Educação superior e os desafios da inclusão/exclusão e permanência para a promoção de aprendizagens
DOI:
https://doi.org/10.34019/1984-5499.2025.v27.49860Palavras-chave:
Educação Superior, Permanência Estudantil, InclusãoResumo
O artigo analisa a Educação Superior, com foco no acesso, permanência e sucesso acadêmico. Parte-se do problema de que barreiras estruturais, pedagógicas e socioeconômicas ainda comprometem a trajetória de estudantes, sobretudo em situação de vulnerabilidade. O objetivo central é mapear e analisar condições que influenciam a permanência e o sucesso estudantil. A metodologia envolve pesquisa bibliográfico-documental, com análise de microdados do Censo da Educação Superior (INEP, 2018) e de artigos publicados em periódicos Qualis A1/A2 (entre 2010 e 2018). O trabalho dialoga com experiências institucionais, como o AGRAD/CE/UFPB, que objetiva criar estratégias institucionais para diminuição dos índices de abandono/evasão e a ampliação da inclusão e permanência dos estudantes de graduação. Resultados preliminares indicam que a gestão acadêmica deve considerar fatores prévios, institucionais e relacionais que influenciam o acolhimento, a permanência e o sucesso do estudante no ensino superior, de modo a garantir suporte acadêmico, estrutural e social adequados.
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