A atuação e as atribuições do profissional de apoio
contrapontos da escola e legislação
DOI:
https://doi.org/10.34019/1984-5499.2023.v25.38518Palavras-chave:
Profissional de apoio, Formação de professores, Inclusão EscolarResumo
Visando atender às necessidades educacionais do Público-Alvo da Educação Especial (PAEE) na escola, os Profissionais de Apoio (PA) passaram a fazer parte da equipe pedagógica multidisciplinar. Diante disso, a discussão sobre a formação e atuação destes profissionais tem se tornado necessária. O objetivo principal desta pesquisa foi investigar como acontece a atuação dos PA na escola inclusiva em diálogo com a legislação. Foram entrevistados quatro PA que atuaram em uma escola inclusiva na rede pública de Belém, capital do Estado do Pará. As respostas foram analisadas com base em quatro eixos: concepções acerca do PA; funções (atribuídas e executadas); formação inicial e continuada; e avaliação da atuação profissional. A análise mostrou que não há consenso entre as atribuições delegadas e as executadas pelos PA. Além disso, não existe uma legislação que caracterize o perfil e as funções deste profissional.
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