Acesso à educação superior de estudantes pendulares na perspectiva das políticas públicas no neoliberalismo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34019/1984-5499.2025.v27.49218

Palavras-chave:

Neoliberalismo, Acesso à Educação Superior, Deslocamentos Pendulares Estudantis

Resumo

O estudo analisa o acesso ao ensino superior por estudantes pendulares da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT), Campus Jane Vanini, com o objetivo de compreender de que forma as políticas públicas, orientadas por princípios neoliberais, influenciam esse acesso. A pesquisa justifica-se pela relevância social e educacional do fenômeno da pendularidade, que evidencia desigualdades territoriais e limitações no direito à educação. Adotou-se uma abordagem quanti-qualitativa, com base em levantamento bibliográfico, análise documental e utilização de dados fornecidos pela Secretaria de Apoio Acadêmico, referentes ao semestre 2024/2. Os resultados indicam que aproximadamente 7% dos estudantes realizam deslocamentos diários entre suas residências e o campus universitário. Verificou-se a insuficiência das políticas de assistência estudantil e a ausência de ações afirmativas sensíveis às especificidades dos estudantes pendulares, o que compromete as condições de acesso ao ensino superior.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Aparecida da Silva, Universidade do Estado de Mato Grosso

Possui graduação em Licenciatura em Pedagogia (2016) e Bacharelado em Ciência da Computação (2022) pela Universidade do Estado de Mato Grosso, Segunda Licenciatura em Matemática (2023). Pós graduação em Avaliação Educacional (2018) e Arquitetura e Infraestrutura de T.I (2023). Atualmente é professora alfabetizadora na Escola Municipal Santos Dumont, na cidade Cáceres - MT. Mestranda em Educação pela Universidade do Estado de Mato Grosso, sob orientação do professor Dr. Fernando Cezar Vieira Malange.

Fernando Cezar Vieira Malange, Universidade do Estado de Mato Grosso

Possui doutorado em Eng. Elétrica/ Automação pela UNESP de Ilha Solteira (2010), mestrado em Ciências da Computação pela Universidade Federal de Santa Catarina (2004), especialização em Educação a Distância pela UnB (2000) e graduação em Processamento de Dados pela UNESP de Bauru (1989). É professor da Universidade do Estado de Mato Grosso desde 1993, atualmente como docente permanente do Programa de Pós-graduação em Educação-PPGEdu e da Faculdade de Ciências Exatas e Tecnológica-FACET do Campus de Cáceres. É Coordenador de Grupo de Estudos e Pesquisas do CNPQ (Políticas de Acesso e Permanência na Educação Superior - GPAPES) e coordena o Projeto Acesso e Permanência no Processo de Expansão da Educação Superior na Unemat (PROAPES). Integra a Rede Universitas/Br. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Inteligência Artificial (Aprendizagem de máquina e Robótica Educacional) e em Educação, com ênfase em Políticas Educacionais, atuando principalmente no tema Políticas de acesso e permanência à educação superior e Educação a Distância.

Referências

ANDERSON, Perry. Balanço do neoliberalismo. (In SADER, Emir & GENTILI, Pablo (orgs.) Pós-neoliberalismo: as políticas sociais e o Estado democrático. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1995, p. 9-23.). Disponível em: https://www.unirio.br/unirio/cchs/ess/Members/giselle.souza/politica-social-ii/texto-1-balanco-do-neoliberalismo-anderson. Acesso em: 09 mai. 2025.

BORON, Atilio A. Después del saqueo: el capitalismo latinoamericano a comienzos del nuevo siglo. In: Política y movimientos sociales en un mundo hegemónico. Lecciones desde África, Asia y América Latina. Boron, Atilio A.; Lechini, Gladys. CLACSO, Consejo Latinoamericano de Ciencias Sociales, BuenosAires. Julio 2006. ISBN 987-1183-41-0. Disponível em: World Wide Web: http://bibliotecavirtual.clacso.org.ar/ar/libros/sursur/politica/PIICuno1.pdf. Acesso em: 10 mai. 2025.

CARVALHO, José Murilo de. Cidadania no Brasil. O longo Caminho. 3ª ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2002.

