Ações afirmativas na Pós-Graduação em Educação da UFRN

análise crítica a partir da pesquisa em Rede

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.34019/1984-5499.2025.v27.49937

Palabras clave:

Ações Afirmativas, Políticas Públicas, Pós-Graduação

Resumen

Este artigo apresenta os resultados até o momento alcançados no projeto em rede “Políticas afirmativas na pós-graduação stricto sensu em educação: acesso, permanência e titulação”. A pesquisa, desenvolvida no âmbito do Grupo de Análise de Políticas Públicas Intersetorial (GAPPI), adotou as Abordagens Cognitivas de Políticas Públicas e a Análise Crítica do Discurso como referenciais teóricos e metodológicos. Foram analisadas as ações afirmativas implementadas na UFRN entre 2010 e 2024, com ênfase em seus marcos legais. Os resultados indicam avanços normativos, mas também revelam desafios significativos para a consolidação de uma política afirmativa institucional que seja robusta e transversal. O estudo contribui para a produção de conhecimento crítico sobre inclusão, equidade e justiça social no ensino superior.

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Biografía del autor/a

Bruna Mayara Pereira de Araújo, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Mestranda em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (PPGED/UFRN). Possui graduação em Serviço Social pela Universidade Anhanguera de São Paulo (2016), especialização em Serviço Social, Trabalho e Políticas Sociais pela Faculdade do Seridó (2017), especialização em Micropolítica da Gestão e do Trabalho em Saúde pela Universidade Federal Fluminense (2018). Atualmente é Assistente Social da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, com experiência nas políticas de Saúde e de Assistência Social. Colaboradora no Grupo de pesquisa Grupo de Análise de Políticas Públicas Intersetorial - GAPPI (UFRN). Linha de pesquisa: Educação, política e práxis educativa. 

Andréia da Silva Quintanilha Sousa, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Pós-Doutorado financiado pela CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) realizado na Universidade do Algarve (2016). Pós-doutorado realizado na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2015) e no Observatório da Educação PUCRS (2008/2009), Doutorado (2004) e Mestrado em Educação (2000) pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte e graduação em História pela Universidade Federal de Rondônia (1990). Professora Titular da Universidade Federal de Rondônia (UNIR). Lotada no Departamento de Fundamentos e Política da Educação/Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Professora Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Linha Educação, política e práxis educativas. Atividade de pesquisa nos seguintes projetos: 1) "Análise cognitiva de políticas públicas: cenários, defesas e perspectivas", pesquisa em execução na UFRN, sob o código PVN19841-2022; 2) Políticas afirmativas na pós-graduação stricto sensu em educação: acesso, permanência e titulação 2024-2028 Projeto aprovado pela CAPES - Edital PDPG POLÍTICAS AFIRMATIVAS.Experiência e publicações sobre políticas educacionais, com ênfase nas políticas públicas de inclusão, expansão, acesso, permanência e titulação na educação superior. Estudos sobre a política de ação afirmativa e política de expansão da modalidade a distância. Pesquisadora da Rede Universitas (Eixo5), Grupo ligado ao GT 11 - Política de Educação Superior da ANPED. Líder do Grupo de Pesquisa Análise de Políticas Públicas Intersetorial - GAPPI. 

Letícia Cardoso Lourenço, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Graduada em Letras Inglês pela Universidade Federal de Rio Grande do Norte (2025). Técnica em Eventos pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (2021). Atualmente, participando das seguintes pesquisas em rede: 1) Expansão e qualidade da educação superior no contexto do Plano Nacional de Educação - PNE 2014-2024:transições políticas, novos modos de regulação e perspectivas de controle social"; 2) Políticas afirmativas na pós-graduação stricto sensu em educação: acesso, permanência e titulação 2024-2028. Colaboradora no Grupo de pesquisa Grupo de Análise de Políticas Públicas Intersetorial - GAPPI (UFRN). Áreas de atuação: Educação, Letras, Línguas Estrangeiras Modernas, Eventos, Turismo.

Citas

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Publicado

2025-12-05