A cultura lúdica na atualidade

uma pesquisa com crianças sobre o brincar e as tecnologias móveis

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34019/1984-5499.2023.v25.39161

Palavras-chave:

Infância, ludicidade, tecnologias da informação e da comunicaçao

Resumo

Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa que teve como objetivo compreender a cultura lúdica na era digital, com foco nas formas de brincar e jogar mediadas por tecnologias móveis, caracterizadas pela mobilidade e conectividade. A pesquisa foi realizada com dezoito crianças, com idades entre 6 e 7 anos, estudantes de uma escola da rede pública do município de Rio Grande/RS. A produção do material empírico aconteceu por meio de rodas de conversa, desenhos e questionário ilustrado. Pauta-se em conceitos dos Estudos da Infância, compreendendo as crianças como sujeitos que internalizam a cultura e a reelaboram em suas interações. Conclui que as transformações culturais desencadeadas pela lógica comunicacional das tecnologias digitais e interativas têm possibilitado novos espaços e tempos de produção da cultura lúdica, os quais incorporam, simultaneamente, elementos de brincadeiras tradicionais e de experiências virtuais

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Biografia do Autor

Joice Araújo Esperança, Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Pedagoga e Doutora em Educação Ambiental, Universidade Federal do Rio Grande (FURG), Instituto de Educação, Grupo de Estudos e Pesquisas em Pedagogias, Cultura da Mídia e Educação (GEPED).

Chelsea Coutinho Madeira, Universidade Federal do Rio Grande

Pedagoga e acadêmica do curso de Letras. Universidade Federal do Rio Grande (FURG), Instituto de Letras e Artes, Grupo de Estudos e Pesquisas em Pedagogias, Cultura da Mídia e Educação (GEPED). 

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Publicado

2024-06-19