Ações afirmativas na Pós-Graduação em Educação da UFRN
análise crítica a partir da pesquisa em Rede
DOI:
https://doi.org/10.34019/1984-5499.2025.v27.49937Palabras clave:
Ações Afirmativas, Políticas Públicas, Pós-GraduaçãoResumen
Este artigo apresenta os resultados até o momento alcançados no projeto em rede “Políticas afirmativas na pós-graduação stricto sensu em educação: acesso, permanência e titulação”. A pesquisa, desenvolvida no âmbito do Grupo de Análise de Políticas Públicas Intersetorial (GAPPI), adotou as Abordagens Cognitivas de Políticas Públicas e a Análise Crítica do Discurso como referenciais teóricos e metodológicos. Foram analisadas as ações afirmativas implementadas na UFRN entre 2010 e 2024, com ênfase em seus marcos legais. Os resultados indicam avanços normativos, mas também revelam desafios significativos para a consolidação de uma política afirmativa institucional que seja robusta e transversal. O estudo contribui para a produção de conhecimento crítico sobre inclusão, equidade e justiça social no ensino superior.
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