Inclusão no ensino superior

satisfação e barreiras à acessibilidade na perspectiva de estudantes com deficiência

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34019/1984-5499.2025.v27.50022

Palavras-chave:

Inclusão, Satisfação, Acessibilidade, Ensino Superior, Pessoa com deficiência

Resumo

Com o crescimento das matrículas de estudantes com deficiência no ensino superior, torna-se essencial investigar se as instituições têm conseguido assegurar sua permanência, cumprindo o que é determinado na legislação que trata da inclusão. O objetivo da pesquisa foi identificar o nível de satisfação desses estudantes em relação ao contexto universitário, bem como as barreiras enfrentadas e as atitudes adotadas diante delas. Participaram do estudo 28 estudantes com deficiência, os quais responderam à Escala de Satisfação e Atitudes de Pessoas com Deficiência (ESA). Os resultados indicaram uma tendência à satisfação com a estrutura física, os recursos oferecidos e o sentimento de inclusão e pertencimento à instituição, bem como uma tendência ao não enfrentamento das barreiras institucionais. Os achados indicam que promover a inclusão requer mais do que infraestrutura adequada; exige, sobretudo, políticas institucionais eficazes, incentivo ao protagonismo estudantil e um compromisso genuíno com a equidade.

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Biografia do Autor

Caroline Lagrotta da Veiga, Universidade Federal de Juiz de Fora

Mestre em Gestão e Avaliação da Educação Pública pelo Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação/Faculdade de Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora. Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal de Juiz de Fora. Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Família, Inclusão e Deficiência (NEFID)

Nara Liana Pereira Silva, Universidade Federal de Juiz de Fora/Departamento de Psicologia

Possui graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (1992), mestrado em Psicologia pela Universidade de Brasília (2000), doutorado em Psicologia pela Universidade de Brasília (2003) e pós-doutorado na área de desenvolvimento infantil e atenção precoce, na Universidad de Murcia - Espanha (2017-2018). É professora Associada do Departamento de Psicologia/UFJF e do Programa de Pós-graduação em Psicologia, da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Foi coordenadora do curso de graduação em Psicologia da UFJF (2018-2021). Atualmente é coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Psicologia/UFJF. Líder do Grupo de pesquisas/CNPq intitulado: Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Família, Inclusão e Deficiência/NEFID - UFJF. É coordenadora do GT da ANPEPP: Famílias, desenvolvimento humano, saúde e educação. Orienta discentes no mestrado e doutorado no PPG-Psicologia/UFJF. Tem experiência em pesquisas com ênfase em Desenvolvimento Humano, atuando principalmente nos seguintes temas: famílias com pessoas com síndrome de Down e deficiência intelectual (relações familiares, parentalidade, resiliência familiar, intervenção com famílias), inclusão escolar e no trabalho, bem como adolescência e mídias sociais.

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Publicado

2025-12-05