Análise do desenvolvimento do potencial criativo em unidades curriculares de um curso de Enfermagem

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.34019/1984-5499.2025.v27.50107

Palabras clave:

Ensino da Enfermagem, Criatividade, Desenvolvimento Humano

Resumen

Buscou-se analisar o desenvolvimento do potencial criativo em módulos de um Curso de Enfermagem. Trata-se de estudo exploratório-descritivo, com abordagem qualitativa, tendo como sujeitos estudantes de graduação. Utilizou-se da análise de conteúdo de Bardin para o tratamento deste. Os principais resultados foram: os participantes relataram recorrer com frequência a soluções criativas durante a trajetória acadêmica; consideraram os módulos abordados importantes para o desenvolvimento de ideias e soluções inovadoras; e destacaram percepção positiva quanto ao equilíbrio entre teoria e prática. As barreiras ao desenvolvimento criativo citadas foram: insegurança, medo de exposição, autocrítica excessiva e dificuldades de interação em grupo. A pesquisa contribuiu para compreensão das práticas de ensino-aprendizagem que colaboraram para formação de enfermeiros criativos.

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Biografía del autor/a

Victor Emanuel do Nascimento Silva, Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA)

Graduando em Enfermagem pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA).

Rebeca Sales Viana, Universidade Estadual Vale do Acaraú

Possui graduação em Odontologia pela Universidade Federal do Ceará (1991). Mestre em Gestão Pública pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (2002). Doutora em Ciências da Educação pela Universidade Trás-dos Montes e Alto Douro, em Portugal. Professora da Universidade Estadual Vale do Acaraú. Tem experiência na área de Saúde Coletiva, com ênfase em Saúde Pública, atuando principalmente nos seguintes temas: saúde da família, saúde bucal, enfermagem, educação, abordagens grupais e atenção básica. Poeta e membro da Academia Sobralense de Estudos e Letras.

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Publicado

2025-12-19