A voz institucional sobre as políticas de permanência de estudantes negros no ensino superior

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34019/1984-5499.2025.v27.50038

Palavras-chave:

Políticas de permanência. Dialogismo. Negritude.

Resumo

Após a promulgação das cotas raciais para ingresso de negros nas universidades públicas, em 2012, houve um aumento significativo na inserção de negros e pardos no ensino superior. No entanto, também se observa que a permanência no ambiente acadêmico tem se tornado desafiadora. O objetivo deste artigo é analisar, por meio de informações em sites oficiais da Universidade Federal de Viçosa, como as políticas que garantem a permanência de estudantes negros na UFV estão manifestadas, a partir da voz institucionalizada representada nesses sites. A partir da Análise Dialógica do Discurso (Bakhtin, 2006, 2008; Destri e Marchezan, 2021), considerando os conceitos de enunciado, dialogismo e voz social, analisamos tais dados e consideramos que ainda há um desafio quanto à institucionalização de políticas afirmativas que atendam de forma efetiva as questões de permanência estudantil negra.

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Biografia do Autor

Dedilene Alves de Jesus Oliveira, Universidade Federal de Viçosa

Professora do Departamento de Letras da Universidade Federal de Viçosa. Coordenadora do GELINC/CNPq (Grupo de Estudos sobre Ensino, Linguagens e Cognição); atua na área de estudos linguísticos, formação de professores de Língua Portuguesa e ensino de Língua Portuguesa. Doutora em Língua Portuguesa (Letras Vernáculas); pós-doutora em Educação.

Íkaro de Souza Barroso, Universidade Federal de Viçosa

Licenciando em Letras  pela Universidade Federal de Viçosa. Atuação na área de estudos linguísticos.

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Publicado

2025-12-05