O fenômeno das vagas ociosas nos cursos de licenciatura: cenário e estratégias em uma universidade federal

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34019/1984-5499.2025.v27.49972

Palavras-chave:

Acesso e permanência, Educação Superior, Formação docente

Resumo

O presente artigo analisa a problemática da ociosidade de vagas nos cursos de licenciatura da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), contextualizando-a em um cenário mais amplo de desvalorização e baixa atratividade da carreira docente. O estudo, de natureza quali-quantitativa, utiliza dados disponibilizados pela Pró-Reitoria de Ensino de Graduação da UFGD referentes ao período de 2018 a 2025, bem como informações extraídas de editais de processos seletivos da instituição. Os resultados apontam para uma tendência de queda na taxa de ocupação em diversos cursos de licenciatura. Observou-se, ainda, que a UFGD tem adotado estratégias institucionais voltadas à diversificação de modalidades de ingresso. Conclui-se que, embora tais medidas contribuam para reduzir a ociosidade, não são suficientes para enfrentar as causas estruturais do problema. Assim, ressalta-se a necessidade de políticas institucionais e públicas articuladas, que promovam a valorização, a permanência e a atratividade dos cursos de licenciatura.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

José da Silva Santos Junior, Universidade Federal da Grande Dourados

Doutor em Educação pela Universidade Federal da Grande Dourados. Professor do Magistério Superior na Faculdade de Educação da Universidade Federal da Grande Dourados. Integrante do Grupo de Pesquisa em Política e Avaliação da Educaçação Superior (PAES). A atuação na pesquisa se insere na área de Políticas e Gestão da Educação.

Tatiane Silva dos Santos, Universidade Federal da Grande Dourados

Licencianda em Pedagogia na Faculdade de Educação da Universidade Federal da Grande Dourados.

Referências

ARANHA, Antônia Vitória Soares; SOUZA, João Valdir Alves de. As licenciaturas na atualidade: nova crise? Educar em Revista, Curitiba, n. 50, out./dez. 2013, p. 69-86. Disponível em: https://www.scielo.br/j/er/a/dFzwsKWNw3ytmrtkzqTGX5C/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 20 ago. 2025.

AZEVEDO, Janete Maria Lins de. A educação como política pública. Campinas: Autores Associados, 1997.

BERGO, Mirian Marlene de Rezende; COSTA, Bruno Lazzarotti Diniz; RIANI, Juliana de Lucena Ruas. Gestão de vagas remanescentes sob a ótica da gestão administrativa das Instituições Federais de Ensino Superior. Revista Internacional de Educação Superior. Campinas, v. 11, p. 1-29, 2025. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/riesup/article/view/8673493. Acesso em: 28 ago. 2025.

BRAGA, Daniel Santos; INÁCIO, Márcia Helena; SALOMÉ, Nivalda Chaves dos Santos; BRESCIA, Amanda Tolomelli. Empregabilidade e destino ocupacional de egressos da educação superior: uma revisão da literatura. Revista de Educação PUC-Campinas, Campinas, 27, p. 1-15, 2022. Disponível em: http://educa.fcc.org.br/pdf/edpuc/v27/2318-0870-edpuc-27-e225382.pdf. Acesso em: 28 ago. 2025.

BRASIL. Constituição da República federativa do Brasil de 1988. Brasília, DF, 1988. Disponível em: < http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicaocompilado.htm>. Acesso em: 10 ago. 2025.

CAMPOS, Elizia Ribeiro Cardoso de. Os indígenas da cidade de Dourados/MS: análises socioeducacionais com enfoque na escola não indígena. 2023. 67 f. Dissertação (Mestrado em Sociologia)- Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Faculdade de Ciências Humanas, Dourados-MS, 2023.

COULON, Alain. O ofício de estudante: a entrada na vida universitária. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 43, n. 4, p. 1239-1250, out./dez., 2017. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ep/a/Y8zKhQs4W7NYgbCtzYRP4Tb/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 20 ago. 2025.

DESLAURIERS, Jean-Pierre; KÉRISIT, Michèle. O delineamento de pesquisa qualitativa. In: Poupart, Jean, et. al (orgs). A pesquisa qualitativa: enfoques epistemológicos e metodológicos. 2. Ed. Petrópolis: Editora Vozes, 2010, p. 127 – 153.

ENGSTROM, Cathy; TINTO, Vincent. Access without support is not opportunity. Change, v. 40, n. 1, p. 46-50, jan./feb. 2008. Disponível em: https://eric.ed.gov/?id=EJ782160. Acesso em: 26 ago. 2025.

ESQUINSANI, Rosimar Serena Siqueira; ESQUINSANI, Valdocir Antonio. O ‘apagão’ docente: licenciaturas em foco. Revista Contrapontos - Eletrônica, v. 18, n. 3, Itajaí, jul./ago. 2018, p. 258-269. Disponível em: http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S1984-71142018000300258&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 25 ago. 2025.

