A cultura lúdica na atualidade
uma pesquisa com crianças sobre o brincar e as tecnologias móveis
DOI:
https://doi.org/10.34019/1984-5499.2023.v25.39161Palavras-chave:
Infância, ludicidade, tecnologias da informação e da comunicaçaoResumo
Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa que teve como objetivo compreender a cultura lúdica na era digital, com foco nas formas de brincar e jogar mediadas por tecnologias móveis, caracterizadas pela mobilidade e conectividade. A pesquisa foi realizada com dezoito crianças, com idades entre 6 e 7 anos, estudantes de uma escola da rede pública do município de Rio Grande/RS. A produção do material empírico aconteceu por meio de rodas de conversa, desenhos e questionário ilustrado. Pauta-se em conceitos dos Estudos da Infância, compreendendo as crianças como sujeitos que internalizam a cultura e a reelaboram em suas interações. Conclui que as transformações culturais desencadeadas pela lógica comunicacional das tecnologias digitais e interativas têm possibilitado novos espaços e tempos de produção da cultura lúdica, os quais incorporam, simultaneamente, elementos de brincadeiras tradicionais e de experiências virtuais
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