O Atendimento Educacional Especializado (AEE) no Ensino Médio

desafios e potencialidades no trabalho com os(as) estudantes público-alvo da Educação Especial no Colégio de Aplicação João XXIII/UFJF

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34019/1984-5499.2025.v27.50232

Palavras-chave:

Escola. Atendimento Educacional Especializado. Ensino Médio.

Resumo

Este relato de experiência de iniciação científica contempla o trabalho desenvolvido a partir da problematização do Atendimento Educacional Especializado ofertado aos(às) estudantes público-alvo da Educação Especial, matriculados(as) no Ensino Médio do Colégio de Aplicação João XXIII/UFJF. A pesquisa teve como objetivo geral compreender os desafios e as possibilidades de trabalho com esses(as) estudantes que frequentam o Atendimento Educacional Especializado, no contraturno escolar. A partir da escuta ativa e de um roteiro de entrevista estruturada, conseguimos acessar informações que embasaram a investigação e evidenciaram as necessidades e potencialidades de trabalho com esse público no Atendimento Educacional Especializado. Tais como: a orientação e preparação para processos seletivos, o fortalecimento da autonomia para a transição à vida adulta e o atendimento de necessidades educacionais complementares inerentes ao Ensino Médio, por meio de estratégias individualizadas de trabalho para cada estudante.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Filipe Gabriel Ribeiro França, Universidade Federal de Juiz de Fora

Doutor em Educação. Colégio de Aplicação João XXIII/UFJF. Departamento de Ciências Humanas. Professor no Atendimento Educacional Especializado (AEE).     

Matheus Moreira de Godoi Silva, Universidade Federal de Juiz de Fora

Estudante do Ensino Médio no Colégio de Aplicação João XXIII/UFJF.    

Referências

BRASIL. Resolução CNE/CEB nº 4, de 2 de outubro de 2009. Institui Diretrizes Operacionais para o Atendimento Educacional Especializado na Educação Básica, modalidade Educação Especial. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 5 out. 2009. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/dmdocuments/rceb004_09.pdf. Acesso em: 9 set. 2025.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 57ª ed. Rio de Janeiro/São Paulo: Paz e Terra, 2018.

MANTOAN, Maria Teresa Eglér. Inclusão escolar: O que é? Por quê? Como fazer? São Paulo: Summus, 2015.

MANTOAN, Maria Teresa Eglér; LANUTI, José Eduardo de Oliveira Evangelista. A escola que queremos para todos. Curitiba: CRV, 2022.

PARAÍSO, Marlucy Alves. Metodologias de pesquisas pós-críticas em educação e currículo: trajetórias, pressupostos, procedimentos e estratégias analíticas. In: MEYER, Dagmar Estermann; PARAÍSO, Marlucy Alves (Orgs.). Metodologias de pesquisas pós-críticas em educação. Belo Horizonte: Mazza Edições, 2012. p. 23-45.

WILLIAMS, James. Pós-estruturalismo. Tradução de Caio Liudvig. Petrópolis: Vozes, 2012.

Downloads

Publicado

2025-12-09

Edição

Seção

Seção Especial: Celebrando os 60 anos do Colégio de Aplicação João XXIII/UFJF