Brincadeiras, ambientes e as estações das frutas na Baixada Maranhense - Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34019/1984-5499.2022.v24.37184

Palavras-chave:

Geografia das Infâncias. Vivências. Baixada Maranhense.

Resumo

Refere-se a estudos sobre crianças em ambientes de descontração chamados comumente nas geografias regionalizadas de beira-do-campo, que se transmutam em regimes de sazonalidades. Empenhou-se em mostrar como as mesmas constroem suas paisagens e territorialidades no habitar dos campos naturais, em paralela atividade que verificava o potencial das frutas da época para o fomento de pleitos a novas frentes de uso. Empregou-se técnicas de observação participante, com diálogos, escutas e registros de imagens. Finalmente elucidou-se quatro estações bem definidas em seus decoros paisagísticos, assim como indicadores otimizados de receitas e aproveitamentos das frutas. O trabalho reafirma os autores sociais como construtores de uma rica cultura que continuadamente produz espacialidades e regionalidades.

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Biografia do Autor

JOSÉ RAIMUNDO CAMPELO FRANCO, Universidade Federal do Maranhão/UFMA

É graduado em Geografia Licenciatura e mestre em Sustentabilidade de Ecossistemas pela Universidade Federal do Maranhão, possuindo Doutorado em Educação pela Universidade Federal Fluminense e pós-graduações Lato Sensu em "Ensino da Geografia" e "Orientação Educacional e Gestão Escolar". Tem autorias de livros aprovados em Conselho Editorial Universitário (EDUFMA) e edital púbico de agência de financiamento (FAPEMA). Possui experiências docentes na Educação Básica e Superior em Geografia, exercendo atualmente o cargo de Professor Assistente II de Geografia da Universidade Federal o Maranhão no curso de Licenciatura em Ciências Humanas (Campus Pinheiro). Como pesquisador é integrante da Cadeira n.º 32 da Academia Vianense de Letras, integrante do GRUPEGI (Grupo de Pesquisas e Estudos em Geografia da Infância - UFF/UFJF) e atualmente coordena várias pesquisas científicas que envolvem Ensino, Ambiente e a Geografia das Infâncias.

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Publicado

2022-07-29