O Atendimento Educacional Especializado (AEE) no Ensino Médio
desafios e potencialidades no trabalho com os(as) estudantes público-alvo da Educação Especial no Colégio de Aplicação João XXIII/UFJF
DOI:
https://doi.org/10.34019/1984-5499.2025.v27.50232Palavras-chave:
Escola. Atendimento Educacional Especializado. Ensino Médio.Resumo
Este relato de experiência de iniciação científica contempla o trabalho desenvolvido a partir da problematização do Atendimento Educacional Especializado ofertado aos(às) estudantes público-alvo da Educação Especial, matriculados(as) no Ensino Médio do Colégio de Aplicação João XXIII/UFJF. A pesquisa teve como objetivo geral compreender os desafios e as possibilidades de trabalho com esses(as) estudantes que frequentam o Atendimento Educacional Especializado, no contraturno escolar. A partir da escuta ativa e de um roteiro de entrevista estruturada, conseguimos acessar informações que embasaram a investigação e evidenciaram as necessidades e potencialidades de trabalho com esse público no Atendimento Educacional Especializado. Tais como: a orientação e preparação para processos seletivos, o fortalecimento da autonomia para a transição à vida adulta e o atendimento de necessidades educacionais complementares inerentes ao Ensino Médio, por meio de estratégias individualizadas de trabalho para cada estudante.
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Referências
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