Políticas de Educação Superior
as perspectivas e os desafios do ingresso e da permanência de estudantes migrantes
DOI:
https://doi.org/10.34019/1984-5499.2025.v27.48872Palavras-chave:
Educação superior. Migração. Permanência estudantilResumo
Este artigo analisa criticamente as políticas de educação superior no Brasil, enfocando as perspectivas e os desafios relacionados ao ingresso e à permanência de estudantes migrantes. Trata-se de uma pesquisa qualitativa de natureza exploratória, ancorada na análise documental de normativas educacionais e em entrevistas semiestruturadas com estudantes migrantes inseridos em instituições públicas de ensino superior no estado de São Paulo. A análise evidenciou que, apesar de avanços normativos, persistem barreiras institucionais, culturais e socioeconômicas que dificultam a plena inclusão desses sujeitos. O estudo conclui que a promoção de uma política educacional efetivamente inclusiva requer a articulação de ações intersetoriais e a adoção de uma pedagogia anticolonial.
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