A interculturalidade em sala de aula de língua espanhola na Educação de Jovens e Adultos

perspectivas e aprendizados

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34019/1984-5499.2024.v26.46256

Palavras-chave:

Interculturalidade, Espanhol, Ensino-aprendizagem

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo descrever e analisar as implicações e os desdobramentos da utilização de uma abordagem intercultural no aprendizado de língua estrangeira, com foco na língua espanhola. A iniciativa proposta visou proporcionar aos alunos a oportunidade de conhecer e vivenciar elementos socioculturais, considerando a cultura da língua-alvo e sua interação com a cultura brasileira. A experiência oferecida aos estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA) do Colégio de Aplicação João XXIII/UFJF resultou em um conhecimento enriquecido sobre as culturas e gastronomias de diferentes países, promovendo um diálogo intercultural entre Brasil, Espanha e América Latina. Os resultados ressaltaram a relevância de explorar a pluralidade cultural que envolve a língua espanhola e evidenciaram a função social da língua no processo de ensino-aprendizagem do espanhol como língua estrangeira, estimulando os alunos a conhecerem e refletirem sobre universos culturais diversificados, interagindo com diversos saberes e sabores.

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Biografia do Autor

Lucila Carneiro Guadelupe, Universidade Federal de Juiz de Fora

Graduada em Letras Português/ Italiano/ Espanhol e Literaturas correspondentes pela Universidade Federal de Juiz de Fora/UFJF. Pós-graduada, nível de Especialização, em Desenvolvimento Humano no Contexto da Saúde e Educação /UFJF. Mestrado em Linguística Aplicada ao Ensino/Aprendizagem de Língua Estrangeira/Espanhol pela Universidade Federal Fluminense/UFF (2009) e Doutorado em Linguística pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2014). Atualmente é Professora do quadro efetivo do Colégio de Aplicação João XXIII /UFJF. Área de atuação: Língua Espanhola. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Línguas Estrangeiras Modernas, atuando principalmente nos seguintes temas: espanhol/língua estrangeira, gêneros discursivos, interculturalidade e formação de professores. Tem experiência em espanhol para fins específicos. 

Danilo Augusto da Silva, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Letras (Estudos de Língua) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Graduado em Letras Português / Espanhol e literaturas correspondentes pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e Pós-Graduado, nível de especialização, em Ensino de Língua Portuguesa pela Faculdade Única de Ipatinga. Atuou como professor de Língua Portuguesa na Secretaria Estadual de Educação de Minas Gerais e como bolsista  de língua espanhola no Programa de Incentivo à Docência no Colégio de Aplicação João XXIII.  Atua como professor na Rede de Ensino Conexão e na Secretaria Estadual de Educação de Minas Gerais. Tem experiência em docência no Ensino Fundamental, Médio e na Educação de Jovens e Adultos

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Publicado

2024-12-17

Edição

Seção

Relatos