A formulação de perguntas de pesquisa no contexto educacional

estratégias e abordagens

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34019/1984-5499.2024.v26.46175

Palavras-chave:

Perguntas de pesquisa, Estratégias de busca, Recuperação de informação.

Resumo

Este estudo tem o objetivo duplo de apresentar um levantamento das principais estratégias utilizadas na formulação de perguntas de pesquisa e propor duas abordagens específicas para incorporar elementos do contexto educacional. A metodologia adotada é exploratória e descritiva, com uma revisão de estudos publicados no Portal de Periódicos Capes entre 2019 e 2023. A discussão destaca a relevância dessas estratégias para a construção de perguntas objetivas e relevantes, a criação de strings de busca mais eficazes e a otimização da recuperação de evidências, beneficiando diretamente as pesquisas na área educacional. As conclusões ressaltam a importância de desenvolver e aplicar estratégias adaptadas às especificidades da área, explorando as oportunidades que essas práticas oferecem para promover uma cultura baseada em evidências, apoiar políticas e práticas educacionais, além de impulsionar futuras pesquisas e aprimorar revisões sistematizadas.

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Biografia do Autor

Iandra Maria Weirich da Silva Coelho, Instituto Federal do Amazonas

Doutora em Linguística. Professora titular, do Instituto Federal do Amazonas. Atua na graduação e no Programa de Pós-graduação em Ensino Tecnológico. Coordenadora do Centro de Idiomas do IFAM, Campus Manaus Centro. É membro do grupo de pesquisa sobre Investigação sobre Recursos e Práticas de Ensino.

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Publicado

2024-11-22

Edição

Seção

Artigos