Inclusão no ensino superior
satisfação e barreiras à acessibilidade na perspectiva de estudantes com deficiência
DOI:
https://doi.org/10.34019/1984-5499.2025.v27.50022Palavras-chave:
Inclusão, Satisfação, Acessibilidade, Ensino Superior, Pessoa com deficiênciaResumo
Com o crescimento das matrículas de estudantes com deficiência no ensino superior, torna-se essencial investigar se as instituições têm conseguido assegurar sua permanência, cumprindo o que é determinado na legislação que trata da inclusão. O objetivo da pesquisa foi identificar o nível de satisfação desses estudantes em relação ao contexto universitário, bem como as barreiras enfrentadas e as atitudes adotadas diante delas. Participaram do estudo 28 estudantes com deficiência, os quais responderam à Escala de Satisfação e Atitudes de Pessoas com Deficiência (ESA). Os resultados indicaram uma tendência à satisfação com a estrutura física, os recursos oferecidos e o sentimento de inclusão e pertencimento à instituição, bem como uma tendência ao não enfrentamento das barreiras institucionais. Os achados indicam que promover a inclusão requer mais do que infraestrutura adequada; exige, sobretudo, políticas institucionais eficazes, incentivo ao protagonismo estudantil e um compromisso genuíno com a equidade.
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