Educação superior e os desafios da inclusão/exclusão e permanência para a promoção de aprendizagens

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34019/1984-5499.2025.v27.49860

Palavras-chave:

Educação Superior, Permanência Estudantil, Inclusão

Resumo

O artigo analisa a Educação Superior, com foco no acesso, permanência e sucesso acadêmico. Parte-se do problema de que barreiras estruturais, pedagógicas e socioeconômicas ainda comprometem a trajetória de estudantes, sobretudo em situação de vulnerabilidade. O objetivo central é mapear e analisar condições que influenciam a permanência e o sucesso estudantil. A metodologia envolve pesquisa bibliográfico-documental, com análise de microdados do Censo da Educação Superior (INEP, 2018) e de artigos publicados em periódicos Qualis A1/A2 (entre 2010 e 2018). O trabalho dialoga com experiências institucionais, como o AGRAD/CE/UFPB, que objetiva criar estratégias institucionais para diminuição dos índices de abandono/evasão e a ampliação da inclusão e permanência dos estudantes de graduação. Resultados preliminares indicam que a gestão acadêmica deve considerar fatores prévios, institucionais e relacionais que influenciam o acolhimento, a permanência e o sucesso do estudante no ensino superior, de modo a garantir suporte acadêmico, estrutural e social adequados.

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Biografia do Autor

Uyguaciara Veloso Castelo Branco, Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

Doutora em História pela Universidade Federal de Pernambuco (2004), com estágio Pós-Doutoral na Universitat de València - Espanha (2020). Professora Titular da Universidade Federal da Paraíba, lotada no Departamento de Fundamentação da Educação do Centro de Educação (DFE/CE/UFPB) e docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas, Gestão e Avaliação (PPGAVE), nível Mestrado Profissional. Integrou o Projeto Ecossistema de Gestão das Graduações das IFES (EcoGrad)/ANDIFES-COGRAD e coordenou o projeto Ecossistema de Gestão da Educação Básica do Estado da Paraíba (EcoEduPB/SEECT/FAPESQ/PB. É atualmente Coordenadora Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação da UFPB e membro da Rede Universitas/BR, integrando o Projeto “Políticas de Educação Superior: os desafios da inclusão, acesso e permanência no contexto da expansão da Universidade Federal da Paraíba” (Edital Universal CNPq), coordenado pela Profa. Dra. Edineide Jezine (PPGE/PPGAVE/UFPB) e agregado ao Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação e Sociedade (NEPES/CE/UFPB).

Ana Cláudia da Silva Rodrigues, Universidade Federal da Paraíba

Doutora em Educação (Universidade Federal da Paraíba), professora Associada II, lotada e em exercício no Departamento de Fundamentação da Educação, Centro de Educação, da Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

Mônica Nóbrega, Universidade Federal da Paraíba

Doutora em Lingüística e Letras (Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul), professora Associada IV, lotada e em exercício no Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas, Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, da Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

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Publicado

2025-12-05