Paisagem, espaço geográfico e mapas

caminhos para revisitar a África com as crianças

Autores

Palavras-chave:

Geografia escolar, Lei 10639/2003, Infância

Resumo

O presente texto registra um relato de experiência vivida por professores do Ensino Fundamental que atuam na Educação Básica da cidade do Rio de Janeiro durante a campanha 21 dias de ativismo contra o racismo. É importante sublinhar que este trabalho recobre os estudos de Geografia em prol das relações étnico-raciais, com o objetivo de promover a cultura africana numa perspectiva antirracista respaldado na Lei 10.639/2003, que se inclui como obrigatório o ensino sobre a História e cultura afrobrasileira e africanas.  Diante deste quadro que possui como foco a infância, dialogamos com as crianças do sexto ano sobre os conceitos de espaço geográfico e paisagem, bem como o uso e produção de mapas em favor da visibilidade da geografia africana, na tentativa de qualificar saberes e questionar as cartografias estabelecidas que posicionam a Europa como território central na representação geográfica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vinícius de Luna Chagas Costa, Universidade Federal Fluminense / Doutorando em Educação

Professor dos Anos Iniciais na Rede Municipal de Nova Iguaçu (RJ). Professor de Geografia na rede privada da cidade do Rio de Janeiro. Doutorando em Educação da Universidade Federal Fluminense - Linha de Pesquisa Linguagem, Cultura e Processos Formativos (2020). Participa do Grupo de Pesquisa e Estudos em Geografia da Infância - GRUPEGI (CNPq/UFF-UFJF). 

Ana Beatriz Silva, Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal Fluminense

Professora substituta de Geografia do Colégio Pedro II, Doutoranda em Geografia pelo Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal Fluminense (PosGeo/UFF) na linha de pesquisa de Ordenamento Territorial Urbano-Regional do eixo Território, Política e Movimentos Sociais.

Diomario da Silva Junior, Professor de Geografia do Liceu Franco Brasileiro, Rio de Janeiro/RJ, Brasil

Professor das redes pública e privada da cidade do Rio de Janeiro. Doutor em Educação pelo Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (PPGEDUC/UFRRJ). Professor voluntário da Pós-Graduação Lato Sensu em Questões Históricas e Filosóficas da Educação, da Universidade Federal do Estado do Rio de janeiro UNIRIO.

Referências

CARVALHO, Saballa de Carvalho (org.). Percursos investigativos em pesquisa (sobre/para) crianças na educação infantil [recurso eletrônico] – 1. ed – Porto Alegre: CirKula, 2022.

CASTRO, Iná Elias de; GOMES, Paulo Cesar da Costa; CORRÊA, Roberto Lobato (Orgs.). Geografia: conceitos e temas. 1. ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1995.

GOMES, Nilma Lino. O movimento negro educador: saberes construídos nas lutas por emancipação. Editora Vozes Limitada, 2019.

LOPES, Jader Janer Moreira; TAGLIATE, Andressa Moreira. Para achar algum lugar escondido. In: CAVALCANTI, Lana de Souza; Pires, Mateus Marchesan (Orgs.). Geografia escolar: diálogos com Vigotski. Goiânia: C&A Alfa Comunicação, 2021.

NOGUERA, Renato. O ensino de filosofia e a Lei 10.639. 1. ed. Rio de Janeiro: Pallas, 2014.

RATTS, Alex. A perspectiva do “mundo negro”: notas para o ensino de Geografia da África no Brasil. Gênero e diversidade na escola: espaço e diferença: abordagens geográficas da diferenciação étnica, racial e de gênero. Goiânia: Gráfica UFG, p. 33-40, 2018.

RIBEIRO, Rafael Winter. Paisagem e patrimônio na escola. In: AZEVEDO, Daniel Abreu de; MORAIS, Marcelo Alonso. Ensino de geografia: novos temas para a geografia escolar. 1. ed. Rio de Janeiro: Consequência, 2014.

SANTOS, Milton. A natureza do espaço: técnica e tempo, razão e emoção. São Paulo: Hucitec, 1996.

SANTOS, Milton. Por uma geografia cidadã: por uma epistemologia da existência. Boletim gaúcho de geografia, v. 21, n. 1, 1996.

SANTOS, Renato Emerson dos. Diversidade, espaço e relações sociais: o negro na Geografia do Brasil. 1. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2007.

SILVA, Igor Antônio; BARBOSA, Tulio. O ensino de geografia e a literatura: uma contribuição estética. Caminhos de Geografia, v. 15, n. 49, p. 80–89, 2014.

VIGOTSKI, Lev Semionovich. Pesamento e linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 2008.

WERNECK, Jurema. Nossos passos vêm de longe! Movimentos de mulheres negras e estratégias políticas contra o sexismo e o racismo. Revista da Associação Brasileira de Pesquisadores/as Negros/as (ABPN), v. 1, n. 1, p. 07-17, 2010.

Downloads

Publicado

2025-05-06

Edição

Seção

Dossiê: Pesquisa com bebês e crianças