Para além da transferência de renda

estratégias para a permanência estudantil na Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul (UEMS)

Autores

  • Caio Cesar Gomes de Moura Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul https://orcid.org/0009-0007-8822-7937
  • Marcos Antônio Bessa-Oliveira Professor da Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul (UEMS)

DOI:

https://doi.org/10.34019/1984-5499.2025.v27.50046

Palavras-chave:

Interculturalidade, Movimentos sociais, Descolonialidade

Resumo

As cotas raciais democratizaram o acesso, mas expuseram também a hostilidade epistêmica, impulsionando a demanda por diversidade de epistemes dentro das universidades. Este artigo questiona a neutralidade da universidade moderna, revelando-a como reprodutora do sistema-mundo moderno/colonial. Por meio do pensamento descolonial, explora como os conceitos de colonialidade do poder, saber e ser questionam o eurocentrismo que promove o epistemicídio de saberes não-ocidentais. O artigo destaca a atuação dos movimentos sociais, especialmente negro e indígena no Brasil, pela inclusão de grupos historicamente marginalizados nas instituições de ensino superior públicas, por meio das ações afirmativas. O caso da UEMS ilustra essa tensão: apesar de políticas de ações afirmativas pioneiras, a universidade ainda reflete hierarquias e reprodução dos conhecimentos exportados do norte global. Contudo, cursos como Agroecologia e Pedagogia Interculturais representam um avanço rumo a interculturalidade crítica almejada. Em suma, a "crise" atual na universidade é um motor de sua transformação em busca de um horizonte pluriepistêmico.

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Biografia do Autor

Caio Cesar Gomes de Moura, Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul

Assistente Social da Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul e aluno regular do Programa de Mestrado Profissional em Educação – PROFEDUC – da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul – UEMS na Unidade Universitária de Campo Grande – UUCG - Brasil. Especialista em Educação Inclusiva, FIBMG. É membro do Grupo de Pesquisa NAV(r)E – Núcleo de Artes Visuais em (re)Verificações Epistemológicas. 

 

Marcos Antônio Bessa-Oliveira, Professor da Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul (UEMS)

Professor do Curso de Artes Cênicas (Graduação), na Cadeira de Artes Visuais, e do Programa de Mestrado Profissional em Educação – PROFEDUC – da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul – UEMS na Unidade Universitária de Campo Grande – UUCG - Brasil. Doutor em Artes Visuais pelo IA-Unicamp, Mestre em Estudos de Linguagens e Graduado em Artes Visuais – Licenciatura – Habilitação em Artes Plásticas pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. É líder do Grupo de Pesquisa NAV(r)E – Núcleo de Artes Visuais em (re)Verificações Epistemológicas (certificado pela UEMS/CNPq – que pode ser acessado em: dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/1456348756496114); é membro dos Grupos de Pesquisas: NECC – Núcleo de Estudos Culturais Comparados (UFMS/CNPq), Grupo de Pesquisa Estudos Visuais (UNICAMP/CNPq) e do Grupo de Pesquisa O PROCESSO IDENTITÁRIO DO INDÍGENA DE MATO GROSSO DO SUL: ANÁLISE DOCUMENTAL E MIDIÁTICA DA LUTA PELA TERRA - UFMS. Atualmente desenvolve Pesquisa de Pós-doutoramento na UFMS, no Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagens, na FAALC.

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Publicado

2025-12-05