Engajamento estudantil como fator associado à permanência na Educação Superior
DOI:
https://doi.org/10.34019/1984-5499.2025.v27.50050Palavras-chave:
Permanência estudantil. Engajamento Educação superior.Resumo
A permanência estudantil constitui um dos principais desafios da educação superior brasileira, especialmente nas universidades públicas. Este artigo apresenta a construção e validação de um questionário de engajamento estudantil, desenvolvido a partir da adaptação do National Survey of Student Engagement (NSSE) ao contexto nacional. O estudo, de natureza exploratório-explicativa e abordagem mista, envolveu revisão de literatura, adaptação cultural, validação por especialistas, cálculo do Coeficiente de Validade de Conteúdo e aplicação-piloto em turmas de graduação vinculadas ao Projeto Poiese, na Universidade de Brasília. Os resultados evidenciaram consistência interna satisfatória e percepções positivas dos estudantes quanto ao desafio acadêmico, à aprendizagem colaborativa, às experiências com docentes e ao uso de tecnologias digitais. O instrumento se configura como ferramenta relevante para subsidiar políticas de permanência e práticas pedagógicas inovadoras.
Downloads
Referências
ASTIN, Alexander. What matters in college? Four critical years revisited. San Francisco: Jossey-Bass, 1993.
BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 2009.
CASSEPP-BORGES, Vicente; BALBINOTTI, Marcos Alencar Abaide; TEODORO, Maycoln. Tradução e validação de conteúdo: uma proposta para a adaptação de instrumentos. Instrumento: Revista de Estudo e Pesquisa em Educação, Juiz de Fora, v. 12, n. 2, p. 77-89, 2010.
CRESWELL, John W. Projeto de pesquisa: métodos qualitativo, quantitativo e misto. 3. ed. Porto Alegre: Artmed, 2010.
HAIR, Joseph F.; BLACK, William C.; BABIN, Barry J.; ANDERSON, Rolph E.; TATHAM, Ronald L. Análise multivariada de dados. 6. ed. Porto Alegre: Bookman, 2009.
HALADYNA, Thomas M.; RODRIGUEZ, Michael C. Developing and validating test items. 3. ed. New York: Routledge, 2013.
HERINGER, Rosana. Permanência estudantil no ensino superior público brasileiro: reflexões a partir de dez anos de pesquisas. Rio de Janeiro: UFRJ, 2022.
HERNÁNDEZ-NIETO, Rafael. Contribuciones al análisis estadístico. Mérida: Universidad de Los Andes, 2002.
JOHNSON, R. Burke; ONWUEGBUZIE, Anthony J.; TURNER, Lisa A. Toward a definition of mixed methods research. Journal of Mixed Methods Research, Thousand Oaks, v. 1, n. 2, p. 112-133, 2007. Disponível em: https://doi.org/10.1177/1558689806298224. Acesso em: 29 ago. 2025.
KAHU, Ella R. Framing student engagement in higher education. Studies in Higher Education, London, v. 38, n. 5, p. 758-773, 2013. Disponível em: https://doi.org/10.1080/03075079.2011.598505. Acesso em: 29 ago. 2025.
KENSKI, Vani Moreira. Educação e tecnologias: o novo ritmo da informação. 6. ed. Campinas: Papirus, 2008.
KUH, George D. The National Survey of Student Engagement: Conceptual framework and overview of psychometric properties. Framework & Psychometric Properties, p. 1-26, 2001. Disponível em: http://nsse.indiana.edu/pdf/psychometric_framework_2002.pdf. Acesso em: 01ago. 2025.
KUH, George D. What student affairs professionals need to know about student engagement. Journal of College Student Development, Baltimore, v. 50, n. 6, p. 683-706, 2009.
KUH, George D. High-impact educational practices: what they are, who has access to them, and why they matter. Washington, DC: AAC&U, 2008.
LÉVY, Pierre. O que é o virtual? São Paulo: Editora 34, 1996.
MORAN, José Manuel. Novas tecnologias e mediação pedagógica. Campinas: Papirus, 2006.
PASQUALI, Luiz. Instrumentação psicológica: fundamentos e práticas. Porto Alegre: Artmed, 2010.
TEIXEIRA, Janaína Angelina. Engajamento estudantil e permanência no ensino superior. 2022. 303 f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
TEIXEIRA, Janaína Angelina; MELO, Savana Diniz Gomes de. O projeto Poiese: experiências de integração entre ensino, pesquisa e extensão. In: SILVA, Gisele; MARTINS, Ana Carolina (Orgs.). Educação superior e inovação pedagógica. Curitiba: Appris, 2021. p. 87-104.
TINTO, Vincent. Leaving college: rethinking the causes and cures of student attrition. 2. ed. Chicago: University of Chicago Press, 1997.
ZEPKE, Nick; LEACH, Linda. Improving student engagement: Ten proposals for action. Active Learning in Higher Education, London, v. 11, n. 3, p. 167-177, 2010. Disponível em: https://doi.org/10.1177/1469787410379680. Acesso em: 29 ago. 2025.
