O fenômeno das vagas ociosas nos cursos de licenciatura: cenário e estratégias em uma universidade federal
DOI:
https://doi.org/10.34019/1984-5499.2025.v27.49972Palavras-chave:
Acesso e permanência, Educação Superior, Formação docenteResumo
O presente artigo analisa a problemática da ociosidade de vagas nos cursos de licenciatura da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), contextualizando-a em um cenário mais amplo de desvalorização e baixa atratividade da carreira docente. O estudo, de natureza quali-quantitativa, utiliza dados disponibilizados pela Pró-Reitoria de Ensino de Graduação da UFGD referentes ao período de 2018 a 2025, bem como informações extraídas de editais de processos seletivos da instituição. Os resultados apontam para uma tendência de queda na taxa de ocupação em diversos cursos de licenciatura. Observou-se, ainda, que a UFGD tem adotado estratégias institucionais voltadas à diversificação de modalidades de ingresso. Conclui-se que, embora tais medidas contribuam para reduzir a ociosidade, não são suficientes para enfrentar as causas estruturais do problema. Assim, ressalta-se a necessidade de políticas institucionais e públicas articuladas, que promovam a valorização, a permanência e a atratividade dos cursos de licenciatura.
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