De aluno a monitor

Um relato sobre a dupla experiência de monitoria acadêmica

Autores

Palavras-chave:

Aluno-monitor, Método de pesquisa, Monitoria acadêmica

Resumo

As disciplinas que abrangem a metodologia científica configuram-se como ferramentas essenciais para a elaboração de produções acadêmicas, uma vez que facilitam a organização, fundamentação teórica e avaliação dos trabalhos. Quando aliadas a monitorias acadêmicas, observa-se uma melhora significativa dos resultados e no processo de aprendizagem. Nesse contexto, este estudo, de caráter descritivo, apresenta um relato de experiência com o objetivo de descrever as dificuldades, potencialidades e vivências adquiridas por duas acadêmicas do curso de Psicologia de uma faculdade do interior do Ceará, atuando tanto como discentes quanto como monitoras da disciplina “Métodos e Técnicas de Pesquisa em Psicologia”, ofertada na grade curricular do 5° semestre. As experiências acadêmicas ocorreram em momentos distintos: como discentes da disciplina no período letivo de 2023.1 e como monitoras em 2024.1.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Leticia Barroso do Nascimento, Faculdade IEDUCARE - FIED

 Graduanda em psicologia na Faculdade Ieducare – FIED. Departamento de Psicologia. Integrante do Laboratório de Estudo e Pesquisa em Terapias-Cognitivo Comportamentais – TCCLab.

 

Carla Isadora Carvalho Borges, Faculdade Ieducare - FIED

Graduanda em psicologia na Faculdade Ieducare – FIED. Departamento de Psicologia. Integrante do Laboratório de Estudo e Pesquisa em Terapias-Cognitivo Comportamentais – TCCLab.

 

Gleyde Raiane de Araújo, Faculdade Ieducare - FIED

Mestre em Psicologia pela Universidade Federal do Delta do Parnaíba – UFDPar. Docente na Faculdade Ieducare – FIED e Uninta Tianguá. Departamento de psicologia. Profa. Orientadora do Laboratório de Estudo e Pesquisa em Terapias-Cognitivo Comportamentais – TCCLab. Atua com ênfase em psicologia clínica com interesse em Terapia Cognitivo-Comportamental, Avaliação Psicológica e Psicodiagnóstico.

 

Referências

AMATO, Danila Tavares. Programa de monitoria no ensino superior: o estudo de caso no CEFET/RJ. 2016. 104 f. Dissertação (Mestrado em Sistemas de Gestão) – Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2016. Disponível em: https://app.uff.br/riuff/handle/1/4302. Acesso em: 15 jul. 2024.

ARAÚJO, Alexandra M. (2017). Sucesso no Ensino Superior: Uma revisão e conceptualização. Revista de Estudios e Investigación En Psicología y Educación, v. 4, n. 2, p. 132–141. Disponível em: https://www.redalyc.org/pdf/6952/695276980007.pdf. Acesso em: 15 jul. 2024.

BRASIL. Lei n. 5.540, de 28 de novembro de 1968. Fixa normas de organização e funcionamento do ensino superior e sua articulação com a escola média, e dá outras providências. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L5540.htm. Acesso em: 16 jul. 2024.

FERNANDES, Juliana; ABREU, Thaynara Alves; DANTAS, Anne Joyce Lima; SILVA, Angélica Maria de Sousa. Influência da Monitoria Acadêmica no Processo de Ensino e Aprendizagem da Psicologia. Clínica & Cultura, Aracajú, v. 02, n. 01, p. 36-43, jul./dez., 2016. Disponível em: https://seer.ufs.br/index.php/clinicaecultura/article/download/5650/6220. Acesso em: 15 jul. 2024.

FERNANDES, Daniele Cristina Alves; FERNANDES, Helder Matheus Alves; BARBOSA, Elane da Silva; CHAVES, Márcia Jaínne Campelo; NÓBREGA-THERRIEN, Silvia Maria. Contribuições da monitoria acadêmica na formação do aluno-monitor do curso de Enfermagem: relato de experiência. Revista Debates em Educação, Alagoas, v. 12, n. 27, maio/ago. 2020. Disponível em: https://www.seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/9134. Acesso em: 26 jul. 2024.

FIRME, Simone Machado; MIRANDA, Angélica Conceição Dias. METODOLOGIA CIENTÍFICA NO ENSINO SUPERIOR: Um mapeamento da produção científica na Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD); Catálogo da CAPES e Directory Of Open Access Journal (DOAJ). [S. l.], Momento - Diálogos Em Educação, v. 31, n. 2, p. 693–713, 2022. Disponível em: https://periodicos.furg.br/momento/article/view/13928. Acesso em: 4 abr. 2025.

GAVIOLI, Laís Fernanda Podsclan; GUIMARÃES, Lucélia Tavares. MONITORIA UNIVERSITÁRIA: RELATOS DE EXPERIÊNCIA À LUZ DO MATERIALISMO HISTÓRICO DIALÉTICO. ANAIS DO SCIENCULT, [S. l.], v. 9, n. 1, p. 179–185, 2023. Disponível em: https://anaisonline.uems.br/index.php/sciencult/article/view/9107. Acesso em: 18 jul. 2024.

GONÇALVES, Mariana Fiuza; GONÇALVES, Alberto Magno; FIALHO, Beatriz Fiuza; GONÇALVES, Ilda Machado Fiuza. A importância da monitoria acadêmica no ensino superior. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - Rev. Pemo, [S. l.], v. 3, n. 1, p. e313757, 2020. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/3757. Acesso em: 15 jul. 2024.

