Engajamento estudantil como fator associado à permanência na Educação Superior

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34019/1984-5499.2025.v27.50050

Palavras-chave:

Permanência estudantil. Engajamento Educação superior.

Resumo

A permanência estudantil constitui um dos principais desafios da educação superior brasileira, especialmente nas universidades públicas. Este artigo apresenta a construção e validação de um questionário de engajamento estudantil, desenvolvido a partir da adaptação do National Survey of Student Engagement (NSSE) ao contexto nacional. O estudo, de natureza exploratório-explicativa e abordagem mista, envolveu revisão de literatura, adaptação cultural, validação por especialistas, cálculo do Coeficiente de Validade de Conteúdo e aplicação-piloto em turmas de graduação vinculadas ao Projeto Poiese, na Universidade de Brasília. Os resultados evidenciaram consistência interna satisfatória e percepções positivas dos estudantes quanto ao desafio acadêmico, à aprendizagem colaborativa, às experiências com docentes e ao uso de tecnologias digitais. O instrumento se configura como ferramenta relevante para subsidiar políticas de permanência e práticas pedagógicas inovadoras.

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Biografia do Autor

Janaina Angelina Teixeira, Universidade de Brasília

Doutora em Educação pela Universidade de Brasília, Mestra em Administração pela Universidade de Brasília. Graduada em Pedagogia e Especialista em Educação a Distância. É Professora Associada do Departamento de Políticas Públicas e Gestão da Educação da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília. Atua como pesquisadora no Eixo 5 – Acesso, Permanência e Evasão da Rede Universitas e integra o Grupo de Pesquisa em Política, Gestão e Avaliação da Educação Básica e Superior (GPGAEBS). Suas temáticas de interesse incluem: tecnologias educacionais, trajetórias universitárias e engajamento estudantil, indicadores de qualidade e permanência, e gestão da educação superior.

Ana Maria de Albuquerque Moreira, Universidade de Brasília

Doutora em Educação pela Universidade de Brasília, com estágio de pós-doutoramento realizado junto ao Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Antropologia (PPGSA) na Universidade Federal do Rio de Janeiro. É Professora Associada do Departamento de Políticas Públicas e Gestão da Educação, Faculdade de Educação, e vinculada ao Programa de Pós-Graduação Desenvolvimento, Sociedade e Cooperação Internacional (PPGDSCI) na Universidade de Brasília. É pesquisadora no Eixo 5 – Acesso, Permanência e Evasão da Rede Universitas e no Centro Latino-Americano de Pesquisa em Educação Superior (CeLAPES) – Cátedra Carlos Hasenbalg do Colégio Brasileiro de Altos Estudos, Universidade Federal do Rio de Janeiro. Também integra, como Secretária, a equipe de Direção da Associação Fórum de Gestão da Educação Superior nos Países de Língua Portuguesa (FORGES) para o período 2025-2027. Temáticas de interesse: trajetórias universitárias, indicadores de qualidade, gestão e governança da educação superior.

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Publicado

2025-12-05