PIBID/Pedagogia/UERN
Construções Subjetivas no Processo Formativo
DOI:
https://doi.org/10.34019/1984-5499.2024.v26.45849Palavras-chave:
PIBID, formação de professores, Memória, ExperiênciaResumo
Este estudo é um recorte de uma dissertação desenvolvida no contexto do PIBID/Pedagogia da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), Campus Central, Mossoró/RN, tendo como desenho a narrativa do caminho percorrido pela pesquisadora dentro do Programa na condição de licencianda e depois como supervisora. Reflete as vivências no campo acadêmico e profissional simultaneamente. Tem como objetivo, portanto, compreender as contribuições que o PIBID tem oferecido à formação de professores e ao curso de Pedagogia. Para isso, foi produzida uma narrativa (auto)biográfica sobre as experiências produzidas no PIBID, aportada em autores como Larrosa (2020), Tizzo (2019), Passeggi (2011) e Morais e Baraldi (2019). Como apontamentos, problematizamos a necessidade da constante reflexão sobre a atenção ao ensino básico público, apontamos alguns impactos dentro da Universidade e da escola a partir da experiência e das apropriações construídas na coletividade e, consequentemente, as contribuições de Programas como o PIBID para oportunizar a ampliação dos conhecimentos teóricos e práticos.
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