Análise da (Re)construção de Mapas Conceituais como estratégia na resolução de problemas de Química

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34019/1984-5499.2023.v25.38602

Palavras-chave:

Mapas conceituais, Aprendizagem Significativa, Resolução de Problemas, Química

Resumo

Este trabalho é um recorte de uma pesquisa de mestrado que discorre sobre algumas dificuldades no ensino e aprendizagem, em especial nos conteúdos de Química, atentando-se para algumas estratégias que poderiam promover melhorias no contexto citado. Com base nisso, buscamos analisar como a elaboração de mapas conceituais, como estratégia para a resolução de uma situação-problema, poderia favorecer uma aprendizagem significativa de conteúdos de Química. Metodologicamente, os mapas conceituais com vista à resolução da situação-problema foram analisados com base em uma abordagem qualitativa. Os resultados obtidos indicaram que os mapas conceituais se constituem como uma ferramenta que fornece possibilidades de organização e construção de estratégias que podem ser aplicadas na resolução de problemas, favorecendo a aprendizagem de conteúdos de química de maneira significativa.

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Biografia do Autor

Renan Lima, Universidade Federal de Pernambuco

Mestre pelo programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática (PPGECM).
Membro do Grupo de Pesquisa em Educação, História e Cultura Científica - GPEHCC (UFPE), atuando na linha de pesquisa sobre Mapas Conceituais, Aprendizagem Significativa, metodologia da Resolução de Problemas com ênfase no Ensino de Ciências/Química e metodologias ativas.

José Ayron Lira dos Anjos, Universidade Federal de Pernambuco

Doutorado em Química pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).
Professor associado III da Universidade Federal de Pernambuco.
Professor na área de Química, com ênfase em Ensino de Química, atuando principalmente na formação de professores, pibid, metodologias ativas de aprendizagem, educação científica baseada em projetos, aprendizagem a partir da revisitação ao erro, argumentação no ensino de ciências e jogos didáticos.
Professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática;
Membro do Grupo de Pesquisa em Educação, História e Cultura Científica (GPEHCC) 
Coordenador do Núcleo de Investigação, Desenvolvimento e Estudo de Jogos no Ensino (NIDEJE).

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Publicado

2024-06-19