Desafios para permanência na graduação

análise dos motivos para a evasão estudantil em um Instituto Federal de Ensino

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34019/1984-5499.2025.v27.49783

Palavras-chave:

Permanência, Evasão, Educação Superior

Resumo

Buscou-se neste artigo, refletir sobre os desafios para permanência de estudantes de graduação, a partir da exploração e análise das razões relatadas como determinantes para o cancelamento de matrícula em três cursos superiores de tecnologia de um Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia. Para atingir esse objetivo, foram analisados os conteúdos de 22 relatórios de entrevistas de saída de estudantes (produzidos pelo Serviço Social do Campus). O estudo, fundamentando-se em obras como Coulon (2017), Santos (2019), Senkevics (2021) e Santos e Garcia (2024), revelou que, apesar da discussão sobre permanência ser geralmente associada às questões de desigualdades sociais, existem diversos aspectos (pessoais, institucionais, socioeconômicos etc.) que podem interferir negativamente na permanência estudantil, sendo que no contexto investigado, destacaram-se questões relacionadas à definição e identificação com o curso.

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Biografia do Autor

Djair Araújo Santos, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA)

Mestre em Gestão de Políticas Públicas pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - UFRB (2024). Técnico Administrativo em Educação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA).

Rosineide Pereira Mubarack Garcia, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB)

Doutora em Educação pela Universidade Federal da Bahia - UFBA (2008). Professora Associada da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). Vinculada ao Curso de Licenciatura em Biologia e ao Programa de Pós-graduação em Gestão de Políticas Públicas (PPGGPP).

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Publicado

2025-12-05