Educação superior de refugiados e ambiente nutridor

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.34019/1984-5499.2025.v27.49023

Palabras clave:

Ambiente Nutridor, Educação Superior, Refugiados, Inclusão Social

Resumen

Diante do crescente número de pessoas refugiadas no mundo e da importância da educação superior como meio de inclusão e ascensão social, este estudo analisa a experiência de estudantes refugiados na educação superior a partir do referencial analítico-comportamental de Ambiente Nutridor. A pesquisa qualitativa de caso foi realizada em uma universidade pública do norte do Brasil e evidenciou que, embora haja avanços em políticas de acesso, persistem desafios para garantir um ambiente verdadeiramente nutridor para estudantes refugiados. Aspectos como barreiras linguísticas, discriminação, insegurança socioeconômica e documental dificultam a permanência e o bem-estar. Por outro lado, práticas institucionais de apoio, relações pró-sociais e espaços de pertencimento mostraram-se essenciais para minimizar eventos tóxicos e promover flexibilidade psicológica. O estudo conclui que a estruturação intencional de ambientes que estimulem vínculos positivos e apoio contínuo é fundamental para a permanência acadêmica de refugiados no ensino superior.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Anne Victoria, Universidade Federal do Pará

Mestre em Teoria e Pesquisa do Comportamento pelo Programa de Pós-Graduação em Teoria e Pesquisa do Comportamento (PPGTPC), Universidade Federal do Pará. 

Fernanda Souza da Silva , Universidade Federal do Pará

Graduanda em Psicologia pela Universidade Federal do Pará (UFPA). 

Aline Beckmann de Castro Menezes, Universidade Federal do Pará

Professora da Faculdade de Psicologia e do Programa de Pós Graduação em Teoria e Pesquisa do Comportamento (PPGTPC) da Universidade Federal do Pará. 

Citas

ALMEIDA, Ana Isabel; DIAS, Diana; LIMA, Patrícia. Democratização do acesso e sucesso no ensino superior: uma comparação entre Portugal e Brasil. Revista de Educação e Pesquisa, v. 38, n. 2, p. 895–915, 2012. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S1414-40772012000300014. Acesso em: 4 jun. 2025.

BIGLAN, Anthony. The nurture effect: how the science of human behavior can improve our lives and our world. Oakland: New Harbinger Publications, 2015.

BRASIL. Lei nº 13.445, de 24 de maio de 2017. Institui a Lei de Migração. Diário Oficial da União: seção 1, Brasília, DF, 25 maio 2017. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2017/lei/l13445.htm. Acesso em: 4 jun. 2025.

BRASIL. Lei nº 9.474, de 22 de julho de 1997. Define mecanismos para a implementação do Estatuto dos Refugiados de 1951 e dá outras providências. Diário Oficial da União: seção 1, Brasília, DF, 23 jul. 1997. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9474.htm. Acesso em: 4 jun. 2025.

CAREGNATO, Fabiana; MIORANDO, Gustavo; BALDASSO, Cristiane. Relações interpessoais e socialização no contexto universitário. Revista Brasileira de Educação, v. 27, e270058, 2022. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1984-0411.85949. Acesso em: 4 jun. 2025.

CAVALCANTE, Anne Victoria Castro de Moura; SILVA, Alessandro Carneiro da; MENEZES, Aline Beckmann de Castro. Ensino remoto emergencial: a perda do sentimento de pertencimento à universidade. Revista Entreideias: Educação, Cultura e Sociedade, Salvador, v. 12, n. 2, 2023. Disponível em: https://doi.org/10.9771/re.v13i02.50893. Acesso em: 4 jun. 2025.

CERVALLOS, María; VASSORI, Maria Carolina; GUILHERME, Ana Maria. Barreiras linguísticas e bem-estar de refugiados na universidade. Educação em Foco, v. 29, n. 1, p. 123–141, 2024.

CLARKE, Victoria; BRAUN, Virginia. Using thematic analysis in psychology. Qualitative Research in Psychology, v. 3, n. 2, p. 77–101, 2006. Disponível em: https://doi.org/10.1191/1478088706qp063oa. Acesso em: 4 jun. 2025.

GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 7. ed. São Paulo: Atlas, 2023.

HAYES, Steven C.; STROSAHL, Kirk D.; WILSON, Kelly G. Acceptance and commitment therapy: an experiential approach to behavior change. New York: Guilford Press, 1999.

PIXEL. Comunicação institucional e inclusão de públicos vulneráveis. s.d. Recuperado de https://together.pixel-online.org/files/guidelines/Guidelines_Portuguese%20Version.pdf. Acesso em: 4 jun. 2025.

ROCHA, Daniela et al. Cátedra Sérgio Vieira de Mello e políticas de acesso ao ensino superior para refugiados no Brasil. Revista Interdisciplinar de Mobilidade Humana, v. 29, n. 59, p. 145–167, 2021.

SANTOS, Jéssica. Exclusão no ensino superior: barreiras institucionais e socioculturais. Revista Brasileira de Educação, v. 22, n. 69, p. 87–104, 2017.

SANTOS, Jéssica. Direitos humanos e acesso à educação para refugiados. Educação e Sociedade, v. 42, n. 154, p. 45–61, 2021.

SANTOS, Jéssica; COSTA, Marcelo. Estressores acadêmicos e saúde mental no ensino superior. Revista Psicologia e Educação, v. 30, n. 1, p. 50–67, 2023. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/encena/article/view/16216/21529. Acesso em: 4 jun. 2025.

SOARES, Ana Paula; DEL PRETTE, Zilda A. P. Competência social e adaptação universitária: relações e intervenções. Psicologia Escolar e Educacional, v. 19, n. 1, p. 81–88, 2015.

SOUZA, Mayra. Análise temática em pesquisas qualitativas: proposta de sistematização. Cadernos de Pesquisa Qualitativa, v. 7, n. 1, p. 34–55, 2019.

ULLAH, Hazir; WILSON, Mark. Social integration of refugee students: challenges and strategies. Journal of Higher Education Policy and Management, v. 29, n. 1, p. 25–37, 2007.

United Nations High Commissioner for Refugees. (2023, September). Unlocking Potential: The Right to Education and Opportunity. Disponível em: https://www.unhcr.org/media/unhcr-education-report-2023-unlocking-potential-right-education-and-opportunity? Acesso em: 4 jun. 2025.

United Nations High Commissioner for Refugees. (2024). Education Report 2024 – Refugee education: five years after the launch of the 2030 Refugee Education Strategy. Disponível em: https://www.unhcr.org/media/unhcr-education-report-2024-refugee-education-five-years-launch-2030-refugee-education. Acesso em: 4 jun. 2025.

Publicado

2025-12-05