Acesso à educação superior de estudantes pendulares na perspectiva das políticas públicas no neoliberalismo
DOI:
https://doi.org/10.34019/1984-5499.2025.v27.49218Palavras-chave:
Neoliberalismo, Acesso à Educação Superior, Deslocamentos Pendulares EstudantisResumo
O estudo analisa o acesso ao ensino superior por estudantes pendulares da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT), Campus Jane Vanini, com o objetivo de compreender de que forma as políticas públicas, orientadas por princípios neoliberais, influenciam esse acesso. A pesquisa justifica-se pela relevância social e educacional do fenômeno da pendularidade, que evidencia desigualdades territoriais e limitações no direito à educação. Adotou-se uma abordagem quanti-qualitativa, com base em levantamento bibliográfico, análise documental e utilização de dados fornecidos pela Secretaria de Apoio Acadêmico, referentes ao semestre 2024/2. Os resultados indicam que aproximadamente 7% dos estudantes realizam deslocamentos diários entre suas residências e o campus universitário. Verificou-se a insuficiência das políticas de assistência estudantil e a ausência de ações afirmativas sensíveis às especificidades dos estudantes pendulares, o que compromete as condições de acesso ao ensino superior.
Downloads
Referências
ANDERSON, Perry. Balanço do neoliberalismo. (In SADER, Emir & GENTILI, Pablo (orgs.) Pós-neoliberalismo: as políticas sociais e o Estado democrático. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1995, p. 9-23.). Disponível em: https://www.unirio.br/unirio/cchs/ess/Members/giselle.souza/politica-social-ii/texto-1-balanco-do-neoliberalismo-anderson. Acesso em: 09 mai. 2025.
BORON, Atilio A. Después del saqueo: el capitalismo latinoamericano a comienzos del nuevo siglo. In: Política y movimientos sociales en un mundo hegemónico. Lecciones desde África, Asia y América Latina. Boron, Atilio A.; Lechini, Gladys. CLACSO, Consejo Latinoamericano de Ciencias Sociales, BuenosAires. Julio 2006. ISBN 987-1183-41-0. Disponível em: World Wide Web: http://bibliotecavirtual.clacso.org.ar/ar/libros/sursur/politica/PIICuno1.pdf. Acesso em: 10 mai. 2025.
CARVALHO, José Murilo de. Cidadania no Brasil. O longo Caminho. 3ª ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2002.
DELGADO, Paulo Roberto; DESCHAMPS, Marley Vanice; MOURA, Rosa; CINTRA, Anael Pinheiro de Ulhôa. Mobilidades nas regiões metropolitanas brasileiras: processos migratórios e deslocamentos pendulares. In: BALBIM, Renato; KRAUSE, Cleandro; LINKE, Clarisse Cunha. Cidade e movimento: mobilidades e interações no desenvolvimento urbano. Brasília: Ipea: ITDP, 2016. Disponível em: https://portalantigo.ipea.gov.br/agencia/images/stories/PDFs/livros/livros/160905_livro_cidade_movimento.pdf. Acesso em: 08 mai. 2024.
LARA, J. C. de. DESLOCAMENTOS PENDULARES ESTUDANTIS: UM ESTUDO DE CASO NO CAMPUS JANE VANINI DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO. Anais do Simpósio Latino-Americano de Estudos de Desenvolvimento Regional, IJUÍ – RS - BRASIL, v. 3, n. 1, 2023. Disponível em: https://publicacoeseventos.unijui.edu.br/index.php/slaedr/article/view/22921. Acesso em: 11 mai. 2025.
LIMA, Elizeth Gonzaga dos Santos; MESQUITA, Marcos Paulo de; SOUZA, Lourdes Aparecida de. Acesso e permanência na educação superior: interface com o ensino médio. In: VELOSO, Tereza Christina Mertens Aguiar; LIMA, Elizeth Gonzaga dos Santos et al. Permanência e evasão na educação superior: fatores interferentes, interfaces com ensino médio público e possibilidades de avanço nas políticas públicas. Cáceres-MT: Editora Unemat, 2022. p. 72-89. Disponível em: https://portal.unemat.br/media/files/Permanencia_e_evasao_na_educacao_superior.pdf. Acesso em 05 mai. 2025.
MACIEL, Carina Elisabeth; CUNHA JÚNIOR, Mauro; TEIXEIRA, Samanta Felisberto. Desafios do acesso à educação superior para estudantes do ensino médio público. In: VELOSO, Tereza Christina Mertens Aguiar; LIMA, Elizeth Gonzaga dos Santos et al. Permanência e evasão na educação superior: fatores interferentes, interfaces com ensino médio público e possibilidades de avanço nas políticas públicas. Cáceres-MT: Editora Unemat, 2022. p. 189-208. Disponível em: https://portal.unemat.br/media/files/Permanencia_e_evasao_na_educacao_superior.pdf. Acesso em: 05 mai. 2025.
MENCHISE, Rose Marya; FERREIRA, Diogo Menchise; ÁLVAREZ, Antón Lois Fernandez. Neoliberalismo, políticas públicas e desigualdades: uma análise principalmente do Brasil. Dilemas, Rev. Estud. Conflito Controle Soc. 16, 2023. Disponível em: https://doi.org/10.4322/dilemas.v16n1.49274. Acesso em: 29 mai. 2025.
MORAES, Reginaldo C. O neoliberalismo. De onde vem, para onde vai? São Paulo: Editora Senac, 2001.
SANTOS. D. B. R. Para além das cotas: a permanência de estudantes negros no ensino superior como política de ação afirmativa. 2009. 214f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal da Bahia, Salvador, BA, 2009. Disponível em: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/11778. Acesso em: 07 mai. 2025
VELOSO, Tereza Christina Mertens Aguiar; NOGUEIRA, Patrícia Simone; ZARDO, Luiz André Ribeiro. A expansão da educação superior pública em Mato Grosso e o acesso dos estudantes da escola pública. In: VELOSO, Tereza Christina Mertens Aguiar; LIMA, Elizeth Gonzaga dos Santos et al. Permanência e evasão na educação superior: fatores interferentes, interfaces com ensino médio público e possibilidades de avanço nas políticas públicas. Cáceres-MT: Editora Unemat, 2022. p. 19-39. Disponível em: https://portal.unemat.br/media/files/Permanencia_e_evasao_na_educacao_superior.pdf. Acesso em: 05 mai. 2025.
