Sequência didática na educação infantil para auxiliar o desenvolvimento do senso numérico

Autores

  • Antonio Felipe Pereira da Silva Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto https://orcid.org/0000-0002-3045-2791
  • Andrea Carla Machado Centro de Pesquisa e Desenvolvimento Infantil - CPEDI
  • Karina Kelly Borges Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto - FAMERP https://orcid.org/0000-0001-7987-6985

DOI:

https://doi.org/10.34019/1984-5499.2022.v24.38084

Palavras-chave:

Senso Numérico, Educação Infantil, Brinquedo

Resumo

A educação infantil como a primeira etapa do ensino e agora como uma etapa obrigatória, tem como missão o desenvolvimento integral da criança. E nessa integralidade incluem-se marcos de desenvolvimento e assim, as habilidades numéricas. O presente artigo esclarece como os documentos oficiais norteadores se referem a educação matemática e a intrínseca relação com o brincar. Em seguida descreve como a matemática é erigida na mente da criança ao longo dos primeiros anos de vida, e por fim demonstra uma lista de brinquedos e uma sequência didática de como aplicar o uso de um deles no espaço pedagógico.

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Biografia do Autor

Antonio Felipe Pereira da Silva, Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto

Graduado em Pedagogia, com três especializações lato sensu na área da Educação. Mestrando em Psicologia e Saúde, com foco em pesquisa da compreensão da psicologia sobre a educação matemática. Professor de Educação Básica há 5 anos, com foco no ensino fundamental 1.

Andrea Carla Machado, Centro de Pesquisa e Desenvolvimento Infantil - CPEDI

Graduada em Letras pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2001) campus São José do Rio Preto, e em Pedagogia pelo Centro Universitário de Rio Preto (2004) , especialização em Psicopedagogia pela Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto (2006) e aperfeiçoamento em Dislexia e Distúrbios de Aprendizagem pelo Centro de Educação e Saúde (2007) . Foi professora substituta da Graduação em Educação Especial na UFSCar e também tutora da mesma Universidade Federal de São Carlos EAD no curso de Formação de professores para a Educação Especial. Mestre (Bolsista CNPq) e Doutora em Educação Especial da Universidade Federal de São Carlos ( bolsista FAPESP) e pela University of Georgia - UGA - EUA no departamento Special Education (estágio doutoral em 2013 com bolsa BEPE, FAPESP). Pós- Doutorado em Psicologia (intervenção precoce) pelo Departamento de Psicologia da Universidade Federal de São Carlos, UFSCar (bolsista FAPESP). É Membro do Grupo de pesquisa CNPq " Linguagem, Aprendizagem e Escolaridade" na FFC/UNESP - Marília, SP. Foi professora no curso de Pedagogia da UNIRP - Centro Universitário de Rio Preto e em cursos de Pós-Gradução da mesma Instituição. Atualmente é pós-doutoranda em Educação (intervenção precoce) pela UNESP- Marília, SP, Diretora Científica, Pesquisadora e Psicopedagoga clínica do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento Infantil - CPEDI. Experiência na área de Educação, com ênfase em Tópicos Específicos de Educação. Atuando principalmente nos seguintes temas: Transtornos de aprendizagem e Atenção. Educação Especial e Inclusiva. Intervenção precoce.

Karina Kelly Borges, Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto - FAMERP

Possui graduação em Psicologia pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de São José do Rio Preto (1998),Aprimoramento em Psicologia da Saúde (FAMERP/FUNFARME), Formação em Neuropsicologia pela UNICAMP, Especialização em Neuropsicologia pelo CFP, Mestrado e Doutorado em Ciências da Saúde pela Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto (FAMERP). Pesquisadora do Laboratório de Psicologia e Saúde (FAMERP) , no grupo de pesquisa CNPq Desenvolvimento Humano e Neurociências e Laboratório de Qualidade de Vida em Neurologia - UNICAMP, no grupo de pesquisa CNPq Qualidade de Vida em doenças neurológicas. Membro do Grupo de Pesquisa "Psicologia da Saúde em Instituições e na Comunidade" da ANPEPP. Atualmente é Psicóloga do Centro de Cirurgia em Epilepsia (Hospital de Base), Tutora da Residência em Reabilitação Física e supervisora do programa de Apromiramento e Aperfeicoamento pela FAMERP/FUNFARME . Docente do curso de Graduação em Psicologia pela FAMERP. Sócia fundadora do Instituto de Psicologia de Rio Preto - IPECS. Coordenadora cursos de Pós-Graduação em Neuropsicologia Clinica, Neuropsicopedagogia Clinica e Reabilitação Cognitiva pelo Instituto de Psicologia, Educação, Comportamento e Saúde (IPECS) e Representante Regional da SBNp (Sociedade Brasileira de Neuropsicologia) no estado de São Paulo (2019-2020). Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em NEUROCIÊNCIAS, atuando principalmente nos seguintes temas: neuropsicologia da criança, adolescente, adulto e idoso. Experiência nas áreas de: epilepsia, neurocirurgia, doença de Parkinson, distúrbio de aprendizagem, Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade, Transtorno do Espectro Autista e pacientes demenciados. Em 2020, organizadora do livro "Neuropsicologia Infantil" pela editora Pedro & João editores.

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Publicado

2022-12-21