A interculturalidade em sala de aula de língua espanhola na Educação de Jovens e Adultos
perspectivas e aprendizados
DOI:
https://doi.org/10.34019/1984-5499.2024.v26.46256Palavras-chave:
Interculturalidade, Espanhol, Ensino-aprendizagemResumo
O presente trabalho tem como objetivo descrever e analisar as implicações e os desdobramentos da utilização de uma abordagem intercultural no aprendizado de língua estrangeira, com foco na língua espanhola. A iniciativa proposta visou proporcionar aos alunos a oportunidade de conhecer e vivenciar elementos socioculturais, considerando a cultura da língua-alvo e sua interação com a cultura brasileira. A experiência oferecida aos estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA) do Colégio de Aplicação João XXIII/UFJF resultou em um conhecimento enriquecido sobre as culturas e gastronomias de diferentes países, promovendo um diálogo intercultural entre Brasil, Espanha e América Latina. Os resultados ressaltaram a relevância de explorar a pluralidade cultural que envolve a língua espanhola e evidenciaram a função social da língua no processo de ensino-aprendizagem do espanhol como língua estrangeira, estimulando os alunos a conhecerem e refletirem sobre universos culturais diversificados, interagindo com diversos saberes e sabores.
Downloads
Referências
BAKHTIN, Mikhail (1979/2010). O problema do texto na linguística, na filologia e em outras ciências humanas: uma experiência de análise filosófica. Em: BAKHTIN, Mikhail. Estética da criação verbal. Trad. Paulo Bezerra. 5. ed., São Paulo: Martins Fontes, 1979/2010. p. 307-357.
BAKHTIN, Mikhail (1979/2010). Os gêneros do discurso. Em: BAKHTIN, Mikhail. Estética da criação verbal. Trad. Paulo Bezerra. 5. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1979/2010. p. 261 – 306.
FIORIN, José Luiz. Introdução ao pensamento de Bakhtin. São Paulo: Ática, 2008.
LESSA, Giane da Silva Mariano. Memórias e identidades latino-americanas invisíveis e silenciadas no ensino-aprendizagem de espanhol e o papel do professor. In: ZOLIN-VESZ, Fernando. (Org.). A (In)Visibilidade da América Latina no Ensino de Espanhol. Campinas, SP: Pontes Editores, 2013, p. 17 - 28.
LIMA, Lucilena Mendonça de. Representações sobre a América Latina em livros didáticos de língua espanhola, de história, de geografia e de sociologia. In: ZOLIN-VESZ, Fernando. (Org.). A (In)Visibilidade da América Latina no Ensino de Espanhol. Campinas, SP: Pontes Editores, 2013, p. 29-50.
MENDES, Edleise. Por que ensinar língua como cultura? In: SANTOS, Percília; ALVAREZ, Maria Luísa. (Org). Língua e cultura no contexto de português língua estrangeira. Campinas, SP: Pontes Editores, 2010, p. 53-77.
MENDES, Edleise. A perspectiva intercultural no ensino de línguas: uma relação “entre-culturas”. In: ORTIZ, Maria Luisa Alvarez e SILVA, Kleber Aparecido (Org). Linguística Aplicada: Múltiplos olhares. Campinas: Pontes, 2007. p.119-140.
MATOS, Dóris. O professor de espanhol como agente intercultural e as articulações necessárias na elaboração de materiais didáticos. In: MATOS, Dóris; PARAQUETT, Marcia (Org). Interculturalidade e Identidades: Formação de professores de espanhol. 1. ed. Salvador: Edufba, 2018. p. 17-33.
PARAQUETT, Marcia. Questões imprescindíveis à formação de professores interculturais latino-americanos: o lugar da cultura de tradição orla e afrodescendente. In: MATOS, Dóris; PARAQUETT, Marcia (Org.) Interculturalidade e Identidades: Formação de professores de espanhol. 1. ed. Salvador: Edufba, 2018. P. 77-99.
PARAQUETT, Marcia. A América Latina e materiais didáticos de espanhol como LE. In: SCHEYERL, Denise; SIQUEIRA, Savio (Org). Materiais didáticos para o ensino de línguas na contemporaneidade: Contestações e Proposições. Salvador: EDUFBA, 2012. p. 379-403.
PARAQUETT, Marcia. O diálogo intercultural entre o português e o espanhol na América Latina. In: MENDES, Edleise. (Org.). Diálogos interculturais: ensino e formação em português língua estrangeira. Campinas: Pontes, 2011. p.49-69.
PARAQUETT, Marcia. El abordaje multicultural y la formación de lectores en el aprendizaje de español lengua extranjera. In: ZIMMERMMAN, Rosane Innig e KELLER, Tania Mara Goellner. Cuestiones de literatura, cultura y lingüística aplicada: prácticas en lengua española. Passo Fundo/RS, EDUPF, 2007. p. 52-70
PEREIRA, Adriana Teixeira. América Latina e interculturalidade no livro didático de espanhol. Caderno Seminal, Rio de Janeiro, n. 44, p. 151-204, mai. 2023. DOI: 10.12957/seminal.2023.71453. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/cadernoseminal/article/view/71453. Acesso em: 13 ago. 2024.
ZOLIN-VESZ, F. A Espanha como o único lugar em que se fala a língua espanhola – a quem interessa essa crença? In: A (In)Visibilidade da América Latina no Ensino de Espanhol. ZOLIN-VESZ, Fernando. (Org.). Campinas, SP: Pontes Editores, 2013. p. 51-62.