Análise da (Re)construção de Mapas Conceituais como estratégia na resolução de problemas de Química
DOI:
https://doi.org/10.34019/1984-5499.2023.v25.38602Palavras-chave:
Mapas conceituais, Aprendizagem Significativa, Resolução de Problemas, QuímicaResumo
Este trabalho é um recorte de uma pesquisa de mestrado que discorre sobre algumas dificuldades no ensino e aprendizagem, em especial nos conteúdos de Química, atentando-se para algumas estratégias que poderiam promover melhorias no contexto citado. Com base nisso, buscamos analisar como a elaboração de mapas conceituais, como estratégia para a resolução de uma situação-problema, poderia favorecer uma aprendizagem significativa de conteúdos de Química. Metodologicamente, os mapas conceituais com vista à resolução da situação-problema foram analisados com base em uma abordagem qualitativa. Os resultados obtidos indicaram que os mapas conceituais se constituem como uma ferramenta que fornece possibilidades de organização e construção de estratégias que podem ser aplicadas na resolução de problemas, favorecendo a aprendizagem de conteúdos de química de maneira significativa.
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