Sequência didática na educação infantil para auxiliar o desenvolvimento do senso numérico
DOI:
https://doi.org/10.34019/1984-5499.2022.v24.38084Palavras-chave:
Senso Numérico, Educação Infantil, BrinquedoResumo
A educação infantil como a primeira etapa do ensino e agora como uma etapa obrigatória, tem como missão o desenvolvimento integral da criança. E nessa integralidade incluem-se marcos de desenvolvimento e assim, as habilidades numéricas. O presente artigo esclarece como os documentos oficiais norteadores se referem a educação matemática e a intrínseca relação com o brincar. Em seguida descreve como a matemática é erigida na mente da criança ao longo dos primeiros anos de vida, e por fim demonstra uma lista de brinquedos e uma sequência didática de como aplicar o uso de um deles no espaço pedagógico.
Downloads
Referências
ARAÚJO, Denise Lino. O que é (e como faz) sequência didática? Entrepalavras, v. 3, n. 1, p. 322-334, 2013.
ASSIS, Évelin Fulginiti de; CORSO, Luciana Vellinho. Intervenção em princípios de contagem: desenvolvimento do programa e aplicação inicial. Cadernos de Pesquisa, v. 49, p. 246-269, 2019.
BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm#:~:text=L9394&text=Estabelece%20as%20diretrizes%20e%20bases%20da%20educa%C3%A7%C3%A3o%20nacional.&text=Art.%201%C2%BA%20A%20educa%C3%A7%C3%A3o%20abrange,civil%20e%20nas%20manifesta%C3%A7%C3%B5es%20culturais. Acesso em: 21 nov. 2022.
BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Plano Nacional de Educação PNE 2014-2024: linha de base. Brasília: Inep, 2015a.
BRASIL. Política Nacional de Atenção Integral à Saúde da Criança (PNAISC) no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS). Diário Oficial da União, 2015b.
BRASIL. Estatuto da Criança e do Adolescente. Lei n. 8069, de 13 de julho de 1990. Imprensa Oficial do Estado do Rio de Janeiro, Niterói, 2001.
BRASIL. Plano Nacional pela Primeira Infância. Brasília (DF), 20 de junho de 2020.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Especial. Brincar para todos. Brasília, 2005.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Diretrizes curriculares
nacionais para a educação infantil. Brasília,
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_20dez_site.pdf Acesso em: 28 maio 2022.
BARNER, David; CHOW, Katherine; YANG, Shu-ju. Finding One's Meaning: a test of the relation between quantifiers and integers in language development. Cognitive psychology, v. 58, p. 195-219, 2008. Disponível em: https://doi.org/10.1016/j.cogpsych.2008.07.001.2008 . Acesso em: 29 maio 2022.
BARNER, David; LIBENSON, Amanda; CHEUNG, Pierina; TAKASAKI, Mayu. Cross-linguistic relations between quantifiers and numerals in language acquisition: evidence from Japanese. J Exp Child Psychol, v. 103, n. 4, p. 421-440, 2010. Disponível em: https://doi.org/10.1016/j.jecp.2008.12.001 . Acesso em: 29 maio 2022.
BAROODY, Arthur; CLEMENTS, Douglas; SARAMA, Julie. Teaching learning ECE Programs Baroody Clements Sarama Wiley Handbook, 2019.
BULL, Rebecca; LEE, Kerry. Executive Functioning and Mathematics Achievement. Child Dev Perspect, v. 8, p. 36-41. 2014. Disponível em: https://doi.org/10.1111/cdep.12059 . Acesso em: 29 maio 2022.
CAREY, Susan. The origin of concepts. Oxford University Press, 2009. Disponível em: https://doi.org/10.1093/acprof:oso/9780195367638.001.0001. Acesso em: 29 maio 2022.
CAREY, Susan; SHUSTERMAN, Anna; HAWARD, Paul; DISTEFANO, Rebecca. Do analog number representations underlie the meanings of young children’s verbal numerals? Cognition, v. 168, p. 243-255, 2017.
CARVALHO, Ana Maria Almeida; PEDROSA, Maria Isabel. Cultura no grupo de brinquedo. Estudos de Psicologia, v. 7, n. 1, p. 181-188, 2002.
CARVALHO, Amanda Gabriele Cruz; SCHMIDT, Andréia. Práticas educativas inclusivas na educação infantil: uma revisão integrativa de literatura. Revista Brasileira de Educação Especial, v. 27, 2021.
CLEMENT, Douglas; SARAMA, Julie. Early childhood mathematics learning. In: F. K. Lester, Jr. (Ed.), Second handbook of research on mathematics teaching and learning. New York: Information Age Publishing, 2007. v. 1. p. 461-555.
CLEMENTS, Douglas et al. Effects on mathematics and executive function of a mathematics and play intervention versus mathematics alone. Journal for Research in Mathematics Education, v. 51, n. 3, p. 301-333, 2020.
