Revitalização da biblioteca escolar como espaço multifuncional
relato de experiência no Colégio de Aplicação João XXIII
DOI:
https://doi.org/10.34019/1984-5499.2025.v27.50311Palavras-chave:
Biblioteca escolar, Promoção da leitura, Design inclusivoResumo
O relato apresenta a revitalização da Biblioteca Cecília Meireles, do Colégio de Aplicação João XXII/UFJF, transformando-a em espaço multifuncional e acolhedor. A intervenção surgiu diante da precarização das bibliotecas escolares no Brasil, com estrutura deficiente, acervo desatualizado e baixa frequência. O objetivo foi relatar estratégias de reorganização do espaço, curadoria do acervo e promoção de atividades culturais. A metodologia incluiu diagnóstico, observação participante, planejamento colaborativo, registros em relatórios e fotografias. As ações envolveram melhorias físicas, atualização do acervo e criação de ambientes lúdicos e de convivência. Os resultados indicam aumento da frequência e engajamento dos estudantes, fortalecimento do protagonismo juvenil e incentivo à leitura crítica. O relato evidencia a importância da gestão participativa e políticas públicas para valorizar bibliotecas escolares como espaços educativos, culturais e sociais.
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