O PIBID enquanto espaço de formação profissional para os supervisores da área de Ciências da Natureza
DOI:
https://doi.org/10.34019/1984-5499.2024.v26.46061Palavras-chave:
Formação de professores, Levantamento bibliográfico, PIBIDResumo
Este estudo apresenta um levantamento bibliográfico das pesquisas acadêmicas que relacionam o Pibid a um processo formativo para os professores supervisores das disciplinas de Química, Física e Biologia na educação básica publicadas nos anais dos principais eventos nacionais da área de Ciências da Natureza, promovidos pelas associações nacionais de ensino. Foram mapeadas as publicações entre 2009 e 2023 e utilizada a Análise de Conteúdo para a delimitação de duas categorias analíticas: coformação e espaço formativo. Constatou-se que a maior parte das pesquisas retrata a contribuição do programa para os licenciandos participantes e que os trabalhos que focalizam o supervisor e seu processo formativo durante a participação no programa estão decaindo no decorrer dos anos. O que leva a concluir que é necessário investir em pesquisas que articulem a participação dos professores da educação básica no Pibid ao seu desenvolvimento profissional, ressignificando e ampliando o escopo do programa.
Downloads
Referências
ALARCÃO, Isabel. Formação e supervisão de professores: uma nova abrangência. Sísifo, n. 8, p. 119-128, 2009.
ALVARADO-PRADA, Luis Eduardo; FREITAS, Thaís Campos; FREITAS, Cinara Aline. Formação continuada de professores: alguns conceitos, interesses, necessidades e propostas. Revista Diálogo Educacional, v. 10, n. 30, p. 367-387, 2010.
BAKHTIN, Mikhail. Para uma filosofia do ato responsável. São Carlos: Pedro & João Editores, 2010.
BARDIN, Laurence. Análise de Conteúdo. 70. ed. Almedina Brasil, 2011.
BATISTA, Giovanninni Leite de Freitas; ANDRADE, Clarissa Souza de. PIBID – Uma contribuição para formação acadêmica dos licenciandos em física no IFRN/Campus Caicó: um breve relato de suas experiências. In: Simpósio Nacional de Ensino de Física, 2013, São Paulo. Anais XX SNEF. São Paulo, 2013.
BATISTA, Leila Santos Freitas; TAKAHASHI, Eduardo Kojy. Desenvolvimento profissional de professores supervisores de Física: contribuições do PIBID na prática docente. In: Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2015, Águas de Lindóia. Anais XI ENPEC. Águas de Lindóia, 2015.
BISCONSINI, Camila Rinaldi; TEIXEIRA, Fabiane Castilho; ANVERSA, Ana Luíza Barbosa; OLIVEIRA, Amauri Aparecido Bássoli de. O estágio curricular supervisionado das licenciaturas na perspectiva de professores supervisores. Corpoconsciência, Cuiabá, v. 23, n. 1, p. 75-87, 2019.
BRASIL. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Portaria nº 90, de 25 de março de 2024. Dispõe sobre o regulamento do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 2024.
CARVALHO, Marcelo Alves de; ARRUDA, Sergio de Mello; PASSOS, Marinez Meneghello. Análise das orientações dos supervisores em um subprojeto do pibid na licenciatura em física. In: Simpósio Nacional de Ensino de Física, 2013, São Paulo. Anais XX SNEF. São Paulo, 2013.
CARVALHO, Ângelo Pereira de; RIBEIRO, Renata Cardoso de Sá. As contribuições do PIBID Química à formação docente segundo Professores Supervisores. In: Encontro Nacional de Ensino de Química, 2014, Ouro Preto. Anais XVII ENEQ. Ouro Preto, 2014.
CARVALHO, Marcelo Alves de. A orientação no contexto de um subprojeto do PIBID em física: características dos supervisores In: Simpósio Nacional de Ensino de Física, 2015, Uberlândia. Anais XXI SNEF. Uberlândia, 2015.
DANTAS, Larissa Kely; SOARES, Elane Chaveiro; MELLO, Irene Cristina de. Iniciação à Docência em Química na UFMT: O Pibid incentivando a Formação pela Pesquisa. In: Encontro Nacional de Ensino de Química, 2016, Florianópolis. Anais XVIII ENEQ. Florianópolis, 2016.
DIAS, Diego Araújo; SILVA, Nilma Soares da; MATTOS, Catharina Gouvêa Viana de. A importância do PIBID de Química da UFMG para a formação inicial e continuada e para as escolas envolvidas. In: Encontro Nacional de Ensino de Química, 2014, Ouro Preto. Anais XVII ENEQ. Ouro Preto, 2014.
IMBERNÓN, Francisco. Formação docente e profissional: formar-se para a mudança e a incerteza. 8. ed. Cortez editora, 2010.
IMBERNÓN, Francisco. Formação permanente do professorado: novas tendências. Cortez editora, 2022.
