Paisagem, espaço geográfico e mapas
caminhos para revisitar a África com as crianças
Palavras-chave:
Geografia escolar, Lei 10639/2003, InfânciaResumo
O presente texto registra um relato de experiência vivida por professores do Ensino Fundamental que atuam na Educação Básica da cidade do Rio de Janeiro durante a campanha 21 dias de ativismo contra o racismo. É importante sublinhar que este trabalho recobre os estudos de Geografia em prol das relações étnico-raciais, com o objetivo de promover a cultura africana numa perspectiva antirracista respaldado na Lei 10.639/2003, que se inclui como obrigatório o ensino sobre a História e cultura afrobrasileira e africanas. Diante deste quadro que possui como foco a infância, dialogamos com as crianças do sexto ano sobre os conceitos de espaço geográfico e paisagem, bem como o uso e produção de mapas em favor da visibilidade da geografia africana, na tentativa de qualificar saberes e questionar as cartografias estabelecidas que posicionam a Europa como território central na representação geográfica.
Downloads
Referências
CARVALHO, Saballa de Carvalho (org.). Percursos investigativos em pesquisa (sobre/para) crianças na educação infantil [recurso eletrônico] – 1. ed – Porto Alegre: CirKula, 2022.
CASTRO, Iná Elias de; GOMES, Paulo Cesar da Costa; CORRÊA, Roberto Lobato (Orgs.). Geografia: conceitos e temas. 1. ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1995.
GOMES, Nilma Lino. O movimento negro educador: saberes construídos nas lutas por emancipação. Editora Vozes Limitada, 2019.
LOPES, Jader Janer Moreira; TAGLIATE, Andressa Moreira. Para achar algum lugar escondido. In: CAVALCANTI, Lana de Souza; Pires, Mateus Marchesan (Orgs.). Geografia escolar: diálogos com Vigotski. Goiânia: C&A Alfa Comunicação, 2021.
NOGUERA, Renato. O ensino de filosofia e a Lei 10.639. 1. ed. Rio de Janeiro: Pallas, 2014.
RATTS, Alex. A perspectiva do “mundo negro”: notas para o ensino de Geografia da África no Brasil. Gênero e diversidade na escola: espaço e diferença: abordagens geográficas da diferenciação étnica, racial e de gênero. Goiânia: Gráfica UFG, p. 33-40, 2018.
RIBEIRO, Rafael Winter. Paisagem e patrimônio na escola. In: AZEVEDO, Daniel Abreu de; MORAIS, Marcelo Alonso. Ensino de geografia: novos temas para a geografia escolar. 1. ed. Rio de Janeiro: Consequência, 2014.
SANTOS, Milton. A natureza do espaço: técnica e tempo, razão e emoção. São Paulo: Hucitec, 1996.
SANTOS, Milton. Por uma geografia cidadã: por uma epistemologia da existência. Boletim gaúcho de geografia, v. 21, n. 1, 1996.
SANTOS, Renato Emerson dos. Diversidade, espaço e relações sociais: o negro na Geografia do Brasil. 1. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2007.
SILVA, Igor Antônio; BARBOSA, Tulio. O ensino de geografia e a literatura: uma contribuição estética. Caminhos de Geografia, v. 15, n. 49, p. 80–89, 2014.
VIGOTSKI, Lev Semionovich. Pesamento e linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 2008.
WERNECK, Jurema. Nossos passos vêm de longe! Movimentos de mulheres negras e estratégias políticas contra o sexismo e o racismo. Revista da Associação Brasileira de Pesquisadores/as Negros/as (ABPN), v. 1, n. 1, p. 07-17, 2010.