Análise do desenvolvimento do potencial criativo em unidades curriculares de um curso de Enfermagem
DOI:
https://doi.org/10.34019/1984-5499.2025.v27.50107Palabras clave:
Ensino da Enfermagem, Criatividade, Desenvolvimento HumanoResumen
Buscou-se analisar o desenvolvimento do potencial criativo em módulos de um Curso de Enfermagem. Trata-se de estudo exploratório-descritivo, com abordagem qualitativa, tendo como sujeitos estudantes de graduação. Utilizou-se da análise de conteúdo de Bardin para o tratamento deste. Os principais resultados foram: os participantes relataram recorrer com frequência a soluções criativas durante a trajetória acadêmica; consideraram os módulos abordados importantes para o desenvolvimento de ideias e soluções inovadoras; e destacaram percepção positiva quanto ao equilíbrio entre teoria e prática. As barreiras ao desenvolvimento criativo citadas foram: insegurança, medo de exposição, autocrítica excessiva e dificuldades de interação em grupo. A pesquisa contribuiu para compreensão das práticas de ensino-aprendizagem que colaboraram para formação de enfermeiros criativos.
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