CRAGG, Lucy; GILMORE, Camilla. Skills underlying mathematics: the role of executive function in the development of mathematics proficiency. Trends in Neuroscience and Education, v. 3. 2014. Disponível em: https://10.1016/j.tine.2013.12.001 . Acesso em: 29 maio 2022.
DEHAENE, Stanislas. The Number sense: how the mind creates mathematics. (Rev. and updated ed.). Oxford University Press. 2011.
DUNCAN, Greg; CLAESSENS, Amy; HUSTON, Aletha; PAGANI, Linda; ENGEL, Mimi; SEXTON, Holly; DOWSETT, Chantelle J.; MAGNUSON, Katherine; KLEBANOV, Pamela; FEINSTEIN, Leon; BROOKS, GUNN, Jeanne; DUCKWORTH, Kathryn. School readiness and later achievement. Developmental psychology, v. 43, n. 6, p. 1428 - 1446, 2007.
ELMORE, Shannon Renee; VAIL, Cynthia O. Effects of isolate and social toys on the social interactions of preschoolers in an inclusive Head Start classroom. NHSA Dialog, v. 14, n. 1, p. 1-15, 2011.
GASTEIGER, Hedwig. Early Mathematics in Play Situations: Continuity of Learning. In: PERRY, Bob; MACDONALD, Amy; GERVASONI, Ann. (Eds.) Mathematics and transition to school: international perspectives. Springer, 2015. Disponível em: http://doi.org/10.1007/978-981-287-215-9_16 . Acesso em: 29 maio 2022.
GEARY, David C. Mathematics and learning disabilities. Journal of learning disabilities, v. 37, n. 1, p. 4-15, 2004.
GINSBURG, Herbert; SEO, Kyoung-Hye. What is developmentally appropriate in early childhood mathematics education? Lessons from New Research. 2004.
HAASE, Vitor-Geraldi; FRITZ, Annemarie; RÄSÄNEN, Pekka. Research on numerical cognition in Latin American countries (Investigación sobre cognición numérica en países latinoamericanos), Studies in Psychology, v. 41, n. 2, p. 217-244, 2020. Disponível em: http://doi.org/10.1080/02109395.2020.1748843. Acesso em: 29 maio 2022.
HALBERDA, Justin; MAZZOCCO, Michèle; FEIGENSON, Lisa. Individual differences in non-verbal number acuity correlate with maths achievement. Nature, v. 455, n. 7213, p. 665-668, 2008.
Disponível em: https://doi.org/10.1038/nature07246. Acesso em: 29 maio 2022.
HART, William; ALBARRACÍN, Dolores; EAGLY, Alice; BRECHAN, Inge; LINDBERG, Matthew J.; MERRILL, Lisa. Feeling validated versus being correct: a meta-analysis of selective exposure to information. Psychological bulletin, v. 135, n. 4, p. 555–588, 2009. Disponível em: https://doi.org/10.1037/a0015701. Acesso em: 29 maio 2022.
IZARD, Veronique; SANN, Coralie; SPELKE, Elizabeth Susan; STRERI, Arlette. Newborn infants perceive abstract numbers. Proceedings of the National Academy of Sciences, v. 106, n. 25, p. 10382-10385, 2009.
JORDAN, Nancy C.; HANICH, Laurie Blanteno; UBERTI, Heather Z. Mathematical thinking and learning difficulties. In: BAROODY, A. J.; DOWKER, Ann. (Eds.), The development of arithmetic concepts and skills: Constructing adaptive expertise. Lawrence Erlbaum Associates Publishers, p. 359–383, 2003.
JORDAN, Nancy; KAPLAN, David; OLÁH, Leslie Nabors; LOCUNIAK, Maria. Number sense growth in kindergarten: A longitudinal investigation of children at risk for mathematics difficulties. Child development, v. 77, n. 1, p. 153-175, 2006.
JORDAN, Nancy; GLUTTING, Joseph; RAMINENI, Chaitanya; WATKINS, Marley W. Validating a number sense screening tool for use in kindergarten and first grade: Prediction of mathematics proficiency in third grade. School Psychology Review, v. 39, n. 2, p. 181-195, 2010.
KARADEMIR, Abdulhamit, AKMAN, Berrin. "Preschool Inquiry-Based Mathematics in Practice: Perspectives of Teachers and Parents*". Eğitimde Nitel Araştırmalar Dergisi, v. 9, n. 1, p. 151-178, 2021.
LEFEVRE, Jo-Anne, FAST, Lisa, SKWARCHUK, Sheri-Lynn, SMITH-CHANT, Brenda, BISANZ, Jeffrey, KAMAWAR, Deepthi and PENNER-WILGER, Marcie. Pathways to Mathematics: Longitudinal Predictors of Performance. Child Development, v. 81, p. 1753-1767, 2010. Disponível em: https://doi.org/10.1111/j.1467-8624.2010.01508.x. Acesso em: 29 maio 2022.
