Acesso e permanência no Ensino Superior
relatos interseccionais de estudantes com deficiência sobre suas experiências
DOI:
https://doi.org/10.34019/1984-5499.2025.v27.49895Palavras-chave:
Pessoas com deficiência, Políticas de ações afirmativas, InterseccionalidadesResumo
Este artigo apresenta vivências e desafios de pessoas com deficiência no ensino superior, especialmente quando suas experiências se interseccionalizam com outros marcadores sociais da diferença. Para tanto, reflete-se sobre concepções de deficiência, políticas públicas e preconceitos interseccionais no cotidiano social e universitário. Trata-se de pesquisa qualitativa, exploratória e analítica, baseada em dados de campo com nove estudantes com deficiência de uma universidade comunitária em Minas Gerais. Os relatos revelam lacunas em acessibilidade e adequações no atendimento às suas demandas, abrangendo desde a acessibilidade atitudinal à metodológica. Conclui-se que, apesar das legislações que garantem o ingresso em todos os níveis da educação formal, fatores diversos reiteram barreiras sociais que impactam a permanência no ensino superior.
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