Respostas Educacionais às Enchentes

Experiência das Escolas Públicas do Rio Grande do Sul em 2024

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34019/1984-5499.2024.v26.45995

Palavras-chave:

Escolas Públicas, Desastres Socioambientais, Enchentes de Maio de 2024

Resumo

Desastres socioambientais resultam da interação entre fenômenos naturais e fragilidades sociais, como urbanização desordenada e desigualdades econômicas, intensificadas pelas mudanças climáticas. Nesse contexto, este estudo tem por objetivo analisar o papel das escolas públicas do Rio Grande do Sul na resposta às enchentes de maio de 2024, adotando uma abordagem qualitativa com estudos de caso e análise indutiva. A pesquisa revelou que as escolas atuaram como abrigos, centros de socorro e apoio psicológico, além de promoverem educação ambiental e simulações de emergência. A integração de práticas educativas sobre desastres e a colaboração com organizações locais cooperaram para a eficácia das respostas. O estudo destaca o papel das escolas como catalisadoras de mudança e resiliência, mostrando que a educação é significativa para preparar comunidades para emergências climáticas. Recomenda-se a continuidade de programas focados em desastres e o fortalecimento da participação comunitária para uma resposta coordenada e inclusiva.

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Biografia do Autor

Mônica Vasconcellos Barral Campos, Universidade Federal de Juiz de Fora

Doutoranda em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), onde também concluiu o mestrado em Administração em 2020. Atua como administradora na Faculdade de Administração e Ciências Contábeis e leciona na pós-graduação lato sensu "Escolas Resilientes e Educação para a Redução do Risco de Desastres", ambas da UFJF. Com experiência em Administração Pública e Privada, participa dos grupos de pesquisa GEPPO (Grupo de Estudos e Pesquisas em Pessoas e Organizações) e GENI (Grupo de Estudos sobre Gênero e Interseccionalidades). Sua pesquisa atual aborda gestão educacional e precarização do trabalho doméstico remunerado no Brasil. 

Victor Cláudio Paradela, UFJF / Professor da Faculdade de Administração e Ciências Contábeis

Doutor em Administração pela Fundação Getulio Vargas (FGV) e professor associado na Faculdade de Administração e Ciências Contábeis da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), onde chefia o Departamento de Ciências Administrativas e lidera o Grupo de Estudos e Pesquisas em Pessoas e Organizações (GEPPO). Com experiência em Administração Pública e Gestão de Pessoas, atua nos cursos de graduação e pós-graduação, abordando temas como gestão de pessoas, metodologias científicas e liderança organizacional. Sua pesquisa atual explora gestão educacional, bem como tendências e práticas inovadoras em gestão de recursos humanos .  

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Publicado

2024-11-21

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Artigos