Políticas de Educação Superior

as perspectivas e os desafios do ingresso e da permanência de estudantes migrantes

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34019/1984-5499.2025.v27.48872

Palavras-chave:

Educação superior. Migração. Permanência estudantil

Resumo

Este artigo analisa criticamente as políticas de educação superior no Brasil, enfocando as perspectivas e os desafios relacionados ao ingresso e à permanência de estudantes migrantes. Trata-se de uma pesquisa qualitativa de natureza exploratória, ancorada na análise documental de normativas educacionais e em entrevistas semiestruturadas com estudantes migrantes inseridos em instituições públicas de ensino superior no estado de São Paulo. A análise evidenciou que, apesar de avanços normativos, persistem barreiras institucionais, culturais e socioeconômicas que dificultam a plena inclusão desses sujeitos. O estudo conclui que a promoção de uma política educacional efetivamente inclusiva requer a articulação de ações intersetoriais e a adoção de uma pedagogia anticolonial.

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Biografia do Autor

Douglas Manoel Antonio de Abreu Pestana Santos, Universidade Ibirapuera

Mestre e Doutor em educação. Psicanalista e pesquisador, graduado em Pedagogia com ênfase em inclusão e diversidade, bem como bacharel em Administração. Especialista em Tecnologias Educacionais pela Universidade de São Paulo (USP). Atualmente atua como pesquisador colaborador voluntário na Cátedra Otavio Frias Filho de Estudos em Comunicação, Democracia e Diversidade, vinculada ao Instituto de Estudos Avançados da USP (IEA-USP). Membro da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). Sua pesquisa atual, na área da educação, concentra-se na análise do Transtorno do Espectro Autista (TEA) no contexto de migrantes na educação básica, na Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). 

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Publicado

2025-12-05