GUERRA, Avaetê de Lunetta e Rodrigues. Metodologia da Pesquisa Científica e Acadêmica. Revista Owl (Owl Journal), Campina Grande, v. 1, n. 2, ago. 2023. Disponível em: https://revistaowl.com.br/index.php/owl/article/view/48/53 . Acesso em: 23 jul. 2024.

LEITE, Sarah; BORGES, Sheila. CONTRIBUIÇÕES E DESAFIOS DA MONITORIA ACADÊMICA EM DISCIPLINAS DE PESQUISA CIENTÍFICA: RELATO DE EXPERIÊNCIA. In: Anais do Congresso Brasileiro de Iniciação Científica, p. 414-419, 2024. Disponível em: https://periodicos.unisanta.br/COB/article/view/2404. Acesso em: 4 abr. 2025.

MAIA, Rosane Tolentino. A importância da disciplina de metodologia científica no desenvolvimento de produções acadêmicas de qualidade no nível superior. Revista Urutágua, Paraná, v. 14, n. 1, p. 1-8, 2008. Disponível em: http://www.urutagua.uem.br/014/14maia.PDF. Acesso em: 4 abr. 2025.

MATOSO, Leonardo Magela Lopes. A importância da monitoria na formação acadêmica do monitor: um relato de experiência. Revista científica da Escola da Saúde. v.3, n.2, p. 77-83. abr./set. 2014. Disponível em: https://repositorio.unp.br/index.php/catussaba/article/view/567. Acesso em: 29 jul. 2024.

NUNES, João Batista Carvalho. Monitoria acadêmica: espaço de formação. In: SANTOS, Mirza Medeiros dos; LINS, Nostradamos de Medeiros (Org.). A monitoria como espaço de iniciação à docência: possibilidades e trajetórias. Natal: EDUFRN, 2007. p. 45-58. Disponível em: https://www.researchgate.net/profile/Joao-Nunes-3/publication/353141725_Monitoria_academica_espaco_de_formacao/links/60e91d790fbf460db8f5e529/Monitoria-academica-espaco-de-formacao.pdf. Acesso em: 30 jul. 2024.

OLIVEIRA, Vinícius Plentz; MACIEL, Larissa Fernanda Porto; IAOCHITE, Roberto Tadeu; SALLES, William das Neves; NASCIMENTO, Juarez Vieira; FOLLE, Alexandra. Autoeficácia no ensino superior e satisfação com as experiências acadêmicas: percepções de estudantes de educação física. Movimento, v. 26, p. e26087, 2020. Disponível em: https://www.scielo.br/j/mov/a/gCsdCTt7SNzjSMqNM5J3fgv/?lang=pt. Acesso em: 18 jul. 2024.

PINHO, Maria José de. Ciência e ensino: contribuições da iniciação científica na educação superior. Revista da Avaliação da Educação Superior, Campinas; Sorocaba, SP, v. 22, n. 03, p. 658-675, nov. 2017. Disponível em: https://www.scielo.br/j/aval/a/T33wvHSY5PvjWvdpfMmmTby/?lang=pt&format=html. Acesso em: 27 ago. 2024.

RIBEIRO, Lidia Cristina Vilela; SOUSSA, Márcio Renê Brandão. Relato de experiências exitosas na Iniciação Científica: O uso de interdisciplinaridade e do trabalho em equipe. Revista Internacional de Educação Superior, Campinas, São Paulo, v. 6, p. 1-8, 2019. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/riesup/article/view/8655832. Acesso em: 4 abr. 2025.

RODRIGUES, Francisco Welde de Araújo; RAMOS, Aretuza Bezerra Brito. METODOLOGIA CIENTÍFICA: ANÁLISE E REFLEXÃO SOBRE A PERCEPÇÃO DOS GRADUANDOS. (2019). INTERNATIONAL JOURNAL EDUCATION AND TEACHING (PDVL), v. 2, n. 1, p. 47-60. Disponível em: https://ijet-pdvl.institutoidv.org/index.php/pdvl/article/view/90. Acesso em: 20 jul. 2024

SANTOS, Evandro José dos; LIMA, Jéssica Alves de; FALCÃO, Rosângela Estevão Alves. A importância da monitoria no processo de formação do aluno-monitor: relato de experiência. In: Anais do IV Congresso Nacional de Educação, Campina Grande, PB, Brasil. 2019. https://editorarealize.com.br/index.php/artigo/visualizar/58442. Acesso em: 29 jul. 2024.

VELEDA, Gessyka Wanglon. Uso problemático do Instagram em universitários brasileiros: investigando os efeitos da comparação social, autoestima e afetos. 2023. 165 f. Tese (Doutorado em Saúde e Comportamento) – Universidade Católica de Pelotas, 2023. Disponível em: http://tede.ucpel.edu.br:8080/jspui/handle/jspui/1005#preview-link0. Acesso em: 17 ago. 2024.

YAMAGUCHI, Klenicy Kazumy de Lima; FURTADO, Maria Aparecida Silva. Dificuldades na leitura e na escrita de textos científicos de estudantes universitários do interior do Amazonas. Revista Educação Online, Rio de Janeiro, v. 13 n. 28, p. 108-125, maio/ago. 2018. Disponível em: https://educacaoonline.edu.puc-rio.br/index.php/eduonline/article/view/445/209. Acesso em: 30 jul. 2024.

Downloads

Publicado

2025-05-02

Edição

Seção

Relatos