Trajetórias e motivações de ingressantes de Pedagogia

um olhar Bioecológico sobre a formação inicial

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34019/1984-5499.2025.v27.50043

Palavras-chave:

Educação, Pedagogia, Formação acadêmica, Escolha profissional, Motivação

Resumo

A investigação tem por objetivo conhecer as motivações de estudantes pela escolha da área de Educação e o curso de Pedagogia, assim como identificar o nível máximo de formação acadêmica que pretendem atingir e em que desejam contribuir com a educação. O referencial teórico utilizado foi a Teoria Bioecológica do Desenvolvimento Humano. Trata-se de pesquisa qualitativa, realizada com quatro ingressantes no curso de Pedagogia de uma universidade pública, que foram entrevistadas na própria instituição educacional. Houve análise descritiva dos dados. Os principais resultados revelam uma satisfação pelo ensino, o ideal de mudar o mundo e a influência de familiares e professores na escolha profissional. Além disso, mesmo diante das condições socioeconômicas adversas, as participantes desejam atingir altos níveis educacionais.

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Biografia do Autor

Elaine Leporate Barroso Faria, Universidade Católica de Petrópolis

Doutoranda no Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Católica de Petrópolis (UCP); Mestra em Psicologia pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF); Mestra em Psicopedagogia pela Universidad de La Habana – Cuba; Graduada em Psicologia (UFSJ). Professora e pesquisadora na Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) Campus Barbacena. 

Lúcia Vaz de Campos Moreira, Universidade Católica de Petrópolis

Doutora em Psicologia (USP), mestra em Educação (UFBA) e graduada em Psicologia (USP). Professora do Programa de Pós-graduação em Educação e do Programa de Pós-graduação em Psicologia da Universidade Católica de Petrópolis (UCP). 

Jardelino Menegat, Universidade Católica de Petrópolis

Pós-doutor em Educação (UFF), Doutor em Educação (Unilasalle), Doutor em Administração de Empresas (UDE), mestre em Gestão do Conhecimento e Tecnologia da Informação (UCB) e Bacharel em Teologia (PUC). Professora do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Católica de Petrópolis (UCP) e do Programa de Pós-Graduação em Eucação da Universidade de la Salle.

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Publicado

2025-12-05