Acesso e permanência no Ensino Superior

relatos interseccionais de estudantes com deficiência sobre suas experiências

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34019/1984-5499.2025.v27.49895

Palavras-chave:

Pessoas com deficiência, Políticas de ações afirmativas, Interseccionalidades

Resumo

Este artigo apresenta vivências e desafios de pessoas com deficiência no ensino superior, especialmente quando suas experiências se interseccionalizam com outros marcadores sociais da diferença. Para tanto, reflete-se sobre concepções de deficiência, políticas públicas e preconceitos interseccionais no cotidiano social e universitário. Trata-se de pesquisa qualitativa, exploratória e analítica, baseada em dados de campo com nove estudantes com deficiência de uma universidade comunitária em Minas Gerais. Os relatos revelam lacunas em acessibilidade e adequações no atendimento às suas demandas, abrangendo desde a acessibilidade atitudinal à metodológica. Conclui-se que, apesar das legislações que garantem o ingresso em todos os níveis da educação formal, fatores diversos reiteram barreiras sociais que impactam a permanência no ensino superior.

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Biografia do Autor

Edmarcius Carvalho Novaes, Universidade Vale do Rio Doce

Doutor em Ciências Humanas pela Universidade Federal de Santa Catarina. Professor e pesquisador da Univale, atuando em Cursos de Graduação e no Programa de Mestrado em Gestão Integrada do Território. Coordenador do projeto de pesquisa “Políticas de Ações Afirmativas em Instituições de Ensino Superior em Governador Valadares: uma discussão sobre acesso e equidade".

Tiago de Castro Silva, Universidade Vale do Rio Doce

Mestrando em Gestão Integrada do Território na Universidade Vale do Rio Doce, Minas Gerais, Brasil. Graduado em Psicologia pela Univale. Bolsista de iniciação científica da Univale (BIC UNIVALE), vinculado ao projeto de pesquisa “Políticas de Ações Afirmativas em Instituições de Ensino Superior em Governador Valadares: uma discussão sobre acesso e equidade”.

Sara Edwirgens Barros Silva, Universidade Vale do Rio Doce

Graduada em Pedagogia. Bacharel em Teologia. Mestre em Comunicação Soical e Doutora em Ciências Humanas pela Universidade Federal de santa Catarina UFSC. É professora na Universidade Vale do Rio Doce.

Nathália Caroline Rodrigues Silva Costa, Universidade Vale do Rio Doce

Graduanda em Direito pela Universidade Vale do Rio Doce.

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Publicado

2025-12-05