Contribuições do PIBID na Formação de Professores de Matemática em uma Universidade Pública Goiana

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34019/1984-5499.2024.v26.45465

Palavras-chave:

PIBID, Formação de Professores, Matemática, Educação Matemática Crítica

Resumo

Este texto aborda a formação de professores de matemática através do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), focando na Educação Matemática Crítica (EMC). Discorremos como o PIBID pode possibilitar práticas educativas que incentivam a reflexão crítica sobre o ensino de matemática, relacionando-o com questões do cotidiano dos alunos. A relevância do estudo reside na necessidade de formar professores capazes de ensinar matemática de maneira crítica e reflexiva, alinhada às demandas sociais contemporâneas. Objetivamos, com este relato, apresentar como o PIBID contribui para a formação docente em matemática, investigando experiências práticas, metodológicas e teóricas. A metodologia adotada é qualitativa, envolvendo as interações entre Pibidianos, professores preceptores e formadores. Espera-se que os resultados demonstrem o impacto positivo do PIBID na formação de professores, evidenciando o desenvolvimento de habilidades críticas e reflexivas essenciais para a prática docente.

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Biografia do Autor

Maria Francisca da Cunha, Universidade Estadual de Goiás

Possui graduação em Ciências pela Faculdade de Educação, Ciências e Letras de Morrinhos (1993), graduação em Matemática pela Universidade Estadual de Goiás (2004), especialização em Administração Educacional (1996) e especialização em Educação Matemática (2006). É mestra em Educação em Ciências e Matemática pela Universidade Federal de Goiás (2009) e doutora em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2018). Atualmente, é professora adjunta da Universidade Estadual de Goiás, vinculada ao Instituto Acadêmico de Educação e Licenciaturas. Atua no grupo de pesquisa em Educação Matemática e Novas Tecnologias. Sua área de atuação inclui Educação Matemática, com foco em ensino e aprendizagem, avaliação da aprendizagem e o uso de softwares educacionais.

Luciano Feliciano de Lima, Universidade Estadual de Goiás (UEG)

Possui pós-doutorado pela Faculdade de Educação da Universidade Estadual Paulista (UNESP), campus de Rio Claro/SP, doutorado e mestrado em Educação Matemática pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática da mesma instituição, além de especialização em Educação Matemática e graduação em Licenciatura em Matemática pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Atualmente, exerce a docência no curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Estadual de Goiás (UEG), Câmpus Sul – Sede Morrinhos, e é professor no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PECMA) da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), campus Diadema. Sua atuação profissional é focada na formação de professores de Matemática, abrangendo atividades de ensino, pesquisa e extensão. Seus interesses acadêmicos centram-se no ensino e aprendizagem de alunos da educação básica, bem como no desenvolvimento profissional de docentes da área, com ênfase na educação matemática crítica (EMC).

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Publicado

2024-11-24

Edição

Seção

Dossiê PIBID