O bônus do argumento de inclusão regional na Universidade Federal do Acre
contribuições para o ingresso de estudantes acreanos no Curso de Medicina
DOI:
https://doi.org/10.34019/1984-5499.2025.v27.49943Palabras clave:
Política de Bônus, Acesso à Educação Superior, Curso de MedicinaResumen
O presente artigo apresenta resultados de pesquisa realizada no Mestrado em Educação PPPGE/Ufac a qual desenvolveu uma análise da implantação do Bônus do Argumento de Inclusão Regional na Universidade Federal do Acre, enfatizando as contribuições dessa política para o ingresso de estudantes acreanos no Curso de Medicina. A pesquisa adotou uma metodologia com enfoque qualitativo, de caráter exploratório-descritivo, com fontes bibliográficas e documentais. As bases teóricas do estudo estão sustentadas nas análises de Feres Júnior, et al (2018), Gomes (2001), Mainardes (2006), Maciel (2020), dentre outras referências. Os aspectos conclusivos do estudo apontam uma mudança no perfil do ingressante ao Curso de Bacharelado em Medicina da UFAC e que o Bônus do AIR enquanto Ação Afirmativa contribuiu para o ingresso de um número maior de estudantes oriundos de escola pública do Estado do Acre no Curso de Medicina da instituição, o que indica que a ação tem se materializado como uma forma indutora de democratização do acesso de estudantes de maneira mais equânime regionalmente.
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Citas
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