A voz institucional sobre as políticas de permanência de estudantes negros no ensino superior
DOI:
https://doi.org/10.34019/1984-5499.2025.v27.50038Palavras-chave:
Políticas de permanência. Dialogismo. Negritude.Resumo
Após a promulgação das cotas raciais para ingresso de negros nas universidades públicas, em 2012, houve um aumento significativo na inserção de negros e pardos no ensino superior. No entanto, também se observa que a permanência no ambiente acadêmico tem se tornado desafiadora. O objetivo deste artigo é analisar, por meio de informações em sites oficiais da Universidade Federal de Viçosa, como as políticas que garantem a permanência de estudantes negros na UFV estão manifestadas, a partir da voz institucionalizada representada nesses sites. A partir da Análise Dialógica do Discurso (Bakhtin, 2006, 2008; Destri e Marchezan, 2021), considerando os conceitos de enunciado, dialogismo e voz social, analisamos tais dados e consideramos que ainda há um desafio quanto à institucionalização de políticas afirmativas que atendam de forma efetiva as questões de permanência estudantil negra.
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