Desafios e Possibilidades do Jogo da Memória como estratégia educativa no ensino de Biologia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34019/1984-5499.2025.v27.48377

Palavras-chave:

Metodologias Ativas, Jogos Didáticos, Aprendizagem significativa, Educação lúdica, Biologia celular

Resumo

O estudo avaliou a eficácia de um jogo da memória como ferramenta pedagógica no ensino de organelas celulares. A pesquisa, de caráter exploratório e abordagem quali-quantitativa, foi realizada com 54 estudantes do Ensino Médio. O jogo Memory Bio, feito com materiais recicláveis, apresenta informações sobre organelas em um tabuleiro lúdico. Após a aplicação, um questionário com escala de Likert mediu a aceitação da atividade, que superou 60%. Os resultados indicam que o jogo contribuiu para o aprendizado de forma lúdica, acessível e atrativa, promovendo cooperação e engajamento. Conclui-se que metodologias ativas, como jogos didáticos, são estratégias eficazes para o ensino de Ciências.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Arliane Lima de Mesquita, Universidade Estadual do Ceará

Licenciada em Ciências Biológicas (UECE); Curso de Ciências Biológicas modalidade a distância (BIOEAD-UECE/UAB); Fortaleza-CE, Brasil.

 

 

Josiany Costa de Souza, Universidade Estadual do Ceará

Mestre em Tecnologia e Gestão Ambiental (IFCE); Curso de Ciências Biológicas modalidade a distância (BIOEAD-UECE/UAB); Fortaleza-CE, Brasil.

 

 

Lydia Dayanne Maia Pantoja, Universidade Estadual do Ceará

Doutora em Engenharia Civil (área de concentração em Saneamento Ambiental) - (UFC) Professora Adjunto da Universidade Estadual do Ceará; Curso de Ciências Biológicas modalidade a distância (BIOEAD-UECE/UAB); Fortaleza-CE, Brasil.

 

 

Cibele Castro Monteiro, Universidade Estadual do Ceará

Doutora em Sistemática, uso e conservação da Biodiversidade (UFC); Universidade Estadual do Ceará, Curso de Ciências Biológicas modalidade a distância (BIOEAD-UECE/UAB); Fortaleza-CE, Brasil.

 

Referências

AGUIAR, Bernardo; CORREIA, Walter; CAMPOS, Fábio. Uso da Escala Likert na análise de jogos. Revista Arts & Design Track – Short Papers, 2011.

ALMEIDA, Franciane Silva; OLIVEIRA, Patrícia Batista de; REIS, Deyse Almeida dos. A importância dos jogos didáticos no processo de ensino-aprendizagem: uma revisão integrativa. Pesquisa, Sociedade e Desenvolvimento, [S. l.], v. 4, p. e41210414309, 2021. DOI: 10.33448/rsd-v10i4.14309.

ANDRADE, Raul de Lima Soares de; NOBREGA, Michele Aparecida dos Santos. Memorizando genes: um jogo da memória para o ensino de genética mendeliana. Contribuciones a Las Ciencias Sociales, v. 16, n. 10, p. 19276–19286, 2023.

ARAÚJO, Paulo Alves de. O papel do estágio supervisionado na formação de professores da licenciatura em educação profissional e tecnológica. Revista Nova Paideia - Revista Interdisciplinar em Educação e Pesquisa, [S. l.], v. 6, n. 3, p. 338–349, 2024. DOI: 10.36732/riep.v6i3.541. Disponível em: https://ojs.novapaideia.org/index.php/RIEP/article/view/541.

BRASIL. Conselho Nacional de Ética em Pesquisa. Normas para pesquisa envolvendo seres humanos: Res. CNS 466/2012. Brasília, DF: Ministério da Saúde, 2013.

CAMARGO, Carmen Aparecida Cardoso Maia; CAMARGO, Marcio Antonio Ferreira; SOUZA, Virginia de Oliveira. A importância da motivação no processo ensino-aprendizagem. Revista Thema, Pelotas, v. 16, n. 3, p. 598–606, 2019. DOI: 10.15536/thema.V16.2019.598-606.1284.

DUQUE, Kay Amparo Santos; LIMA, Cristiane Vieira; VIEIRA, Lucas José; BARROS, Renata de Lima; SANTOS, Luciano dos; CALAZANS, Maria Inês Pardo; GOMES, Renara Meira; DUARTE, Ana Cristina Santos. Importância da metodologia ativa na formação do enfermeiro: implicações no processo ensino-aprendizagem. Revista Eletrônica Acervo Saúde, n. 36, p. e2022, 23 dez. 2019.

SANTOS, I.; FARIAS, Fernando Luiz Barbosa; MELO, Lívia Duarte Marinho de; SILVA, Ana Carla Barbosa da; FREITAS, Danília de Lima; ELEUTÉRIO, Deise Araújo; BARROS, Adrianne Teixeira. O jogo da memória como ferramenta lúdica para o ensino de zoologia no ensino médio. Brazilian Journal of Development, v. 6, n. 5, p. 27105-27113, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.34117/bjdv6n5-239.

FERREIRA, Marta Beatriz Sarinho; SILVA, Alessandra Maria Pereira Martins da; ARAÚJO, Monica Lopes Folena. Contribuições de um jogo didático para o processo de ensino e aprendizagem sobre organelas celulares. In: Anais IV CONEDU. Campina Grande: Realize Editora, 2017. Disponível em: https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/36298. Acesso em: 22 jan. 2024.

