Uma questão racial na universidade

experiências de estudantes negras, desafios e estratégias de resistência no ensino superior

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34019/1984-5499.2025.v27.49827

Palavras-chave:

Mulheres negras, Ensino superior, Racismo

Resumo

O presente artigo analisa criticamente a problemática racial nas experiências de acesso e permanência de estudantes negras nas Instituições de Ensino Superior (IES) do Brasil, considerando que o racismo e o sexismo, enquanto elementos estruturantes da sociedade, impõem barreiras nessas trajetórias. A pesquisa bibliográfica em artigos científicos alinhados à temática, possibilitou a compilação de relatos de estudantes negras de diferentes IES. As experiências foram analisadas por meio da análise de conteúdo e do arcabouço teórico do feminismo negro e decolonial. Os resultados encontrados indicaram a presença de desigualdades estruturais no acesso ao ensino de qualidade na formação básica; a ausência de pertencimento e de representatividade no ambiente acadêmico; e o epistemicídio como fenômeno que apaga saberes e subjetividades não-hegemônicas.

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Biografia do Autor

Kellen Oliveira Garcia, Universidade Federal de São João del Rei

Psicóloga formada pela Universidade Federal de São João del Rei (UFSJ).

Isabela Saraiva de Queiroz, Universidade Federal de São João del Rei

Doutora em Psicologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Docente do Departamento de Psicologia da Universidade Federal de São João del Rei (UFSJ). Coordenadora do Núcleo de Estudos de Gênero, Raça e Direitos Humanos da UFSJ.

Larissa Cristine Oliveira Ribeiro, Universidade Federal de São João del Rei

Bacharel em Psicologia pelo Centro Universitário do Rio São Francisco (UNIRIOS). Mestranda em Psicologia pela Universidade Federal de São João del Rei (UFSJ).

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Publicado

2025-12-05