GATTI, Bernardete A. Formação inicial de professores para a educação básica: pesquisas e políticas Educacionais. Estudos em Avaliação Educacional, São Paulo, v. 25, n. 57, p. 24-54, jan./abr. 2014. Disponível em: http://educa.fcc.org.br/pdf/eae/v25n57/v25n57a03.pdf. Acesso em: 13 fev. 2025.

GATTI, Bernardete A.; BARRETTO, Elba Siqueira de Sá. Professores do Brasil: impasses e desafios. Brasília, DF: UNESCO, 2009.

MASSON, Gisele. Requisitos essenciais para a atratividade e a permanência na carreira docente. Educação & Sociedade, Campinas, v. 38, nº. 140, p.849-864, jul.-set., 2017. Disponível em: https://www.scielo.br/j/es/a/Y4GnNgbwFYxX4FxwJ3g5JCn/?format=html&lang=pt. Acesso em: 20 ago. 2025.

OLIVEIRA, Dalila Andrade. A reestruturação do trabalho docente: precarização e flexibilização. Educação & Sociedade, Campinas, v. 25, n. 89, p. 1127-1144, Set./Dez. 2004. Disponível em: https://www.scielo.br/j/es/a/NM7Gfq9ZpjpVcJnsSFdrM3F/abstract/?lang=pt Acesso em: 28 ago. 2025.

OLIVEIRA, Romualdo Portela de et al. Análise das desigualdades intraescolares no Brasil. Estudos & Pesquisas Educacionais, n. 4, p. 19-112, 2013. Disponível em: https://repositorio.usp.br/item/002521346. Acesso em: 13 fev. 2025.

ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS PARA A EDUCAÇÃO, A CIÊNCIA E A CULTURA (UNESCO). Relatório global sobre professores: abordar a escassez de professores e transformar a profissão. International Task Force on Teachers for Education 2030, abril 2025. Disponível em: https://www.unesco.org/pt/articles/relatorio-global-sobre-professores-abordar-escassez-de-professores-e-transformar-profissao. Acesso em: 29 ago. 2025.

PEREIRA, Júlio Emílio Diniz. O ovo ou a galinha: a crise da profissão docente e a aparente falta de perspectiva para a educação brasileira. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, Brasília, v. 92, n. 230, jan./abr. 2011, p. 34-51. Disponível em: https://gestaoeducacaoespecial.ufes.br/sites/gestaoeducacaoespecial.ufes.br/files/field/anexo/pereira_ovo_ou_galinha.pdf. Acesso em: 22 ago. 2025.

RANGEL, Flaminio de Oliveira; SROCO, Sergio; SILVA, José Alves da; Testoni, Leonardo André; BROCKINGTON, José Guilherme de Oliveira; CERICATO, Itale Luciane. Evasão ou mobilidade: conceito e realidade em uma licenciatura. Ciência & Educação, Bauru, v. 25, n. 1, p. 25-42, 2019. https://www.scielo.br/j/ciedu/a/8VCLL7STFbVsjkXTNPcYk5F/?lang=pt. Acesso em: 28 ago. 2025

RISTOFF, Dilvo. Evasão: exclusão ou mobilidade. Florianópolis: UFSC, 1995 (MIMEO).

SCHWERZ, Roseli Constantino; DEIMLING, Natalia Neves Macedo; DEIMLING, Cesar Vanderlei; SILVA, Daniele Cristina da. Considerações sobre os indicadores de formação docente no Brasil. Pro-Posições, Campinas, v. 31, p. 1-28, 2020. Disponível em: https://www.scielo.br/j/pp/a/hhGmr3GPndVmfPMk3rt6x5Q/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 29 ago. 2025.

SOUSA, Marcela Regina Porta de. O Sistema de Seleção Unificada e o preenchimento de vagas na Universidade Federal da Grande Dourados. 2016. 97 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Administração Pública), Dourados-MS, 2016.

UNIVERSIDADE FEDERAL DA GRANDE DOURADOS (UFGD). Resolução nº. 89, de 03 de junho de 2013. Disponível em: https://files.ufgd.edu.br/arquivos/arquivos/78/SISU-ENEM/SiSU-2023-1/Res.%2089_%20ESTRUTURA%20ACADEMICA%20DA%20UFGD.pdf. Acesso em: 28 ago. 2025.

UNIVERSIDADE FEDERAL DA GRANDE DOURADOS (UFGD). Resolução nº. 569, de 02 de março de 2023. Disponível em: https://files.ufgd.edu.br/arquivos/arquivos/78/PSPVO/PSPVO%20-%202023.1/Resolu%C3%A7%C3%A3o%20CEPEC%20569.2023.pdf. Acesso em: 28 ago. 2025.

Downloads

Publicado

2025-12-05