LIBERTUS, Klaus; GIBSON, Jennifer; HIDAYATALLAH, Nadia; HIRTLE, Jane; ADCOCK, Alison; NEEDHAM, Amy. Size matters: How age and reaching experiences shape infants' preferences for different sized objects. Infant behavior & development, v. 36, p. 189-198, 2013. Disponível em: http://doi.org/10.1016/j.infbeh.2013.01.006 . Acesso em: 29 maio 2022.
LINS, Romulo Campos; GIMENEZ, Joaquim. Perspectivas em aritmética e álgebra Séc. XXI. Papirus Editora, 2001.
MACDONALD, Amy; MURPHY, Steve. Using the rawing-telling approach to reveal young children's mathematical knowledge. Mathematics Education Research Group of Australasia, 2019.
MARTINELI, Telma Adriana Pacífico; FUGI, Nataly de Carvalho; MILESKI, Keros Gustavo. A valorização do brinquedo na teoria histórico-cultural: aproximações com a Educação física. Revista Semestral da Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE), v. 13, n. 2, p. 251-259, julho/dezembro de 2009.
MAZZOCCO, Michèle M.M.; THOMPSON, Richard E. Kindergarten predictors of math learning disability. Learning Disabilities Research & Practice, v. 20, n. 3, p. 142-155, 2005.
PERETTI, Lisiane; TONIN DA COSTA, Gisele Maria. Sequência didática na matemática. Revista de Educação do IDEAU, v. 8, n. 17, p. 1-14, 2013.
PETER-KOOP, Andrea; GRÜßING, Meike. Early enhancement of kindergarten children potentially at risk in learning school mathematics—Design and findings of an intervention study. In: Early mathematics learning. New York: Springer, 2014. p. 307-321.
PRESSER, Ashley Lewis; CLEMENTS, Margaret; GINSBURG, Herbert; ERTLE, Barbrina. Big Math for Little Kids: The Effectiveness of a Preschool and Kindergarten Mathematics Curriculum. Early Education and Development, v. 26, n. 3, p. 399-426, 2015. Disponível em: http://doi.org/10.1080/10409289.2015.994451 . Acesso em: 29 maio 2022.
RIBNER, Andrew; MOELLER, Korbinian; WILLOUGHBY, Michael; BLAIR, Clancy. Cognitive Abilities and Mathematical Competencies at School Entry: Cognitive Abilities and Mathematical Competencies. Mind, Brain, and Education. v. 12, 2017.
RIBNER, Andrew; SILVER, Alex; ELLIOTT, Leanne; LIBERTUS, Melissa. Exploring effects of an early math intervention: The importance of parent–child interaction. 2022. Disponível em: http://doi.org/10.31234/osf.io/xsmqe . Acesso em: 29 maio 2022.
SINGER, Adam B.; BARTON, Paul I. Otimização global com equações diferenciais ordinárias não lineares. Journal of Global Optimization, v. 34, n. 2, p. 159-190, 2006.
SLUSSER, Emily; RIBNER, Andrew; SHUSTERMAN, Anna. Language counts: Early language mediates the relationship between parent education and children's math ability. Developmental Science. 22, 2018. Disponível em: http://doi.org/10.1111/desc.12773 . Acesso em: 29 maio 2022.
SOUZA, Carolina Molina Lucenti de; BATISTA, Cecilia Guarnieri. Interação entre crianças com necessidades especiais em contexto lúdico: possibilidades de desenvolvimento. Psicologia: Reflexão e Crítica, v. 21, p. 383-391, 2008.
VAN MARLE, Kristy; CHU, Felicia; LI, Yaoran; GEARY, David Acuity of the approximate number system and preschoolers’ quantitative development. Dev Sci, v. 17, p. 492-505, 2014. Disponível em: https://doi.org/10.1111/desc.12143. Acesso em: 29 maio 2022.
VOGT, Franziska; HAUSER, Bernhard; STEBLER, Rita; RECHSTEINER, Karin; URECH, Christa. Learning through play – pedagogy and learning outcomes in early childhood mathematics, European Early Childhood Education Research Journal, v. 26, n. 4, p. 589-603, 2018. Disponível em: http://doi.org/ 10.1080/1350293X.2018.1487160 . Acesso em: 29 maio 2022.
XENIDOU-DERVOU, Iro; VAN LUIT, Johannes E. H.; KROESBERGEN, Evelyn et al. Cognitive predictors of children's development in mathematics achievement: a latent growth modeling approach. Dev Sci, v. 21, n. 6, 2018. Disponível em: https://doi.org/10.1111/desc.12671. Acesso em: 29 maio 2022.
ZABALA, Antoni. A prática educativa: como ensinar. Porto Alegre: Artmed, 1998.