As políticas públicas de acesso e permanênia e o sucesso dos estudantes cotistas da graduação da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
DOI:
https://doi.org/10.34019/1984-5499.2025.v27.50012Palavras-chave:
Políticas de Educação Superior, Acesso e Permanência, UniversidadeResumo
Este artigo discute a democratização do acesso à educação superior no Brasil, destacando os persistentes traços de exclusão que historicamente marcaram o sistema educacional. Argumenta-se que a inclusão educacional vai além da ampliação de vagas, exigindo políticas integradas de ingresso, permanência e qualidade na formação. A análise evidencia que ações afirmativas, como a Lei de Cotas e as políticas de assistência estudantil, são instrumentos fundamentais para corrigir desigualdades históricas e possibilitar o sucesso acadêmico de grupos específicos na educação superior. Entretanto, os limites orçamentários não têm acompanhado a evolução do número de estudantes, especialmente os que ingressam pela reserva de cotas, revelando a contradição entre os normativos legais e a realidade enfrentada pela UFMS.
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