FIORENTINI, Dário.; CRECCI, Vanessa. Desenvolvimento profissional docente: um termo guarda-chuva ou um novo sentido à formação?. Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores, v. 5, n. 8, p. 11-23, 2013.
GARCÍA, Carlos Marcelo. Desenvolvimento profissional docente: passado e futuro. Sísifo: Revista de Ciências da Educação. Portugal, n. 8, p. 7-22, 2009.
GATTI, Bernardete A.; ANDRÉ, Marli E. D. A.; GIMENES, Nelson A. S.; FERRAGUT, Laurizete. Um estudo avaliativo do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID). São Paulo: FCC/SEP, v. 41, p. 3-120, 2014.
GATTI, Bernardete Angelina; BARRETO, Elba Siqueira de Sá; ANDRÉ, Marli Eliza Dalmazo Afonso de; ALMEIDA, Patrícia Cristina Albieri de. Professores do Brasil: novos cenários de formação. Brasília: UNESCO, 2019.
GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. Editora Atlas, 2002.
GONÇALVES, Emerson Nunes da Costa; COMARÚ, Michele Waltz. Contribuições do pibid na formação de professores de ciências: um estudo de caso no norte do estado o espírito santo. In: Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2017, Florianópolis. Anais XI ENPEC. Florianópolis, 2017.
JOSSO, Marie-Christine. Experiências de Vida e Formação. São Paulo: Cortez Editora, 2004.
JOSSO, Marie-Christine. Da formação do sujeito…Ao sujeito da formação. In: NÓVOA, Antonio. FINGER, Matthias. O método (auto)biográfico e a formação. 2 ed. Natal, RN: EDUFRN, 2014. p. 57-76.
KIEREPKA, Janice Silvana Novakowski; BOSZKO, Camila; GULLICH, Roque Ismael da Costa. O significado do PIBID para professores de ciências. In: V Encontro Nacional de Ensino de Biologia, 2014, Niterói. Revista de ensino de biologia. Niterói, 2014.
LIMA, Gabriel Henrique de; SILVA, Jaiurte Gomes Martins da; SILVA, Thais Soares da; SILVA, Maria José Farias da; FARIAS, Gilmar Beserra de; LIMA, Kênio Erithon Cavalcante. O PIBID biologia e a oportunidade de inovar estratégias e recursos didáticos: uma experiência bem sucedida para a formação docente. In: VI Encontro Nacional de Ensino de Biologia, 2016, Maringá. Revista de ensino de biologia. Maringá, 2016.
NÓVOA, Antonio. A formação tem que passar por aqui. In: NÓVOA, Antonio. FINGER, Matthias. O método (auto)biográfico e a formação. 2 ed. Natal, RN: EDUFRN, 2014. p. 143-175.
NÓVOA, Antonio. Os professores e a sua formação num tempo de metamorfose da escola. Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 44, n. 3, p. 1-15, set. 2019.
PIMENTA, Selma Garrido. O estágio na formação de professores: unidade teoria e prática. Caderno de Pesquisa, São Paulo, n. 94, p. 58-73, 1995.
PIMENTA, Selma Garrido. Formação de professores - saberes da docência e identidade do professor. Nuances, v. 3, p. 5-14, 1997.
QUADROS, Ana Luiza de; CARVALHO, Emerson; COELHO, Flávia dos Santos; SALVIANO, Luciana; GOMES, Maria Fernanda P. A.; MENDONÇA, Paula Cristina; BARBOSA, Rosemary Karla. Os professores que tivemos e a formação da nossa identidade como docentes: um encontro com nossa memória. Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências, Belo Horizonte, v. 7, n. 01, p. 4-11, 2005.
RIBEIRO, Luana Sousa; SILVA, Lucicleia Pereira da. Percepção de professores supervisores do PIBID sobre o seu papel na formação inicial de professores de química. In: Encontro Nacional de Ensino de Química, 2020, Pernambuco. Anais XX ENEQ. Pernambuco, 2020.
RISSI, Debora Regina da Silva; LUCAS, Lucken Bueno; POLETTO, Rodrigo de Souza. O PIBID enquanto meio para a formação continuada/em serviço de professores supervisores: os saberes docentes e os condicionantes da ação docente na fundamentação de um subprojeto de ciências e biologia. In: VI Encontro Nacional de Ensino de Biologia, 2016, Maringá. Revista de ensino de biologia. Maringá, 2016.
SANTOS, Carmi Ferraz. A formação em serviço do professor e as mudanças no ensino de língua portuguesa. ETD-Educação Temática Digital, v. 3, n. 2, p. 27-37, 2002.
SILVA, Marcos Corrêa da; CARDOSO, Emanuel Martins; LEAL, Karel Pontes; FERREIRA, Taiana Cardoso; COSTA, Wesley Silva da; RAMOS, Frederico Augusto. Integração teoria-prática em atividades do pibid: trabalhando com o currículo mínimo de física do Rio de Janeiro In: Simpósio Nacional de Ensino de Física, 2015, Uberlândia. Anais XXI SNEF. Uberlândia, 2015.