GODOY, Arilda Schmidt. Pesquisa qualitativa: tipos fundamentais. Revista de Administração de Empresas, São Paulo, v. 35, n. 3, p. 20-29, 1995.

LIMA, Maria Aparecida de; LOPES, Suzana Gomes; SILVA, Alexandre Leite dos Santos. Jogos didáticos no ensino de Ciências: um panorama da produção encontrada na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações. Revista de Ensino, Educação e Ciências Humanas, [S. l.], v. 24, n. 3, p. 327–334, 2023. DOI: 10.17921/2447-8733.2023v24n3p327-334. Disponível em: https://revistaensinoeeducacao.pgsscogna.com.br/ensino/article/view/10441. Acesso em: 4 jun. 2024.

MACHADO, José Ronaldo de Freitas. Metodologias de pesquisa: um diálogo quantitativo, qualitativo e quali-quantitativo. Devir Educação, [S. l.], v. 7, n. 1, p. e–697, 2023. DOI: 10.30905/rde.v7i1.697. Disponível em: https://devireducacao.ded.ufla.br/index.php/DEVIR/article/view/697. Acesso em: 3 jun. 2024.

MACHADO, Mariana; ALVES, Isabelle Santos; MAIA, Eva Rita Ribeiro Medeiro; MAGALHÃES, Alessandra Alves da Silva. Elaboração de um jogo didático de biofísica como ferramenta de aprendizado e motivação para acadêmicos do curso de medicina. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 43, 2021. DOI: 10.1590/1806-9126-RBEF-2021-0101

MAGALHÃES, Ana Paula de Almeida Saraiva; NUNES, Iago Victor Pires de Souza; ALMEIDA, Pedro Henrique Aquino de. O jogo como recurso didático no processo ensino-aprendizagem da matemática: uma experiência na formação do futuro docente. Revista Mirante, v. 17, n. 1, jun. 2024.

MENEZES, Jéssica Alencar Faial de. Jogos didáticos no ensino de ciências: uma proposta contextualizada para promoção do processo de ensino-aprendizagem. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências com Habilitação em Biologia) – Instituto Federal de Rondônia, Guajará-Mirim, 2022.

PINTO, Lucas Quevedo; SOARES, Guilherme Mendes; LOPES, Júlia Fernandes. Descobrindo os elementos: a elaboração de jogos didáticos como alternativa de ensino. Brazilian Journal of Development, v. 7, n. 1, p. 2247-2253, 2021.

ROCHA, Amanda Chelly da; NETO, João dos Santos Cabral. Uso da gamificação no ensino de Química. Educitec - Revista de Estudos e Pesquisas sobre Ensino Tecnológico, Manaus, v. 7, p. e151321, 2021. DOI: 10.31417/educitec.V7.1513.

RODRIGUES, Marilia Danyelle; GOMES, Thayana Machado; CORREA, Regiane Maciel dos Santos. Cartilha educativa: organelas celulares. Belém: UFRA, 2022. Disponível em: http://repositorio.ufra.edu.br/jspui/handle/123456789/1809. Acesso em: 22 jan. 2024.

RODRIGUES, Tatiane Daby de Fátima Faria; OLIVEIRA, Guilherme Saramago de; SANTOS, Josely Alves dos. As pesquisas qualitativas e quantitativas na educação. Revista Prisma, Rio de Janeiro, v. 2, n. 1, p. 154-174, 2021.

ROSA, Ana Claudia Alves; SILVA, Adriana Florêncio da; BEZERRA, Marta Cordeiro Brito; BARROS, Luiz Marivando. Produção de jogos da memória como instrumento facilitador do ensino e aprendizagem na E.E.F.M. Amália Xavier de Juazeiro do Norte-CE. Revista Docentes, v. 2, n. 3, p. 1-12, 2017. Disponível em: https://periodicos.seduc.ce.gov.br/revistadocentes/article/view/53/31.

SANTANA, Isabel Cristina Higino. Novas tecnologias no ensino de ciências e biologia. Jogos. In: Técnicas de transmissão do conhecimento biológico. 2. ed. Fortaleza: EdUECE, 2015.

SILVA, Luciano Ferreira da; RUSSO, Rosária de Fátima Segger Macri; OLIVEIRA, Paulo Sergio Gonçalves de. Quantitativa ou qualitativa? Um alinhamento entre pesquisa, pesquisador e achados em pesquisas sociais. Revista Pretexto, v. 19, n. 4, out.-dez. 2018.

SILVA, Ravena Maria da Luz de Sousa; FELIX, Odivette Maria Soares. Abordagem no conteúdo organelas celulares com e sem o uso de recursos didáticos “maquetes”: análise comparativa sobre a aprendizagem construída pelos alunos do ensino médio. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) – Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Piauí, 2023.

SILVEIRA, Liandra Ramos; SILVA, Fabiane Ferreira da. Utilização de jogo didático no estágio supervisionado como estratégia para o ensino de ciências: um relato de experiência. Revista Insignare Scientia – RIS, v. 6, n. 4, p. 142-155, 10 jul. 2023.

SOARES, Márlon Hebert Flora Barbosa. Jogos e atividades lúdicas no ensino de Química: uma discussão teórica necessária para novos avanços. Revista Debates em Ensino de Química (REDEQUIM), Instituto de Química – Universidade Federal de Goiás, v. 2, n. 2, out. 2016.

Downloads

Publicado

2025-09-17