A história das ciências e da matemática como recurso no ensino de medida de tempo no ensino fundamental
DOI:
https://doi.org/10.34019/1984-5499.2024.v26.46264Palavras-chave:
História e ensino das ciências e da matemática. Relógio de sol. Ensino fundamentalResumo
Este relato de experiência descreve uma atividade pedagógica desenvolvida com uma turma de 4º ano do ensino fundamental – anos iniciais, na qual o conceito de medida de tempo foi ensinado por meio da história das ciências e da matemática. A atividade teve como objetivo superar as dificuldades dos alunos em ler horas em relógios analógicos, utilizando uma abordagem que conectava a evolução histórica da medição do tempo com práticas contemporâneas. O método incluiu uma sondagem inicial, discussões teóricas baseadas em materiais didáticos e vídeos, e uma atividade prática de construção de relógios de sol. Os resultados indicaram uma melhora significativa na compreensão dos alunos sobre a leitura de horas, com aumento de acertos em comparação à sondagem inicial. A experiência proporcionou um aprendizado mais dinâmico e contextualizado, aproximando os alunos da história e da ciência, e facilitando a compreensão de conceitos abstratos como o tempo.
Downloads
Referências
APRENDER E EDUCAR. Atividades que horas são? 15 nov. 2013. Disponível em: https://aprender-e-educar.blogspot.com/2013/11/atividades-que-horas-sao.html. Acesso em 10 out. 2024.
BRITO, Arlete de Jesus. Tempo, História e Educação Matemática. Bolema, Rio Claro (SP), v. 30, n. 55, p. 390 - 401, ago. 2016. Disponível em: https://www.scielo.br/j/bolema/a/FyWxTcyxrY6xG6q9hhYNVhp/?format=pdf. Acesso em: 10 out. 2024.
IPEM. Fuso Horário, como funciona. Publicado em 30 set. 2020. Almanaque de Metrologia do IPEM. Disponível em: https://ipemsp.wordpress.com/2020/09/30/fuso-horario-como-funciona/. Acesso em: 02 dez. 2023.
LUX, Relógio Solar. YouTube, 17 set. 2018. UFPR TV Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=J0mczxyliKw. Acesso em: 28 nov. 2023.
MANTOVANI, Kátia; CAMPOS, Maria Regina de. Bem-me-quer: Ciências 4º ano – 1. ed. São Paulo, Editora do Brasil, 2021. p. 139, 144, 145.
MARIANA, Hora de Estudar. Movimentos da Terra – 6º ano. Publicado em 17 abr. 2018. Disponível em: https://marianahoradeestudar.wordpress.com/2018/04/17/movimentos-da-terra-6-ano/. Acesso em: 02 dez. 2024.
NOTÁVEIS, Jovens. Medindo a Passagem do Tempo – 2º ano - Ciências. YouTube, 22 jul. 2022. 4min53s Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=O8R6BVCam7A. Acesso em: 10 out. 2024.
SILVA, João Alberto; BELLEMAIN, Paula. Baltar; BORBA, Rute Elizabete de Souza Rosa. Análise de Itens da Provinha Brasil de Matemática referentes a Grandezas e Medidas. Perspectivas da Educação Matemática – INMA/UFMS – v. 9, n. 21, p. 724-743 – Seção Temática – Ano 2016. Disponível em: https://periodicos.ufms.br/index.php/pedmat/article/view/2248/2266. Acesso em: 10 out. 2024.
TAVARES, Leandro Henrique Wesolowski. Os tipos de abordagem histórica no ensino: Algumas possibilidades encontradas na literatura. Revista História da Ciência e Ensino: construindo interfaces, PUCSP, São Paulo, v. 2, p. 14-24, nov. 2010. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/hcensino/article/view/3289/2862. Acesso em: 10 out. 2024.
VASCONCELOS, Adison. Coleção Atividades para o dia a dia : 4o ano BNCC / Adson Vasconcelos ; ilustrado por Marcelo Gagliano. -- São Paulo : Rideel, 2020. 6 vol, p. 102.