Revitalização da biblioteca escolar como espaço multifuncional

relato de experiência no Colégio de Aplicação João XXIII

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34019/1984-5499.2025.v27.50311

Palavras-chave:

Biblioteca escolar, Promoção da leitura, Design inclusivo

Resumo

O relato apresenta a revitalização da Biblioteca Cecília Meireles, do Colégio de Aplicação João XXII/UFJF, transformando-a em espaço multifuncional e acolhedor. A intervenção surgiu diante da precarização das bibliotecas escolares no Brasil, com estrutura deficiente, acervo desatualizado e baixa frequência. O objetivo foi relatar estratégias de reorganização do espaço, curadoria do acervo e promoção de atividades culturais. A metodologia incluiu diagnóstico, observação participante, planejamento colaborativo, registros em relatórios e fotografias. As ações envolveram melhorias físicas, atualização do acervo e criação de ambientes lúdicos e de convivência. Os resultados indicam aumento da frequência e engajamento dos estudantes, fortalecimento do protagonismo juvenil e incentivo à leitura crítica. O relato evidencia a importância da gestão participativa e políticas públicas para valorizar bibliotecas escolares como espaços educativos, culturais e sociais.

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Biografia do Autor

Lívia Ferreira Coutinho Alonso, Universidade Federal de Juiz de Fora

Doutora em Educação pela Universidade Católica de Petrópolis. Possui graduação em Biblioteconomia pela Universidade Federal de Minas Gerais. Atualmente é bibliotecária-documentalista da Universidade Federal de Juiz de Fora. Atuando principalmente nos seguintes temas: biblioteca escolar, literatura para infancia e educação. Envolvida com o contexto de inclusão e acessibilidade com crianças com deficiência.

Larissa Carvalho Pinheiro, Universidade Federal de Juiz de Fora

Mestranda em Gestão e Avaliação da Educação Pública pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Possui graduação em Biblioteconomia pela Universidade Federal de Minas Gerais (1999). Atualmente é bibliotecária-documentalista da Universidade Federal de Juiz de Fora.

Roberta Dannemann Vargas Neves, Universidade Federal de Juiz de Fora

Bibliotecária pela UnB. Doutoranda em Comunicação pela UFJF. Pesquiso tensões entre o ritmo epistemológico da pesquisa e a urgência na divulgação com desafios decorrentes da pressão, aceleração e fragmentação de resultados.

Uiara Gonçalves Soares, Universidade Federal de Juiz de Fora

Mestra em Gestão e Avaliação da Educação Pública pelo Programa de Pós-Graduação Profissional do Centro de Políticas Públicas um e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (2018). Atualmente é Bibliotecária/documentalista da Universidade Federal de Juiz de Fora. 

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Publicado

2025-12-10

Edição

Seção

Seção Especial: Celebrando os 60 anos do Colégio de Aplicação João XXIII/UFJF