Uma questão racial na universidade
experiências de estudantes negras, desafios e estratégias de resistência no ensino superior
DOI:
https://doi.org/10.34019/1984-5499.2025.v27.49827Palavras-chave:
Mulheres negras, Ensino superior, RacismoResumo
O presente artigo analisa criticamente a problemática racial nas experiências de acesso e permanência de estudantes negras nas Instituições de Ensino Superior (IES) do Brasil, considerando que o racismo e o sexismo, enquanto elementos estruturantes da sociedade, impõem barreiras nessas trajetórias. A pesquisa bibliográfica em artigos científicos alinhados à temática, possibilitou a compilação de relatos de estudantes negras de diferentes IES. As experiências foram analisadas por meio da análise de conteúdo e do arcabouço teórico do feminismo negro e decolonial. Os resultados encontrados indicaram a presença de desigualdades estruturais no acesso ao ensino de qualidade na formação básica; a ausência de pertencimento e de representatividade no ambiente acadêmico; e o epistemicídio como fenômeno que apaga saberes e subjetividades não-hegemônicas.
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