O bônus do argumento de inclusão regional na Universidade Federal do Acre

contribuições para o ingresso de estudantes acreanos no Curso de Medicina

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.34019/1984-5499.2025.v27.49943

Palabras clave:

Política de Bônus, Acesso à Educação Superior, Curso de Medicina

Resumen

O presente artigo apresenta resultados de pesquisa realizada no Mestrado em Educação PPPGE/Ufac a qual desenvolveu uma análise da implantação do Bônus do Argumento de Inclusão Regional na Universidade Federal do Acre, enfatizando as contribuições dessa política para o ingresso de estudantes acreanos no Curso de Medicina. A pesquisa adotou uma metodologia com enfoque qualitativo, de caráter exploratório-descritivo, com fontes bibliográficas e documentais. As bases teóricas do estudo estão sustentadas nas análises de Feres Júnior, et al (2018), Gomes (2001), Mainardes (2006), Maciel (2020), dentre outras referências. Os aspectos conclusivos do estudo apontam uma mudança no perfil do ingressante ao Curso de Bacharelado em Medicina da UFAC e que o Bônus do AIR enquanto Ação Afirmativa contribuiu para o ingresso de um número maior de estudantes oriundos de escola pública do Estado do Acre no Curso de Medicina da instituição, o que indica que a ação tem se materializado como uma forma indutora de democratização do acesso de estudantes de maneira mais equânime regionalmente.

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Biografía del autor/a

Marcelo Feliciano de Melo, Universidade Federal do Acre

Mestrado em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Acre - (PPGE/UFAC). É Especialista em Gestão Administrativa na Educação. Possui Graduação em História pela Universidade Federal do Acre. Dedica-se à linha de Política e Gestão Educacional. Tem experiência na área de Administração. É servidor da Universidade Federal do Acre atuando no Programa de Interiorização da Graduação da UFAC e do Plano Nacional de Formação de Professores para a Educação Básica - PARFOR. É associado a ANPED - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação e a ANPAE - Associação Nacional de Política e Administração da Educação. É membro do Grupo de Pesquisa - Núcleo de Estudos e Pesquisas em Política Educacional, Gestão e Financiamento da Educação.

MARK CLARK ASSEN DE CARVALHO, Universidade Federal do Acre

Doutor em Educação pela PUC/SP no Programa de História, Política Sociedade com estudos de Estágio Pós-Doutoral em Educação realizados no Programa de Currículo e Gestão da Escola Básica/UFPA; Mestre em História e Filosofia da Educação/PUC-SP. e Licenciado em Pedagogia pela Universidade Federal do Acre (1990), Atualmente é Professor Titular da Universidade Federal do Acre/UFAC; Professor Permanente do Mestrado em Educação da UFAC e do Programa de Doutorado em Educação na Amazônia/Educanorte. Tem experiência na área de educação atuando, principalmente, nos seguintes temas: políticas e programas de formação de professores, política educacional, gestão e financiamento da educação, organização e funcionamento de sistemas de ensino, políticas e programas de acesso à educação superior.

Citas

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Publicado

2025-12-05