Acesso à educação superior no Brasil

das origens às políticas de democratização do século XXI

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34019/1984-5499.2025.v27.49482

Palavras-chave:

Acesso, Educação Superior, Democratização

Resumo

A histórica insuficiência de vagas diante da crescente demanda por educação superior no Brasil levou à adoção de mecanismos de acesso marcados pela seletividade, contribuindo para a elitização desse nível educacional. O presente artigo tem como objetivo discutir a evolução histórica das políticas de acesso à educação superior no Brasil, desde suas origens até a contemporaneidade, com foco nas inovações do atual sistema ENEM/SiSU. Por meio de uma análise documental e histórica, discute-se o campo de disputas que se estabelece ao longo da história acerca do acesso à educação superior no país. Na perspectiva analítica da pesquisa, conferiu-se que as políticas de acesso oscilam entre estratégias de ampliação/contenção, com predomínio do movimento de democratização nas últimas décadas. Mesmo com avanços, ainda não se consolidou a superação da tensão entre desigualdades sociais e seletividade educacional. Entende-se que essa seletividade fragiliza o processo democrático e, por conseguinte, perpetua desigualdades no interior do sistema educativo.

Palavras-chave: Acesso. Educação Superior. Democratização.

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Biografia do Autor

Natália Gomes dos Reis Dutra, Universidade Federal de Pernambuco - UFPE

Doutoranda e Mestra em Psicologia pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), com Especialização em Intervenção em Psicologia da Educação, pela Faculdade Frassinetti do Recife (FAFIRE), Graduação em Psicologia e Bacharelado em Psicologia pela Universidade Federal de Pernambuco. Atualmente é Psicóloga da Universidade Federal de Pernambuco, lotada no Centro Acadêmico de Vitória - CAV/UFPE, onde ocupa no momento o cargo de coordenadora da Coordenação Setorial de Assistência Estudantil (CAEST). Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase nas áreas de Psicologia da Educação, Psicologia Social, Experimental e Neuropsicologia com interesse principalmente nos seguintes temas: Políticas públicas para a Educação Superior; atuação do psicólogo na Educação Superior; Teoria das Representações Sociais.

Fatima Maria Leite Cruz, Universidade Federal de Pernambuco - UFPE

Professora Titular da Universidade Federal de Pernambuco, Centro de Educação, Departamento de Psicologia, Inclusão e Educação -DPSIE. Professora efetiva do Programa de Pós Graduação em Psicologia - Graduação em Psicologia - UFPE (1977), Psicóloga educacional nas redes pública e privada da Educação Básica (1978-2006), Mestrado em Educação UFPE (1998) e Doutorado em Educação UFPE (2006). Estágio Pós-Doutoral na Universidade Estácio de Sá - RJ, (2017) sob a supervisão da Profa. Alda Judith Alves-Mazzotti, Bolsista da CAPES-PNPD. Parecerista de periódicos científicos (Psicologia e saber social, Revista Psicologia Sociedade, Revista Subjetividades UNIFOR, Em teia Revista em educação matemática e tecnológica ibero-americana, Reveduc Revista eletrônica de educação - UFSC, Revista saberes docentes em ação, Revista de pesquisa qualitativa, Revista Cocar, Revista olhar de professor) e de projetos submetidos à CAPES/CNPq e à Fundação Carlos Chagas. Líder do grupo de estudos e pesquisas NUFOPE, Pesquisadora no Laboratório de Interação Humana - LABINT - da UFPE e participante do Laboratório Acolher do Centro de Educação da UFPE. Na Associação Nacional de Pesquisa em Pós-Graduação em Psicologia - ANPEPP - integra o GT - Memória, Identidade e Representações Sociais. Desenvolve pesquisas com foco psicossocial e abordagem da Teoria das Representações Sociais. Temáticas de interesse: Processos psicossociais de inclusão/exclusão, famílias e contextos de desenvolvimento, formação de professores, identidade, avaliação educacional e da aprendizagem, representações e práticas sociais.

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Publicado

2025-12-05