1.pdf>. Acesso em 21 de setembro de 2025.
GOWER, Amy L.; SHLAFER, Rebecca J.; POLAN, Julie; MCREE, Annie‐Laurie; MCMORRIS, Barbara J.; PETTINGELL, Sandra L.; SIEVING, Renee E. Brief Report: Associations Between Adolescent Girls’ Social–Emotional Intelligence and Violence Perpetration. Journal of Adolescence, [S. l.], v. 37, n. 1, p. 67–71, 2014. DOI: 10.1016/j.adolescence.2013.10.012.
HELFRICH, Emily L.; DOTY, Jennifer L.; SU, Yi-Wen; YOURELL, Jacqlyn L.; GABRIELLI, Joy. Parental Views on Preventing and Minimizing Negative Effects of Cyberbullying. Children and Youth Services Review, [S. l.], v. 118, p. 105377, 2020. DOI: 10.1016/j.childyouth.2020.105377.
HIKMAT, Rohman; YOSEP, Iyus; HERNAWATY, Taty; MARDHIYAH, Ai. A Scoping Review of Anti-Bullying Interventions: Reducing Traumatic Effect of Bullying Among Adolescents. Journal of Multidisciplinary Healthcare, [S. l.], v. Volume 17, p. 289–304, 2024. DOI: 10.2147/JMDH.S443841.
LÜDTKE, Cândida; SILVA, Emanuelly Martins da; SILVA, Camila Soares da; ZANGALLI, Luiza; SILVEIRA, Sofia Perez Lopes da. Intervenções Antibullying: Uma Revisão de Literatura. Debates em Psiquiatria, [S. l.], v. 13, p. 1–9, 2023. DOI: 10.25118/2763-9037.2023.v13.1110.
MALTA, Deborah Carvalho; OLIVEIRA, Wanderlei Abadio de; PRATES, Elton Junio Sady; MELLO, Flávia Carvalho Malta de; MOUTINHO, Cristiane dos Santos; SILVA, Marta Angelica Iossi. Bullying entre Adolescentes Brasileiros: Evidências das Pesquisas Nacionais de Saúde do Escolar, Brasil, 2015 e 2019. Revista Latino-Americana de Enfermagem, [S. l.], v. 30, n. spe, p. e3679, 2022. DOI: 10.1590/1518-8345.6278.3679.
OLWEUS, Dan. School Bullying: Development and Some Important Challenges. Annual Review of Clinical Psychology, [S. l.], v. 9, n. 1, p. 751–780, 2013. DOI: 10.1146/annurev-clinpsy-050212-185516.
SALGADO, Fellipe Soares; PEREIRA, Beatriz; LOURENÇO, Lelio Moura; SENRA, Luciana Xavier. A Gestão Educacional do Bullying: Teoria e Prática. Em: PEREIRA, Beatriz; BARBOSA, Altemir José Gonçalves; LOURENÇO, Lelio Moura (eds.). Estudos sobre o Bullying: Família, Escola e Atores. Curitiba: Editora Crv, 2022. p. 141–149. DOI: 10.24824/978854440904.6.
SILVA, Ellen De Moraes E.; SOLORZANO, Evelyn Noelia Seixas; BATISTA, Fabiola da Costa; BARBOSA, Maria Zélia; NOGUEIRA, Elsilene Lavareda; AZEVEDO, Juliana Lima de; PAULINO, Tainá Almeida. O Enfrentamento ao Bullying Escolar: Uma Revisão Sistemática. Research, Society and Development, [S. l.], v. 13, n. 12, p. e176131247867, 2024. DOI: 10.33448/rsd-v13i12.47867.
ZHANG, Yijing; CHEN, Ji-Kang. Emotional Intelligence and School Bullying Victimization in Children and Youth Students: A Meta-Analysis. International Journal of Environmental Research and Public Health, [S. l.], v. 20, n. 6, p. 4746, 2023. DOI: 10.3390/ijerph20064746.
ZYCH, Izabela; TTOFI, Maria M.; LLORENT, Vicente J.; FARRINGTON, David P.; RIBEAUD, Denis; EISNER, Manuel P. A Longitudinal Study on Stability and Transitions Among Bullying Roles. Child Development, [S. l.], v. 91, n. 2, p. 527–545, 2020. DOI: 10.1111/cdev.13195.