DELGADO, Paulo Roberto; DESCHAMPS, Marley Vanice; MOURA, Rosa; CINTRA, Anael Pinheiro de Ulhôa. Mobilidades nas regiões metropolitanas brasileiras: processos migratórios e deslocamentos pendulares. In: BALBIM, Renato; KRAUSE, Cleandro; LINKE, Clarisse Cunha. Cidade e movimento: mobilidades e interações no desenvolvimento urbano. Brasília: Ipea: ITDP, 2016. Disponível em: https://portalantigo.ipea.gov.br/agencia/images/stories/PDFs/livros/livros/160905_livro_cidade_movimento.pdf. Acesso em: 08 mai. 2024.

LARA, J. C. de. DESLOCAMENTOS PENDULARES ESTUDANTIS: UM ESTUDO DE CASO NO CAMPUS JANE VANINI DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO. Anais do Simpósio Latino-Americano de Estudos de Desenvolvimento Regional, IJUÍ – RS - BRASIL, v. 3, n. 1, 2023. Disponível em: https://publicacoeseventos.unijui.edu.br/index.php/slaedr/article/view/22921. Acesso em: 11 mai. 2025.

LIMA, Elizeth Gonzaga dos Santos; MESQUITA, Marcos Paulo de; SOUZA, Lourdes Aparecida de. Acesso e permanência na educação superior: interface com o ensino médio. In: VELOSO, Tereza Christina Mertens Aguiar; LIMA, Elizeth Gonzaga dos Santos et al. Permanência e evasão na educação superior: fatores interferentes, interfaces com ensino médio público e possibilidades de avanço nas políticas públicas. Cáceres-MT: Editora Unemat, 2022. p. 72-89. Disponível em: https://portal.unemat.br/media/files/Permanencia_e_evasao_na_educacao_superior.pdf. Acesso em 05 mai. 2025.

MACIEL, Carina Elisabeth; CUNHA JÚNIOR, Mauro; TEIXEIRA, Samanta Felisberto. Desafios do acesso à educação superior para estudantes do ensino médio público. In: VELOSO, Tereza Christina Mertens Aguiar; LIMA, Elizeth Gonzaga dos Santos et al. Permanência e evasão na educação superior: fatores interferentes, interfaces com ensino médio público e possibilidades de avanço nas políticas públicas. Cáceres-MT: Editora Unemat, 2022. p. 189-208. Disponível em: https://portal.unemat.br/media/files/Permanencia_e_evasao_na_educacao_superior.pdf. Acesso em: 05 mai. 2025.

MENCHISE, Rose Marya; FERREIRA, Diogo Menchise; ÁLVAREZ, Antón Lois Fernandez. Neoliberalismo, políticas públicas e desigualdades: uma análise principalmente do Brasil. Dilemas, Rev. Estud. Conflito Controle Soc. 16, 2023. Disponível em: https://doi.org/10.4322/dilemas.v16n1.49274. Acesso em: 29 mai. 2025.

MORAES, Reginaldo C. O neoliberalismo. De onde vem, para onde vai? São Paulo: Editora Senac, 2001.

SANTOS. D. B. R. Para além das cotas: a permanência de estudantes negros no ensino superior como política de ação afirmativa. 2009. 214f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal da Bahia, Salvador, BA, 2009. Disponível em: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/11778. Acesso em: 07 mai. 2025

VELOSO, Tereza Christina Mertens Aguiar; NOGUEIRA, Patrícia Simone; ZARDO, Luiz André Ribeiro. A expansão da educação superior pública em Mato Grosso e o acesso dos estudantes da escola pública. In: VELOSO, Tereza Christina Mertens Aguiar; LIMA, Elizeth Gonzaga dos Santos et al. Permanência e evasão na educação superior: fatores interferentes, interfaces com ensino médio público e possibilidades de avanço nas políticas públicas. Cáceres-MT: Editora Unemat, 2022. p. 19-39. Disponível em: https://portal.unemat.br/media/files/Permanencia_e_evasao_na_educacao_superior.pdf. Acesso em: 05 mai. 2025.

Downloads

Publicado

2025-12-05